12 dez - 2018 • 08:30 > 12 dez - 2018 • 17:30
O II Seminário do Pacto de Educação em Direitos Humanos tem por objetivo aproximar as discussões sobre ações das instituições de ensino superior e entidades apoiadoras do Pacto de Educação em Direitos Humanos no Paraná. A atividade também é mais um evento para marcar as comemorações dos 70 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos. A programação contará com a participação de representação da Diretoria de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania (SECADI/MEC), além de sessões temáticas com representantes das instituições apoiadoras do pacto.
Local: UFPR, Campus Rebouças (Rua Rockefeller, 57 – Curitiba, PR)
Programação
08h30 | Recepção |
09h | Mesa de abertura |
9h30 | Palestra Desafios e Perspectivas nos 70 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos Paulo Vinicius Baptista da Silva, Superintendente de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade da UFPR. |
10h00 | Palestra Panorama do Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos no Brasil Daniel Ximenes, Diretor de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania - SECADI/MEC |
10h30 | Mesa Interculturalidade e ensino superior: caminhos para a promoção da inclusão
|
12h00 | Intervalo para almoço |
13h30 | A Escola e a Interculturalidade: caminhos para o enfrentamento do preconceito, da discriminação e do bullying Mediação: Rafael Ferrari (MEC/SECADI)
|
15h00 | Cidadania e Direitos Humanos na Formação Universitária
|
16h30 | Debate Desafios e perspectivas para os direitos humanos e diversidade no Brasil |
17h00 | Lançamento de livros |
Rua Rockefeller, 52 Rebouças
Curitiba, PR

Aprendendo a CONVIVER
Diante do desafio da promoção de ambientes seguros para aprender e ensinar, o curso Aprendendo a Conviver oferecerá capacitação a educadores para que reconheçam e adotem estratégias eficazes para monitoramento e atendimento das múltiplas formas de violência, preconceito e discriminação no ambiente escolar, com ênfase para o bullying, a partir da perspectiva da educação e direitos humanos. Este projeto é realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de Curitiba, Pinhais, Piraquara, São José dos Pinhais, por meio de apoio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação (MEC).
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.