Fale com o produtor

Gestão de Grupos e Espaços Culturais - Práticas Coletivas

16 mai - 2016 • 18:00 > 18 jul - 2016 • 20:00

Evento encerrado

Descrição do evento

 

Curso Gestão de Grupos e Espaços Culturais: práticas coletivas

oferecido pela INSPIRE Gestão Cultural

 

O curso a distância (EAD), que será realizado no período de 12/05 a 18/07, possui chancela da UNESCO e busca refletir sobre as necessidades do setor cultural, levando em consideração os principais temas que compõem as suas estruturas de organização e as especificidades da realidade atual de trabalhos coletivos. O aprendizado dos participantes é construído de forma coletiva a partir de leituras e fóruns de discussão.

 

As atividades do curso se dividem em autoinstrução (leitura de textos) e aprendizagem colaborativa, por meio de debates entre os usuários. A partir de questões postadas nos fóruns, colegas e professores constroem conjuntamente o conhecimento por meio da discussão e reflexão em um processo contínuo de diálogos.

 

PROGRAMAÇÃO (conteúdos e professores)

 

1-      Ambientação em EAD – professora: Patricia Faria (Psicóloga, UFMG) | Quebrar resistências de uma aprendizagem virtual e estabelecer uma relação amigável com a tecnologia. Analisar os vários pontos da plataforma e explicitar a metodologia de aprendizagem.

 

2-      Políticas Culturais e os Desafios do Setor: os equipamentos culturais – Lia Calabre (Historiadora, UFF-RJ) | Estudar as políticas culturais implementadas nas últimas décadas no Brasil, com um recorte espacial para as ações, projetos e programas que têm como objeto os equipamentos culturais.

 

3-      Gestão e Planejamento Estratégico: experiências coletivas– Maria Helena Cunha (Diretora da Inspire, mestre em Educação (FAE/UFMG) | Discutir e identificar os desafios e a importância do planejamento como ferramenta de gestão para grupos e espaços culturais. Abordarmos conceitos de planejamento estratégico, plano de ação e sustentabilidade, monitoramento e avaliação.

 

4-Gestão de Grupos Culturais: compartilhamento e cooperação – Romulo Avelar (Coordenador de conteúdo do curso, administrador, produtor e gestor cultural) | Abordar os papéis e linguagens dos produtores e gestores culturais; a formação de equipes transdisciplinares; empreendedorismo; novas formas de cocriação; aplicação de ferramentas da administração ao universo dos grupos artísticos e culturais.

 

5-Caminhos e Desafios da Gestão de Espaços Culturais– Chico Pelúcio (Diretor do Grupo Galpão) | Apresentar as principais questões em debate sobre a gestão dos espaços culturais na atualidade, entre elas curadoria, diálogo com a comunidade, projetos educativos e políticas de atendimento.

 

6-Grupos e Espaços Culturais: o desafio da sustentabilidade – Marcelo Santos (Mestre em Gestão Social – UNA) | Discutir o papel do Estado e do mercado no que se refere à função social e econômica da cultura, os instrumentos de financiamento à cultura existentes no Brasil e a elaboração de plano de negócios.


7-Pesquisas Culturais – Clarice Libânio (Mestre em Sociologia e Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo – UFMG) | Discutir como espaços e grupos culturais podem se beneficiar das pesquisas, técnicas e estudos sobre o dia a dia do setor cultural, na montagem e curadoria de suas mostras, na definição de sua programação e, principalmente, na aproximação e maior diálogo com seu público. 

 

8 - Redes Culturais – Cássio Martinho (Consultoria, capacitação e assessoria em gestão de redes) | Abordar conceitos e princípios constitutivos de uma rede: conectividade, horizontalidade e cooperação, bem como as principais técnicas de formação, animação e gestão de redes no campo da cultura.

 

9- Comunicação e Cultura – Carolina Braga (Jornalista e doutora em Comunicação e sociabilidade contemporânea pela Universidad Autónoma de Barcelona) | Abordar o relacionamento dos empreendedores culturais com a mídia na atualidade; o relacionamento dos artistas e grupos com seus diversos públicos; a construção da imagem pública; a elaboração de materiais para a imprensa; a dinâmica dos veículos de comunicação; o relacionamento com o público por meio das redes sociais.

 

INSPIRE Gestão Cultural

 

Sediada em Belo Horizonte (MG), a empresa atua nas áreas cultural, educacional e social. Presta consultoria no desenvolvimento de planejamento e de gestão para instituições e iniciativas culturais, assim como na formatação de programas de formação e qualificação profissional. A empresa tem a direção de Maria Helena Cunha, consultora, pesquisadora e gestora cultural, especialista em planejamento e gestão e mestre em educação. 

 

 

SERVIÇO

Curso Gestão de Grupos e Espaços Culturais: práticas coletivas,

na plataforma EAD Inspire www.inspirebr.com.br

Inscrições de 21 de março a 2 de maio

Valor de Investimento: R$ 590,00 (quinhentos e noventa reais)

Duração do curso: de 12 de maio a 18 de julho de 2016

Carga horária: 68h/aula | Vagas: 200 alunos

 

Informações: (31) 99690 – 4540| [email protected]


A empresa se reserva o direito de cancelar o curso por não preenchimento de no mínimo 50% do número de alunos, neste caso, o valor será devolvido integralmente em tempo hábil.

Local

www.inspirebr.com.br/ead

Rua Santo Antônio do Monte, 476

Belo Horizonte, MG

Termos e políticas

Sobre o produtor

Inspire Gestão Cultural

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.