O Sinaenco - Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva retoma as atividades do programa “Precisamos Falar sobre BIM”, agora em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
O tema do primeiro encontro dessa nova fase do programa será: IFC 4.3 agora é uma norma ABNT: qual o seu impacto para entrega de projetos em BIM?
A palestra será ministrada pela Arq. Dr. João Gaspar, coordenador da ABNT CEE-134 (comissão responsável pelas normas de BIM no Brasil), que mostrará como a publicação do IFC 4.3.2.0 como ABNT NBR ISO 16739-1 é um marco relevante para o país, dado que o cumprimento de normas ABNT é juridicamente exigível devido ao CDC (art. 39, VIII) e que o Decreto 10.306/2020 estabelece a necessidade de entrega de documentos e modelos BIM em formatos abertos nas contratações públicas federais.
O foco central estará nas oportunidades práticas que se abrem, a partir de agora, para quem já conhece e para quem quer aprender a trabalhar com o IFC: como esse domínio técnico se converte em vantagem competitiva na contratação de projetos e obras, na definição de critérios de aceite e de auditoria de modelos, e na estruturação de editais e de exigências contratuais alinhadas à nova norma brasileira.
PALESTRANTE
João Gaspar
Coordenador da Comissão de Estudo Especial CEE-134 da ABNT, responsável pela normalização brasileira de BIM. É Diretor de Inovação na TotalCAD Softwares Técnicos e Diretor de Operações na EBBIM (Empresa Brasileira de BIM), com mais de 25 anos dedicados ao ensino, à pesquisa e à criação de conteúdo educacional na área de AEC.