Fale com o produtor

III Seminário da Comissão do Terceiro Setor da OAB Campinas

De 27 de outubro de 2026, às 08h30; até 27 de outubro de 2026, às 18h00.

III Seminário da Comissão do Terceiro Setor da OAB Campinas

De 27 de outubro de 2026, às 08h30; até 27 de outubro de 2026, às 18h00.

Descrição do evento

Mesa 1 - Da Confiança ao Investimento: Governança, Transparência e Sustentabilidade no Terceiro Setor

Renato Nahas - Foi executivo por 30 anos em grandes empresas no Brasil, na Bélgica e nos Estados Unidos, tendo sido Vice-Presidente Executivo da Ambev. Após deixar o mundo corporativo, tornou-se investidor e conselheiro. Hoje preside o Conselho Curador da Fundação FEAC. É graduado e mestre pela FEA-USP.

 Fabricio Augusto Baggio Guersoni - Advogado e Presidente da Comissão do Terceiro Setor da OAB Campinas

 André Laubenstein Pereira - Advogado e professor (Debatedor)

 

Mesa 2 - Organizações da Sociedade Civil e Políticas Públicas: participação como estratégia de atuação jurídica

Rodrigo Ribeiro de Sousa - Advogado e Professor de Direito da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp. Pós-Doutorado em Direito e Filosofia, Doutorado e Mestrado em Filosofia ambos pela USP, com Estágio de Doutoramento na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, além de Graduação em Direito e em Filosofia pela USP. Exerce Funções de Liderança Acadêmica e Gestão Universitária, Integrando a Congregação da Faculdade de Ciências Aplicadas, Conselhos, Colegiados, Núcleos Docentes Estruturantes, Comissões Institucionais e Grupos de Trabalho voltados ao Desenvolvimento Acadêmico, à Formulação de Políticas Institucionais e à Implantação de novos Cursos.

 Daniel Francisco Nagao Menezes - Graduação em Direito (PUC-Campinas), Especializações em Direito Constitucional e Direito Processual Civil (PUC-Campinas), em Didática e Prática Pedagógica no Ensino Superior (Centro Universitário Padre Anchieta), Mestre e Doutor em Direito Político e Econômico (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Pós-Doutor em Direito (USP). Pós-Doutor em Economia (UNESP-Araraquara). Coordenador e Professor do Mestrado em Direito, Empresa e Sociedade da FACAMP. Advogado e membro da Comissão do Terceiro Setor da OAB Campinas.

 

Mesa 3 - Impactos da NR-1 no Terceiro Setor

 Reinaldo Fernandes  - Advogado, professor de Direito nos cursos de graduação e mestrado na FACAMP, Mestre e Doutor em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da USP, pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela PUCCAMP e especialista em Direito Sindical e do Trabalho italiano pela Università di Modena e Reggio Emilia, foi Conselheiro do Conselho Superior de Relações do Trabalho da FIESP, Membro do GETRAB-USP – grupo de estudos de direito contemporâneo do trabalho e Seguridade Social

 Mariana Lauretti Carneiro Scavasin - Advogada trabalhista, formada pela PUC-Campinas, pós-graduada em Direito Empresarial pela FGV, Direito do Trabalho e Processual do Trabalho e Relações Sindicais e Trabalhistas

  

Mesa 4 - Regulamentação do MROSC: desafios e perspectivas

 Gisele Karina Santana - Advogada e contadora, pós-graduada em Direito Constitucional e Administrativo pela Escola Paulista de Direito, pós-graduada em Gestão Pública pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, pós-graduada em Controladoria, Auditoria e Perícia Contábil pela Universidade de Franca.  É membro da Comissão Especial de Direito do Terceiro Setor da OAB SP.

 Roberto Silva - Economista formado pela Unicamp, com pós-graduação em Administração pela FGV-EAESP. Atualmente, é Board Advisor da Hallco Inc. e presidente da Integra – Associação das Entidades Filantrópicas de Campinas e do CCJ Santa Lúcia – Centro Comunitário do Jardim Santa Lúcia. Atuou como CFO de companhias multinacionais.

 Carolina Filipini Ferreira - Advogada especialista em Direito Administrativo pela PUC-SP. Doutoranda em Política Científica e Tecnológica e Mestre em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, ambos pela Unicamp. Pesquisadora do CEUCI - Centro de Estudos sobre Urbanização para o Conhecimento e Inovação e do LAPIS - Laboratório Latino-Americano em Política, Inovação e Sociedade.

 

 Serão conferidos certificados de participação com carga horária somente para àqueles que estiverem presentes no local do evento, mediante assinatura da lista de presença. (prazo de até 10 dias).

 ESTUDANTES QUE NECESSITAM DE CERTIFICADO PARA FACULDADES DEVEM FAZER A INSCRIÇÃO COM O NOME COMPLETO, SOB PENA DE TEREM O CERTIFICADO RECUSADO PELA INSTITUIÇÃO DE ENSINO.

  Evento gratuito - Doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível destinado às entidades assistenciais que atuam no atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social 

    

Termo de Responsabilidade: "Ao prosseguir com a inscrição neste evento, AUTORIZO o uso da minha imagem em filmagens e fotografias da OAB Campinas e seus parceiros, com a finalidade de divulgação institucional, para veiculação nas redes sociais e outros materiais de comunicação, pelo período necessário, a título gratuito, abrangendo o uso da imagem acima mencionada em todo território nacional ficando ainda autorizada, de livre e espontânea vontade, para os mesmos fins, a cessão de direitos da veiculação das imagens não recebendo para tanto qualquer tipo de remuneração.”

 E, ainda, “DECLARO estar ciente que os dados pessoais como nome e e-mail são utilizados pelo organizador para realizar a inscrição no evento, credenciar e controlar o acesso ao local, bem como para enviar comunicados e publicidades sobre atividades de capacitação (palestras e cursos), eventos da Subseção e emitir certificados nominais. Ciente também, que os dados são compartilhados com os parceiros e patrocinadores do evento, para que os mesmos enviem conteúdos exclusivos. As informações são armazenadas apenas pelo período necessário em infraestruturas de nuvem seguras e estão em conformidade com a LGPD.” Para mais informações, entre em contato com o Organizador através do e-mail [email protected]

 

 

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Casa da Advocacia de Campinas

Rua Lupércio Arruda Camargo, 111 Jardim Santana

Campinas, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

OAB Campinas

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.