17 jun - 2024 • 09:00 > 17 jun - 2024 • 17:00
17 jun - 2024 • 09:00 > 17 jun - 2024 • 17:00
II Seminario Internacional Crimes Transnacionais, Inseguranças Globais e Direitos Humanos é um projeto bianual de divulgação, debate e apresentação das pesquisas realizadas no LAB-SEPADE ( Laboratório de pesquisa em Segurança Internacional, Paz e Desenvolvimento coordenado pela Profª Drª Lara Denise Góes da Costa no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa da Escola Superior de Guerra, MInistério da Defesa. Em parceria com outros dois grupos de pesquisa - ODIHH e Labs-Mundo, ambos da UFF, os três grupos de pesquisa integram a REDHIPAS ( Rede de pesquisa em Direitos Humanos, Inseguranças globais, Paz e Sustentabilidade), cuja atuação se desdobra em publicações, eventos científicos e demais atividades acadêmicas. O II Seminário trará pesquisadores do Brasil e de Portugal, parceria que há dois anos vem se consolidando e alargando a pesquisa nas áreas de Relações Internacionais e Direitos Humanos. O evento é aberto ao público e demais interessados no tema e contará com 20h de atividade complementar para aqueles que participarem.
Programa:
Mesa 1: 9h
às 10:30
Prof. Dr. Paulo D’ávila (UERJ): Polarização política e a crise da
democracia representativa e partidária.
Prof. Drª Lara Góes (ESG): Ressentimento e Radicalização: o caso Breivik
Mesa 2:
10:30 às 12h
Prof. Drª Sabrina Medeiros (Universidade
Lusófona de Lisboa): Direitos Humanos e armas autônomas
Prof. Drª Fernanda
Duarte (UFF): Direitos Humanos, Inteligência Artificial e The Rule of Law.
Prof. Dr. Rafael Iorio (Universidade Veiga de Almeida): IA e Inseguranças globais: uma análise do Relatório de Riscos Globais de 2024 do Fórum Econômico Mundial.
Mesa 3: 14h
às 15:30
Prof. Drª Leticia Veloso (UFF): "Informação,
Desinformação, Ciência: disputas em torno de clima e petróleo"
Prof. Drª Ana
Luiza Gama (UFF): O mercado global de
alimentos a partir de uma perspectiva de direitos humanos: impactos e desafios
das biotecnologias agrícolas para a segurança alimentar.
Prof. Dr. Fernando Campos (Universidade Lusófona de Lisboa): Da condição de refugiado à construção da dignidade humana, em situação de conflito.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Lara Denise Góes da Costa
Professora do PPGSID/ESG
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.