05 abr - 2022 • 09:00 > 05 abr - 2022 • 12:00
05 abr - 2022 • 09:00 > 05 abr - 2022 • 12:00
Foco Amazônia: Inteligência artificial que monitora governos da Amazônia Legal é lançada em Rio Branco
Iniciativa da Política por Inteiro apoiada pela SOS Amazônia será lançada nesta terça-feira (05), na UFAC. Objetivo é analisar políticas ambientais da região e oferecer dados qualificados a organizações socioambientais e pesquisadores.
Ações, inações e iniciativas dos poderes executivo e legislativo dos estados da Amazônia Legal entraram no radar do projeto Política por Inteiro, uma iniciativa nacional que desde 2019 monitora os atos do governo federal relacionados a meio ambiente. Com olhar atento à maior floresta tropical do mundo, o projeto Foco Amazônia será lançado na próxima terça-feira (5), a partir das 9h, no Anfiteatro Garibaldi Brasil, na UFAC, durante evento gratuito e aberto ao público.
A qualidade do trabalho realizado nas Assembleias Legislativas e nos gabinetes dos governadores estados que compõem a Amazônia Legal estão sendo monitorados diariamente. Com auxílio da inteligência artificial, a equipe de analistas da Política por Inteiro coleta, classifica e avalia todas as matérias legislativas e decretos dos governadores que indicam relação com a agenda ambiental. A primeira fase do Foco Amazônia abrange os territórios de quatro dos nove estados brasileiros que integram a Amazônia Legal: Amazonas, Acre e Rondônia, território conhecido como AMACRO ou Zona de Desenvolvimento Sustentável (ZDS) Abunã – Madeira, além do poder executivo do Mato Grosso. A partir desta terça-feira, a equipe da Política por Inteiro inicia uma expedição com o objetivo de lançar a plataforma nas capitais estaduais, a começar por Rio Branco. A novidade também será apresentada e discutida pela sociedade civil organizada em Manaus (AM) e Cuiabá (MT).
O evento conta com apoio local da SOS Amazônia. Toda a comunidade está convidada a conhecer a plataforma e debates os dados sobre políticas ambientais.
Programação de Lançamento | Cronograma de atividades
9h: Abertura e fala institucional
9h15: Apresentação do projeto e principais achados
9h45: Mesa redonda: Políticas Governamentais e Unidades de Conservação
Álisson Maranho, Diretor Técnico da SOS Amazônia;
Júlio Barbosa, Presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativistas e morador da Reserva Extrativista Chico Mendes;
Nedina Yawanawa, Coordenadora na SITOAKORE - Organização das Mulheres Indígenas do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia.
Ninawa Inu Huni kuī, Cacique e Presidente na FEPHAC - Federação do Povo Huni kuī do Acre.
Alexsande de Oliveira Franco, Professor e pesquisador da Universidade Federal do Acre, especialista em áreas naturais protegidas.
Taciana Stec, analista da Política por Inteiro e coordenadora do projeto (mediadora)
11h: Oficina: Como gerar impacto positivo usando o monitor? (Sarah Soares e Nathália Martins, equipe de dados da Política por Inteiro) Saiba mais: politicaporinteiro.org
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesCampus da Universidade Federal do Acre, Rio Branco Campus da Universidade Federal do Acre
Rio Branco, AC
Política por Inteiro
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.