Fale com o produtor

O evento já encerrou...

I SEMINÁRIO DO OBSERVATÓRIO DE PESQUISAS FELIPPE DE MIRANDA ROSA

Carregando recomendações...

I SEMINÁRIO DO OBSERVATÓRIO DE PESQUISAS FELIPPE DE MIRANDA ROSA

30 mar - 2026 • 11:00 > 30 mar - 2026 • 18:00

Evento encerrado

I SEMINÁRIO DO OBSERVATÓRIO DE PESQUISAS FELIPPE DE MIRANDA ROSA

30 mar - 2026 • 11:00 > 30 mar - 2026 • 18:00

Evento encerrado

Descrição do evento

I SEMINÁRIO DO OBSERVATÓRIO DE PESQUISAS FELIPPE DE MIRANDA ROSA

Crime, facções e milícias: 30 anos de mudanças

O Observatório de Pesquisas Felippe de Miranda Rosa (OPFMR), divisão vinculada ao Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ) iniciou no mês de junho de 2025 as atividades relacionadas a seu objetivo de realizar e promover pesquisas e debates de caráter transdisciplinar nas áreas de humanidades, ciências sociais aplicadas, ciências naturais e tecnologia da informação. Em atenção aos seus núcleos de atuação (I. História e Humanidades; II Meio Ambiente e Clima; III Sociologia das Instituições; Antropologia Social; Psicanálise no século XXI; V Cultura e Arte e VI Responsabilidade e VII Impacto Social da Tecnologia da Informação), o OPFMR realizará no dia 30 de março de 2026, a partir das 11h, no Espaço Cultura na Justiça (Edifício Des. Caetano Pinto de Miranda Montenegro, na Rua Dom Manuel, nº 29), a primeira edição de seu Seminário de pesquisas, com palestra de abertura do Professor Doutor Bruno Paes Manso.

O evento pretende dar visibilidade às pesquisas desenvolvidas por cada um dos núcleos do Observatório, oportunidade em que os Magistrados(as) e Pesquisadores(as) responsáveis pelo projeto poderão expor e dialogar sobre temas interdisciplinares e de grande relevância na contemporaneidade. A abertura do evento, mediada pelo Desembargador José Muiños Piñeiro Filho, será realizada com palestra do professor Bruno Paes Manso, cuja produção literária, nacionalmente reconhecida, combina pesquisa empírica, entrevistas e análise sociológica para explicar como o crime organizado se estrutura, negocia poder e influencia a vida social e política brasileira.

Confira abaixo o cronograma do Seminário:

11h – Abertura do Seminário e palestra do Prof. Dr. Bruno Paes Manso, com mediação do Desembargador José Muiños Piñeiro Filho

14h – Apresentações das pesquisas do OPFMR

I - História e Humanidades – Cidadania, gênero e acesso à justiça no Brasil Republicano (Desa. Cristina Tereza Gaulia e Prof. Dr. Gabriel Cerqueira)

II - Meio Ambiente e Clima – Arte, justiça e saberes vivos: narrativas culturais contra o racismo ambiental (Des. Elton Leme e Profa. Dra. Roberta Lima)

III - Sociologia das Instituições - Diversidade institucional: um estudo das políticas de equidade racial e de gênero no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (Des. Wagner Cinelli e Profa. Dra. Inara Firmino

IV - Antropologia Social – A justiça e o direito de Antônio Calabar: tráfico, família e ações de liberdade no Rio de Janeiro oitocentista (Juiz André Nicolitt e Prof. Dr. Vitor Hugo Franco)

V - Psicanálise no século XXI - Percepções da magistratura sobre a psicanálise: subjetividade e saúde mental no TJRJ (Des. Humberto Dalla e Profa. Dra. Maíra Almeida)

VI - Cultura e Arte – O amor no banco dos réus (Desa. Andréa Pachá e Bianca Ramoneda)

VII - Responsabilidade e Impacto Social da Tecnologia da Informação – A ética no uso da inteligência artificial no Poder Judiciário: uma perspectiva humanista (Juíza Daniela Bandeira e Profa. Dra. Luiza Vieira Sá de Figueiredo)

Palestrante convidado:

Bruno Paes Manso - Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2012), com mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2003).Graduado em economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (1993) e em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (1996). Pós-doutor pelo Núcleo de Estudos da Violência da USP, onde atua atualmente como pesquisador. É professor no curso de jornalismo da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). É pesquisador-pleno do grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade, ligado à Escola de Comunicação e Artes (USP) e ao Instituto de Estudos Avançados (USP). É articulista do Jornal da USP. Foi visiting fellow no Centre of Latin American Studies da Universidade de Cambridge (2016). Tem experiência na área de Ciência Política, Sociologia, Comunicação e Jornalismo, com ênfase em Sociologia Urbana e Criminologia.


ATENÇÃO
A CONFIRMAÇÃO DO INGRESSO SERÁ REALIZADA APÓS O ENVIO DO NOME COMPLETO + CPF POR EMAIL

 

AVISO AOS SOLICITANTES DO PRÉ-INGRESSO


A CONFIRMAÇÃO DO INGRESSO SERÁ REALIZADA APÓS O ENVIO DO NOME COMPLETO + CPF PARA O E-MAIL DO CENTRO CULTURAL DO PODER JUDICIÁRIO ([email protected]) Colocar no campo de assunto: Confirmação do ingresso + data escolhida  (O DIA PARA O QUAL FOI RETIRADO O INGRESSO)  

 

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Espaço Cultura na Justiça

Rua Dom Manuel, 29, Térreo, Centro

Rio de Janeiro, RJ

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

CENTRO CULTURAL DO PODER JUDICIÁRIO - CCPJ

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.