25 out - 2023 • 09:00 > 25 out - 2023 • 18:00
APRESENTAÇÃO
É com grande entusiasmo que anunciamos a realização do II Workshop da Pós-Graduação do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/UFMG). Este evento representa um importante marco em nossa comunidade acadêmica, proporcionando um ambiente propício para a troca de conhecimento, discussões inovadoras e o fortalecimento dos laços entre os pesquisadores, docentes e estudantes de pós-graduação.
Data: 25 de outubro de 2023
Local: Auditório do Bloco C do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais
O II Workshop da Pós-Graduação do ICA/UFMG é uma oportunidade única para os alunos de pós-graduação apresentarem suas pesquisas, compartilharem ideias e receberem feedback construtivo de colegas e professores. Nosso evento oferecerá uma plataforma inclusiva e diversificada para abordar uma ampla gama de tópicos nas áreas de ciências agrárias e afins.
Principais destaques do evento:
Estamos ansiosos para receber todos os interessados em contribuir e enriquecer este evento com seu conhecimento e entusiasmo. O II Workshop da Pós-Graduação do ICA/UFMG é um ótimo momento para fortalecer nossas conexões acadêmicas, ampliar horizontes de pesquisa e fomentar a inovação em nossa comunidade.
Saudações acadêmicas,
COMISSÃO ORGANIZADORA
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
Dia 25/10/2023
08:30 – 09:00 – Abertura – Coordenação de Ensino, Pesquisa e Extensão do ICA
09:00 –
10:00 – Palestra 1: Perspectivas e desafios da pós-graduação no Brasil - Prof. Dr. Luiz Gustavo de Oliveira Lopes Cançado - ICEX/UFMG
10:00 - 10:30 – Coffee break
10:30 - 11:00 – Momento Transferência e Inovação Tecnológica - CTIT Consultoria - UFMG - Camila Dutra - Analista de alianças estratégicas da CTIT
11:00 –
12:00 – Palestra 2: Produção discente na pós-graduação: estratégias eficientes para preparar e publicar artigos científicos - Prof. Dr. Ricardo Siqueira da Silva - UFVJM
12:00 – 13:00 – Intervalo de almoço
13:00 – 14:30 – Visita aos pôsteres
14:30 –
15:00 – Apresentação oral: Avaliação sensorial de massa alimentícia enriquecida com farinha de torta de buriti
15:00 –
15:30 – Apresentação oral: Modelos não-segmentados para estimativa de afilamento em um plantio de Khaya spp.
15:30 – 16:00 – Coffee break
16:00 –
16:30 – Apresentação oral: Produção de metano de cordeiros alimentados com torta de macaúba inoculada com fungos autóctones
16:30 –
17:00 – Apresentação oral: Uso de corretivos alternativos para redução de sódio do solo
17:00 –
17:30 – Apresentação oral: Transição energética justa? As usinas solares em Pirapora-MG
17:30 – 18:00 – Encerramento
SUBMISSÃO DE TRABALHOS
ATENÇÃO: PRAZO PARA ENVIO DE TRABALHOS PRORROGADO ATÉ DIA 11/10/2023
ATENÇÃO: SOMENTE PODERÃO SER SUBMETIDOS TRABALHOS VINCULADOS AOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO ICA/UFMG.
Os trabalhos submetidos pelos autores, se aprovados pelo Comitê Científico do Evento, serão apresentados em comunicações orais ou pôsteres. Serão aceitos para submissão trabalhos acadêmicos concluídos ou em andamento (com resultados parciais da pesquisa).
Os trabalhos serão agrupados em 7 (sete) eixos de acordo com o curso de pós-graduação do ICA/UFMG:
Eixo 1 – Produção vegetal - Doutorado
Eixo 2 – Produção vegetal - Mestrado
Eixo 3 – Produção animal - Mestrado
Eixo 4 – Sociedade, ambiente e território - Mestrado
Eixo 5 – Ciências florestais – Mestrado
Eixo 6 – Alimentos e saúde – Mestrado
Eixo 7 – Recursos hídricos e ambientais – Especialização
Para envio do trabalho USAR o modelo de arquivo disponível no link no final desta página.
1 - Normas Gerais
Somente
serão consideradas pelo Comitê Científico aquelas comunicações que se pautarem
pelas normas de formatação e que cumprirem as seguintes condições gerais:
- Cada autor poderá inscrever até 3 (três) trabalhos, sendo 1 (um) como autor
principal e 2 (dois) em coautoria.
- Os trabalhos propostos deverão seguir o template (modelo de
arquivo para o trabalho) de acordo com o eixo temático que estiver vinculado.
- Não será possível corrigir ou modificar os textos das comunicações depois da
aceitação pelo Comitê Científico.
- Somente poderão integrar a programação oficial, receber o correspondente Certificado
e ter direito à publicação do texto, os autores que preencherem estas condições
e apresentarem o trabalho no evento.
- Os trabalhos apresentados e seus respectivos conteúdos são de exclusiva
responsabilidade dos autores. Sendo assim, o Evento e sua Organização não tem
qualquer responsabilidade pela autoria e conteúdo dos mesmos.
2 - Normas de formatação dos trabalhos
Diagramação
geral dos trabalhos com vistas à sua publicação:
Os trabalhos devem ser digitados nos arquivos de exemplo de template,
em documento Word, fonte Arial, tamanho 11, espaço 1,0 entrelinhas e
justificado, com no máximo cinco páginas.
· Normas de formatação de resumos:
- Usar
o template (modelo de arquivo para o trabalho) - arquivo
disponível no link no final desta página.
- Os textos deverão ser submetidos e apresentados em português.
- A submissão das comunicações requer a apresentação do texto completo da obra,
precedido de um resumo de até 800 caracteres de extensão, incluindo os espaços
entre palavras, e de três palavras-chave separadas por ponto. Não serão aceitos
os trabalhos cujos resumos excederem esse tamanho.
- As comunicações orais podem incluir trabalhos acadêmicos concluídos ou em
andamento, desde que apresentem resultados parciais da pesquisa.
- O título do trabalho deve estar em letra maiúscula e em negrito, com
alinhamento centralizado tamanho 11. Os nomes dos autores/autoras (em itálico)
devem aparecer logo abaixo do título do trabalho, centralizados e acompanhados
pela identificação da instituição e pelo correio eletrônico dos
autores/autoras. Em seguida deve estar o resumo apresentado em um único
parágrafo, sem notas nem referências bibliográficas, com uma extensão máxima de
800 caracteres, incluindo neles os espaços entre palavras. Finalmente, antes do
texto completo do trabalho, devem estar três palavras-chave, em caixa
alta/baixa, separadas por ponto.
- As
mesmas regras para o resumo deverão ser seguidas para o abstract e keywords.
- O texto completo, incluídas as notas de rodapé, referências bibliográficas e
quadros e tabelas, deve ter uma extensão máxima de cinco laudas, incluindo os
espaços entre palavras.
- O texto completo do trabalho deve ser enviado em formato de editor de textos
Word 2003-2007 (modo de compatibilidade), com as seguintes diretrizes: Papel A4
(29,7cm x 21 cm), margens superior e inferior de 2,5 cm e esquerda e direita de
3,0 cm.
- Os títulos em negrito e caixa-alta e subtítulos devem ser em negrito e somente a primeira letra maiúscula.
3 - Critérios de avaliação dos trabalhos pela Comissão Científica
Resultado
da avaliação do Comitê Científico e publicação dos trabalhos:
• O parecer do Comitê Científico é conclusivo e, como tal, não estará sujeito à
revisão. Em consequência, reiteramos a importância da qualidade dos trabalhos e
a estrita observância das condições de submissão e normas de formatação. Não
serão aceitos trabalhos incompletos.
• O resultado da avaliação dos trabalhos será publicado no site do evento.
• Critérios de avaliação do Comitê Científico:
- Clareza na formulação e no desenvolvimento do tema.
- Relevância da contribuição.
- Consistência e rigor no tratamento teórico e metodológico.
- Correção na linguagem do texto e nas citações e referências bibliográficas.
- Cumprimento das condições de submissão e das normas de formatação.
Os
trabalhos indicados para apresentação oral, pelo o Comitê Científico, serão os
trabalhos premiados pelo o evento e receberão um certificado de menção honrosa.
4 - Divulgação e publicação dos trabalhos
5 - Normas para o envio dos arquivos
O texto completo do trabalho, salvo em Documento Word, deverá ser enviado eletronicamente pelo link que segue: https://forms.gle/Q4byUWPHgd5JYE6X9
Para
envio do trabalho USAR o modelo de arquivo disponível no link a seguir (ATENÇÃO: FAVOR NÃO EDITAR O ARQUIVO DE EXEMPLO, O MESMO DEVE SER BAIXADO ANTES DA EDIÇÃO)
Template do resumo:
https://docs.google.com/document/d/1P2_yt78TvU-VjlfbVH1FihVnfjs1XWsX/edit?usp=sharing&ouid=101521992940688411306&rtpof=true&sd=true
Para confecção do banner de apresentação USAR o modelo de arquivo disponível no link a seguir:
Template do banner:
https://docs.google.com/presentation/d/1kxPl8cRGnzGWlmKMvzR6nWpO5IkrZF-9/edit?usp=sharing&ouid=101521992940688411306&rtpof=true&sd=true
ATENÇÃO: RESULTADO DOS TRABALHOS SELECIONADOS PARA APRESENTAÇÃO NO II WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DO ICA/UFMG
TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO ORAL
AVALIAÇÃO SENSORIAL DE MASSA ALIMENTÍCIA ENRIQUECIDA COM FARINHA DA TORTA DE BURITI
MODELOS NÃO-SEGMENTADOS PARA ESTIMATIVA DE AFILAMENTO EM UM PLANTIO DE Khaya spp.
PRODUÇÃO DE METANO DE CORDEIROS ALIMENTADOS COM TORTA DE MACAÚBA INOCULADA COM FUNGOS AUTÓCTONES
USO DE CORRETIVOS ALTERNATIVOS PARA REDUÇÃO DE SÓDIO DO SOLO
TRANSIÇÃO ENERGÉTICA JUSTA? AS USINAS SOLARES EM PIRAPORA-MG
NOTA: Os trabalhos da sessão oral terão de 20-25 minutos para a apresentação. Favor verificar na programação do evento o horário da apresentação. MODELO PARA APRESENTAÇÃO ORAL
TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO EM POSTER ANÁLISE DA COBERTURA VEGETAL, COMO INDICADORA DE RESTAURAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS NO CERRADO
PERFIL SENSORIAL DE PÃO DE FORMA ENRIQUECIDO COM FARINHA DE RESÍDUO DE COQUINHO-AZEDO
SELEÇÃO DE BACILLUS COM POTENCIAL ANTAGONISTA A FUSARIUM OXYSPORUM DO GRÃO-DE-BICO
GESTÃO AMBIENTAL DE ECOSSISTEMAS DEGRADADOS NO ÂMBITO FLORESTAL
ÍNDICES DE COMPETIÇÃO PARA ÁRVORES INDIVIDUAIS DE MOGNO AFRICANO
DIFERENTES TEMPERATURAS DURANTE A INCUBAÇÃO SOBRE A QUALIDADE DE CODORNAS NEONATAS
FENOTIPAGEM DO SORGO SUBMETIDO A DIFERENTES DOSES DE ORGANOMINERAL
FENOTIPAGEM DO MILHO SUBMETIDO A DIFERENTES DOSES DE ORGANOMINERAL
DIVERSIDADE GENÉTICA DE ACESSOS DE PEQUIZEIRO (Caryocar brasiliense Camb.) POR MEIO DE MARCADORES MOLECULARES
ESTIMATIVAS DE VOLUME DE MADEIRA EMPILHADA UTILIZANDO DRONE: ANÁLISE PRELIMINAR DO PROCESSAMENTO DE IMAGENS
DINÂMICAS HISTÓRICO-ESPACIAIS DAS ÁGUAS NO SEMIÁRIDO DO ALTO-MÉDIO SÃO FRANCISCO, MINAS GERAIS
PREVALÊNCIA DE ANEMIA, CONSUMO DE ALIMENTOS FONTES DE FERRO E USO DE MICRONUTRIENTES ENTRE CRIANÇAS
GESTÃO FAMILIAR DAS FONTES DE ÁGUA COMO FORMA DE FAVORECER A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS
INFLUÊNCIA DA BIOIMETRIA CORPORAL NA OCORRÊNCIA DE COMPLICAÇÕES AO PARTO EM OVELHAS DORPER SUBMETIDAS À SUPLEMENTAÇÃO MINERAL COM ADITIVO HOMEOPÁTICO CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS E TECNOLÓGICAS DE MASSA ALIMENTÍCIA ENRIQUECIDA COM FARINHA DA TORTA DE BURITI NOTA: O banner deverá ser impresso no padrão ABNT, formato retrato, 90x120cm, papel ou lona. O horário para apresentação já está disponível na programação do evento. Os autores deverão estar 30 minutos antes do horário previsto para apresentação na varanda do bloco C. COMISSÃO ORGANIZADORA Prof. Dr. Christian Dias Cabacinha Profa. Dra. Leidivan Almeida Frazão Profa. Dra. Luciana de Castro Geraseev Prof. Dr. Rodinei Facco Pegoraro COMITÊ CIENTÍFICO Dra. Ana Pimenta Ribeiro Dr. Evander Alves Ferreira Dr. Igor Costa de Freitas Dr. Leovander Soares da Silva Dra. Maria Nilfa Almeida Neta Dra. Nermy Ribeiro Valadares Dr. Rodrigo Augusto Passeti |
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesAvenida Universitária, 1000, Auditório do Bloco C, Universitário
Montes Claros, MG
Prof. Christian Dias Cabacinha
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
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