Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Filarmônica da Academia Jovens Músicos convida violista Renato Bandel

Carregando recomendações...
Evento encerrado

Filarmônica da Academia Jovens Músicos convida violista Renato Bandel

17 set - 2023 • 11:00 > 17 set - 2023 • 12:00

 

Descrição do evento

Concerto em celebração a Música Brasileira com três importantes compositores, Ernst Mahle, Cláudio Santoro e Edino Krieger. São considerados compositores versáteis e têm em suas obras sinfonias, concertos para instrumento solista, incontáveis peças de música de câmara, composições corais, óperas e até mesmo balé. As peças do programa representam a fusão única entre a sofisticação da música clássica com a energia e a melodia característica da música popular brasileira, a mistura entre o tradicional e o moderno que eles tão habilmente conseguiram criar em suas composições.


Nossa cidade teve a sorte de acolher o compositor Ernst Mahle, co-fundador da Escola de Música de Piracicaba, que há anos leva em sua homenagem o nome: EMP - “Maestro Ernst Mahle”. Mahle é alemão nascido em Stuttgart e naturalizado brasileiro na década de 1960. O manauara Edino Krieger e o Catarinense de Brusques, Edino Krieger, além dos estudos no Brasil contaram com experiências, estudos na juventude na Europa e nos EUA que contribuíram em sua formação musical.

Os três tiveram aulas com Hans-Joachim-Koellreuter, fundador do Movimento Música Viva, uma das referências mais dinâmicas e notáveis da música nova brasileira na década de 1940. Também têm em comum o fato de terem se preocupado e participado ativamente na formação de jovens músicos, instrumentistas, maestros, compositores. Retrato dessa preocupação foi a primeira orquestra infantil de Piracicaba fundada por Ernst Mahle em 1955, para a qual comprou e adaptou instrumentos, realizou arranjos de músicas folclóricas. Essa orquestra veio a ser, durante 50 anos, um amplo centro formador de instrumentistas na região, que viriam a fazer parte, mais tarde, de renomadas orquestras nacionais e internacionais, como é o caso do nosso solista, Renato Bandel. Estamos hoje colhendo os frutos de seu trabalho árduo e expressamos nossa gratidão.

Sobre as peças de Cláudio Santoro: O gênero "Concerto Grosso" é uma forma musical que envolve a interação entre um grupo menor de solistas (geralmente dois ou mais instrumentos) e uma orquestra maior. Essa forma permite um diálogo musical em equilíbrio entre os solistas e a orquestra. "Mini Concerto Grosso" de Santoro é uma obra concebida para solistas de câmara e orquestra. Já o termo “Ponteio” se refere a uma técnica musical que envolve tocar as cordas de um instrumento de forma rápida e rítmica. Essa técnica é comumente associada à música folclórica brasileira, especialmente ao violão. Ponteio, de Cláudio Santoro foi originalmente escrita como uma peça para violino solo e orquestra de cordas, mas também existe uma versão para violino solo e piano. A obra é notável por sua melodia cativante e suas influências da música brasileira.

 

Suíte para Cordas de Edino Krieger é uma obra importante dentro do repertório do compositor. Essa suíte é uma composição para um conjunto de cordas, geralmente um quarteto de cordas (dois violinos, uma viola e um violoncelo), embora também possa ser executada como faremos hoje, por um conjunto maior, a orquestra de cordas. Esta suíte é conhecida por sua fusão de elementos da música brasileira com influências da música clássica europeia. Como em muitas das composições de Krieger, você pode esperar encontrar características de nacionalismo musical, como o uso de ritmos e melodias brasileiras, incorporados ao contexto da música de câmara para cordas.


PROGRAMA DO CONCERTO

C. Santoro Ponteio

Ernst Mahle – Concertino para viola
Solista: Renato Bandel

C. Santoro Mini Concerto Grosso

E. Krieger – Suíte para Cordas

SOLISTA

Renato Bandel: Nascido em Piracicaba-SP, iniciou seus estudos de música aos seis anos de idade, com sua mãe. Aos 20 anos recebeu uma bolsa para estudar na Academia da Orquestra Filarmônica de Berlim. Nesta capital, pôde ampliar sua experiência orquestral com os principais maestros da atualidade. Lá esteve por 7 anos e se formou mestre pela Universidade de Berlim. De volta ao Brasil, além de ter atuado como chefe de naipe nas principais orquestras em São Paulo, também exerce atividade como docente que inclui a USP Ribeirão Preto, Faculdade Cantareira, Conservatório de Tatuí e Instituto Baccarelli. Renato se destaca também como camerista e solista e atualmente trabalha como gerente artístico do Conservatório de Tatuí e professor de viola na Academia Jovens Músicos. 
            
                                                                                                                                                       MAESTRO

Anderson Oliveira: Natural de Piracicaba, Estado de São Paulo, Brasil. É bacharel em Composição e Regência pela Universidade Estadual de Campinas. Estudou ainda com os maestros Henrique Gregori e Roberto Tibiriça, além de harmonia com compositor Ernst Mahle. Anderson realizou especializações estudando com os maestros Neeme Järvi, Daisuke e com a maestrina Catherine Larsen-Maguire. Como maestro, teve a oportunidade de colaborar com vários nomes como os solistas brasileiros. Oliveira regeu concertos com grandes artistas da música popular brasileira tais como Ivan Lins, Leila Pinheiro, Mônica Salmaso e Nelson Ayres. Em 2022, maestro Anderson Oliveira, foi escolhido para a fase final do Concurso Internacional Orchestra’s Conductor na Romênia e recebeu Special Prize no Vienna Schule Conducting Competition, em Vienna, Áustria.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Società Italiana de Piracicaba

Rua Dom Pedro I, 781, Prédio histórico no centro de Piracicaba, Centro

Piracicaba, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

Academia Jovens Músicos

A Academia Jovens Músicos teve início no ano de 2010 com o objetivo de promover acesso à educação e cultura como ferramentas de transformação, dando oportunidades para crianças e jovens. Trabalhando com professores que possam oferecer um nível excelente de ensino. Hoje, somamos milhares de crianças e jovens que tiveram acesso gratuito a Academia. Alguns desses alunos, são formados ou estão cursando música nas melhores universidades do Brasil, além de muitos outros que são atuantes em orquestras.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora