Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Fala das Profundezas na Funarte SP

Carregando recomendações...
Evento encerrado

Fala das Profundezas na Funarte SP

28 jul - 2023 • 20:00 > 30 jul - 2023 • 21:00

 

Descrição do evento

INGRESSOS GRATUITOS! 

Datas: 

Dia 28, sexta-feira às 20h.

Dia 29, sábado às 19h -  logo após apresentação haverá bate-papo com Soraya Martins e Gabriel Cândido.

Dia 30, domingo às 19h.  


Formas de garantir ingressos: 
1) Reserva online aqui de 21 a 27 de julho e troca de comprovante na bilheteria antes do início da apresentação.
2) Retirada presencial a partir de 1h antes do início da apresentação na bilheteria.
*Após o início da apresentação não será possível retirar ingressos. 

Complexo Cultural Funarte, sala Renée Gumiel:  Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos, São Paulo - SP, CEP: 01216-001. Próximo das estações de metrô Santa Cecília e Marechal Deodoro da linha vermelha. 

Contatos: Funarte - Telefones: (11) 95078-3004 - [email protected]

Contatos: Núcleo Negro de Pesquisa e Criação (NNPC): [email protected] - Redes sociais: @nnpc.sp


Apresentações com Intérpretes de Libras.

Fala das Profundezas na Funarte SP
Após um ano da estreia em 2022, Fala das Profundezas está de volta! Circulando por diversas regiões de São Paulo, a peça chega pela primeira vez no Complexo Cultural Funarte SP, na região central da cidade, para três apresentações gratuitas e com intérpretes de Libras.

A peça do Núcleo Negro de Pesquisa e Criação (NNPC), propõe ativar imaginários de mobilização coletiva, no sentido de fazer crer que mesmo em um contexto de exceção, repleto de contradições e de escassez, é possível criarmos movimentos em prol de melhores formas de viver. Este possível, em Fala das Profundezas, é como uma espécie de centelha que vai se desdobrando ao longo da narrativa em mais centelhas e assim animando estas personagens que, apesar de tudo, sonham, festejam e confabulam como um ato contra o marasmo do sistema capitalista.

A encenação da montagem acontece em um formato arena, em que as atrizes e atores propõem um jogo cênico de aproximação e distanciamento com o público durante toda a sua narrativa, assim, assumindo-o como parte do acontecimento teatral.

Sinopse
A exploração das Profundezas atingiu o limite e este território vive uma crise sem precedentes. Para não sucumbir ao caos iminente, emerge a mobilização coletiva para buscar tudo aquilo que tem sido sonhado há tanto tempo.

Classificação: livre.

Duração: 1h40 aproximadamente.

Outros olhares

Após a apresentação do dia 29, sábado, o NNPC recebe a crítica, pesquisadora e curadora de teatros Soraya Martins diretamente de Belo Horizonte (MG) para uma troca de ideias com o dramaturgo e diretor da peça Gabriel Cândido e público.

Soraya Martins é atriz, pesquisadora, crítica teatral e curadora de teatros.  Atualmente, faz parte da Frente Criativa e Curatorial do Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo 2023 e curou o Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia-FIAC, de 2019 a 2022, e  Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte- FIT-BH/2018. Doutora em Literaturas de Língua Portuguesa PUC-Minas e mestre em Estudos Literários pela FALE-UFMG, é autora do livro “Teatralidades-Aquilombamento: várias formas de pensar-ser-estar em cena”.  Atriz formada pelo Teatro Universitário – TU-UFMG, cursou Semiologia do Teatro no Dipartimento di Musica e Spettacolo dell´Università di Bologna, Itália. Desde 2005, atua como atriz e pesquisadora de teatralidades brasileiras. Escreve crítica para o projeto segundaPRETA e para o site Horizonte da Cena e para festivais de teatro. Tem em seu currículo trabalhos realizados como atriz junto a diversos grupos de teatro, entre eles, o Grupo Espanca com o espetáculo PassAaarão! 

Estas apresentações integram o projeto Escombros - Parte I: Fala das Profundezas em circulação, que foi contemplado pela 16º edição do Prêmio Zé Renato de Teatro para a Cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura. A circulação de Fala das Profundezas prevê 20 apresentações gratuitas, todas com intérpretes de Libras, em diversas regiões da capital - das periferias ao centro e aos bairros, do centro e dos bairros às periferias. Atividades como bate-papos (Outros Olhares) com convidados após cinco apresentações, e sessões para sete grupos de escolas públicas, instituições e projetos de formação e movimentos sociais integram a programação.

Fala das Profundezas é a primeira peça da trilogia Escombros, do Núcleo Negro de Pesquisa e Criação (NNPC), assinada por Gabriel Cândido. O projeto tem como objetivo a elaboração cênica e dramatúrgica de peças de teatro que lancem mão de perspectivas ficcionais, poéticas, estéticas e políticas capazes de criar discussões acerca das questões da terra, da fome, do capitalismo e da identidade a partir da cultura, da ancestralidade e de saberes da população negra do Brasil. A dramaturgia Fala das Profundezas - publicada pela Editora Javali, em 2018 - estreou em junho de 2022, com temporada no Sesc Belenzinho (SP). No mesmo ano, realizou apresentação única no Sesc Sorocaba, em novembro. O segundo texto da trilogia, Nossa Conquista, foi lançado em livro pela editora Entremares, em fevereiro de 2023, ainda inédito nos palcos. Ficha técnica

Dramaturgia e direção: Gabriel Cândido.  Elenco: Deni Marquez, Ellen de Paula, Fábio Lopes, Maria Gabi e Tásia d’Paula. Coordenação de Produção: Gabriel Cândido e Lucas Ferrazza. Produção executiva: Kauanda. Assistência de produção: Maria Gabi. Trilha sonora original e operação de som: André Papi. Desenho de luz: Natália Peixoto. Operação de luz: Leonardo Carvalho. Preparação vocal: Maria Gabi. Preparação corporal: Lilian Martins. Orientação vocorporal: Luciano Mendes de Jesus. Figurinos: Carla Stela. Trançadeira: Paola Ferreira. Maquiagem: Rapha Cruz. Contrarregragem: Amanda de Jesus e James Christofher. Intérpretes de Libras: Quilombo que Sinaliza. Projeto gráfico: Wellingthon Tadeu. Produção audiovisual: Jerê Nunes e Thais Alves. Participação especial / vozes off: Bruna Candido, Carla Stela, Dirce Thomaz, Diogo Guedes, Fabiana Neves, Fagner Lourenço, Jerê Nunes, Kauanda, Luís Antonio Candido, Natália Peixoto, Marcela Coelho, Paola Ferreira, Sueli Aparecida Costa, Sueli Candido e Vera Lúcia de Oliveira Lima. Social media: Anderson Vieira e Ayrá Ludovico. Assistente de redes sociais: Deni Marquez. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Catering: Cozinha Fermenta. Realização: Núcleo Negro de Pesquisa e Criação (NNPC).

Sobre o coletivo

O Núcleo Negro de Pesquisa e Criação (NNPC), fundado por Maria Gabi, Thais Alves, Deni Marquez, Gabriel Cândido e Jerê Nunes, existe desde 2016 em São Paulo. Em 2019 o NNPC estreou o curta-metragem “Jardim Peri Alto em Cena” na seleção oficial do 30º Festival Internacional de Curtas de São Paulo. “Fala das Profundezas” (2022) é a primeira montagem teatral do coletivo, que nos anos anteriores apresentou ao público leituras encenadas do texto (2018 e 2019), além de uma versão radiofônica da peça e um podcast sobre o processo de criação (2020). Em 2017, o núcleo fez a sua primeira apresentação pública na 18ª edição do Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto em Belo Horizonte (MG), com a cena “Boa Aparência", de criação coletiva.




Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Complexo Cultural Funarte SP

Alameda Nothmann, 1058, Sala Renée Gumiel, Campos Elíseos

São Paulo, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

Núcleo Negro de Pesquisa e Criação (NNPC)

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora