Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Ilê Idilê Mimó - Terreiro da Família Sagrada Oyá Alaxé e Ose Nibu Omi - a Guardiã de Órúnmílá

Carregando recomendações...
Evento encerrado

Ilê Idilê Mimó - Terreiro da Família Sagrada Oyá Alaxé e Ose Nibu Omi - a Guardiã de Órúnmílá

21 set - 2023 • 20:00 > 21 set - 2023 • 22:00

 
Evento presencial em Teatro do Parque, Recife - PE

Descrição do evento

Lançamento dos Espetáculos Musical , gravação do DVD e Álbum Visual 

É um evento beneficente que visa contribuir com a reforma do Ilê Obá Aganjú Okoloyá - Terreiro de Mãe Amara.    

"Ilê  Idilê Mimó - Terreiro da Família Sagrada Afoxé Oyá Alaxé ” 

SINOPSE

 Manifestação da cultura afro-brasileira fundamentada nos preceitos do candomblé nagô de Pernambuco, o Afoxé Oyá Alaxé nasceu dentro do Ilê Obá Aganjú Okoloyá - Terreiro de Mãe Amara. A pedido da Orixá Oyá (orixá representada pelos ventos e raios), o afoxé foi fundado em 10 de abril de 2004 pela Mestra da Cultura Popular Maria Helena Sampaio, que na época era Yakekerê do Ilê Obá Aganjú Okoloyá e atualmente é a Yalorixá  do Terreiro.

Assim como os primeiros afoxés pernambucanos, o Afoxé Oyá Alaxé, ao longo dos seus 19 anos de existência tem como essência a luta e resistência do povo negro contra as opressões raciais e religiosas. Artisticamente, o grupo possui um repertório consolidado com músicas inéditas, novos arranjos e a inserção de novos instrumentos como a cuíca, saudando assim os aspectos e valores sociais que compõem a base da cultura africana no Brasil. Dessa forma, nossa Família Sagrada exalta nossa ancestralidade através da música, da dança nagô, do vocabulário iorubá, dos símbolos e insígnias, gestos, vestimentas e demais elementos que reportam à subjetividade das cores, sons, sabores, odores e o encanto proveniente do axé, energia vital que faz do afoxé uma representação do Candomblé na rua.

O Espetáculo  - "Ilê Idilê Mimó - Terreiro da Família Sagrada Afoxé Oyá Alaxé ” foi gestado pela nossa Iyá Maria Helena Sampaio, mestra, compositora, criadora e interprete do afoxé  para celebrar e exaltar a nossa família e a força da nossa ancestralidade que nos fortalece e nos faz resistir. A gravação do DVD deste projeto tem como intuito político fomentar as diversas expressões artísticas da cultura popular do nosso estado e contribuir com a preservação e valorização das tradições das religiões afro-indígenas e principalmente ressaltando a importância da tradição nagô de Pernambuco do Terreiro de Mãe Amara. 


Lançamento do Solo Musical e Gravação do Álbum visual  "Ose Nibu Omi: A Guardiã de Òrúnmìlá"

HERDEIRA DA TRADIÇÃO NAGÔ DE PERNAMBUCO

É Raiz poder conectar a vivência e perspectiva artística às toadas da tradição Nagô de Pernambuco, a qual me sinto honrada em ser herdeira e mantenedora, fazendo parte da preservação das nossas tradições, eternizando e compartilhando a memória de todo aprendizado no terreiro, da nossa cultura e da tradição ancestral nagô de Pernambuco, que faz parte da minha Vida. Espero que vocês gostem dessa singela homenagem. Ser Ose Nibu Omi  é o meu Destino. O que tem que SER, tem muita FORÇA.


Participações especiais: minha Irmã, OLEFUN Helaynne Sampaio, Iyálaxé, Mestra  em Educação Contemporânea pela UFPE, coreógrafa e bailarina, que irá dançar uma coreografia “Ijó Ose Nibu Omi”, feita em minha homenagem, te amo. Ainda teremos o Cantautor, AFROITO, que com a sua elegância, trará seu axé para festejar conosco o fortalecimento dos pilares do Terreiro de Mãe Amara. E  mais uma participação, que será surpresa.


O espetáculo musical: "Ose Nibu Omi: A Guardiã de Òrúnmìlá", é o primeiro projeto solo gestado, dirigido e produzido por mim, Gabriela Sampaio (Ose Nibu Omi),  Ìyápẹ̀tẹ̀bí (Terreiro de Mãe Amara).

          Nasci no Ilê Obá Aganjú Okoloyá – Terreiro de Mãe Amara, fundado em 1945 por minha avó, Yalorixá Amara Mendes (Oba Meji – awô), filha de Origenã (Vó Chiquinha) e João de Oguian, e matriarca do nosso axé, que foi herdado por minha mãe, Yalorixá Maria Helena Sampaio (Oyá Tundê). Aos 16 anos fui iniciada por Paulo Braz Felipe da Costa (Ifámuiydê - awô) e  Maria Josefa Felipe da Costa (Oyn osùn - awô), recebendo o cargo de Ìyápẹ̀tẹ̀bí, o qual herdei da minha tia Abigail de Oxum (Osùn Iroyin - awô), irmã carnal do meu avô Babalorixá Nelson Mota Sampaio (Ogun Jobi – awô). Ambos filhos de Antônio Nepomuceno Sampaio (Aparí Obá - awô)

Vivi toda a infância inserida no cotidiano das atividades religiosas e culturais do meu terreiro, fazendo parte do esforço de resistência e preservação da tradição Nagô em Pernambuco, exercendo um papel de Guardiã de um legado ancestral e sagrado. Ressaltando o contexto de preconceito, racismo e discriminação que o povo afrodescendente sofre historicamente na sociedade, a nossa trajetória é relevante na cena cultural de Pernambuco e a proposta deste espetáculo são ferramentas de preservação e salvaguarda do patrimônio imaterial da nossa cultura ancestral nagô de Pernambuco.

Dessa forma, este projeto nasce do seu agradecimento e devoção aos Orixás Òrúnmìlá e Oxum, objetivando de uma forma inédita salvaguardar o patrimônio imaterial da Tradição Ancestral do nosso culto Aboulá Nagô de Pernambuco. A proposta é levar ao público a essência dos Orixás, enquanto energias fortalecedoras do nosso dia a dia, através das toadas e cânticos sagrados. Além disso, propõe-se registrar, compartilhar e preservar a memória de todo meu aprendizado no terreiro de Mãe Amara e da sua vivência cultural enquanto multiartista.


SERVIÇO

Local: Teatro do Parque

Endereço: Rua do Hospício, 81 - Boa Vista, Recife - PE, 50060-080

Abertura da Bilheteria: 18h 

Abertura dos portões: 19h30

Horário do Show: 20h

Duração: 2h 

Classificação: Livre

*Tolerância de 10 min para entrar no Teatro após o início do show. Após às 20h10 os portões serão fechados e não será permitida nenhuma entrada de público.

INGRESSOS: NÃO TEM LUGAR MARCADO SEU ASSENTO É POR ORDEM DE CHEGADA. 

Vendas pelo Sympla e bilheteria do Teatro (pagamento APENAS via pix) no dia do evento.

A entrega dos alimentos não perecíveis será no dia do evento na entrada .

Mais informações: 81.996346240

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Teatro do Parque

Rua do Hospício, 81 Boa Vista

Recife, PE

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Awá Produções Criativa

Visamos o empreendedorismo popular Em busca da autonomia para a sobrevivência e fortalecimento de todos Nós. Que Sejamos protagonistas das nossas histórias, valorizando a do outro, fortalecendo nosso povo, nossa comunidade. . “ Na comunidade tem gente boa e unida com certeza”. . Axé , Awá , Awá Nibu (Axe, Nós, Estamos Aqui!)

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora