31 mai - 2025 • 20:00 > 31 mai - 2025 • 21:00
31 mai - 2025 • 20:00 > 31 mai - 2025 • 21:00
Com dramaturgia inédita, o Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz apresenta o espetáculo teatral Florbela Espanca, inspirado na vida e obra da poetisa portuguesa.
Florbela Espanca foi uma mulher fora do seu tempo, que ousou ser dona do seu destino movendo-se com audácia, desejos próprios e insubmissão intrínseca a sua alma inquieta em uma sociedade acostumada a negar a sexualidade, a inteligência e os talentos femininos. A conservadora sociedade portuguesa da época, o Estado e a Igreja não economizaram esforços em suas tentativas de apagar a passagem de Florbela por este mundo. Porém, nem as perseguições e tampouco as críticas sistemáticas que visavam difamar sua obra e seu caráter, antes e depois de sua morte conseguiram destruir a obra da poetisa, que sobreviveu aos seus algozes e ao tempo.
Em um tempo em que a regra social geral para consolo às dores femininas consistia em refugiar-se na religião, no dever, no amor, na prática da caridade e do sacrifício pessoal, Florbela Espanca se lançou para além e radicalizou intransigentemente o papel feminino. Após sua morte, seus livros foram proibidos durante a Ditadura Salazarista sob a alegação de que seus versos poderiam “deformar a alma das jovens leitoras”. Detratores da poetisa impediram a construção de busto em sua homenagem na cidade de Évora e protelaram por mais de 30 anos o translado de seus restos mortais para sua terra natal. Mesmo se considerando desinteressada pela política, Florbela Espanca, sem o saber, teve importante papel político em seu tempo, abrindo trincheiras e traçando caminho largo para que outras mulheres ousassem também lutar por liberdade e direitos.
Dramaturgia e Direção: Sulanger Bavaresco
Elenco: Diana Adada Padilha
Iluminação: Marco Ribeiro
Preparação Vocal e Operação Trilha Sonora: Luiza Faé Mantovani
Cenografia e Adereços: Dromedário Loquaz
Figurinos: Sulanger Bavaresco
Pesquisa Trilha Sonora: Sulanger Bavaresco
Design Gráfico: Mariana Barardi
Fotografia: Nathália Daiana
Assessoria de Redes Sociais: Welington Hors
Assessoria de Imprensa: Gisele Palma
Produção Técnica: Magda Scors Campos
Realização : Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Pedro Soares, 15 Centro
Florianópolis, SC
Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz
O Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz se forma em Florianópolis no ano de 1981, e tem sua trajetória marcada pela escolha de obras que destacam a condição do homem como tema central, na pesquisa de linguagens que alternem o uso de palcos tradicionais com espaços alternativos e na busca permanente de um teatro que seja crítico e transformador do seu entorno, acreditando que é possível tornar o mundo um lugar melhor através da experiência e vivência artística.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.