06 nov - 2025 • 18:00 > 31 jan - 2026 • 18:00
06 nov - 2025 • 18:00 > 31 jan - 2026 • 18:00
Entre os dias 6 e 19 de novembro, o Instituto Cervantes de São Paulo apresenta o programa “IA, fake news e a verdade na era digital”, com atividades gratuitas que convidam o público a refletir sobre os desafios da desinformação e da inteligência artificial na sociedade contemporânea.
Com textos, imagens e experiências interativas, o público é convidado a refletir sobre o impacto da desinformação nas democracias e sobre os novos desafios trazidos pela inteligência artificial.
A programação tem início em 6 de novembro com a exposição “Notícias falseadas: o poder da mentira”, com curadoria do coletivo espanhol Prodigioso Volcán, que traça uma linha do tempo das fake news, da Roma antiga até os dias de hoje. A mostra revela como a manipulação de fatos e narrativas se tornou uma ferramenta essencial de influência política e social.
Em 7 de novembro, às 18h, o público poderá participar da oficina sobre fake News, “O espejismo e o espelho”, ministrada pelos especialistas da Prodigioso Volcán, Ander López e María Lavilla - inscrição pelo email: [email protected]. A programação segue no dia 11 de novembro, às 16h, com a mesa-redonda “A inteligência artificial substituirá os humanos?”, Encerrando o programa, no dia 19 de novembro, às 18h, o Instituto Cervantes exibe o documentário “Resistências: arte e palavra para combater a difamação política”,
Serviço completo
Exposição “Notícias falseadas: o poder da mentira”
Abertura: 6 de novembro, às 18h
Em cartaz até: 31 de janeiro de 2026
Local: Instituto Cervantes de São Paulo – Av. Paulista, 2439 (Metrô Consolação)
Oficina: “El espejismo y el espejo”, com Ander López e María Lavilla
Dia: 7 de novembro, às 18h
Inscrição: [email protected] - apenas 25 vagas
Mesa-redonda “A inteligência artificial substituirá os humanos?”
Data: 11 de novembro, às 16h
Local: C4IA/USP – Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 370 – Butantã, São Paulo – SP, 05508-020
Transmissão ao vivo pelo canal do C4IA no YouTube
Exibição do documentário “Resistências: arte e palavra para combater a difamação política”
Data: 19 de novembro, às 18h
Local: Instituto Cervantes de São Paulo – Av. Paulista, 2439 (Metrô Consolação)
Entrada gratuita
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesAvenida Paulista, 2439 Bela Vista
São Paulo, SP
Instituto Cervantes de São Paulo
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.