Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Exibição do documentário 'Ravone', com a diretora Giuliana Fantoni e Beatriz Santomauro

Carregando recomendações...

Exibição do documentário 'Ravone', com a diretora Giuliana Fantoni e Beatriz Santomauro

De 09 de abril de 2026, às 18h00; até 09 de abril de 2026, às 20h00.

Evento encerrado

Exibição do documentário 'Ravone', com a diretora Giuliana Fantoni e Beatriz Santomauro

De 09 de abril de 2026, às 18h00; até 09 de abril de 2026, às 20h00.

Evento encerrado

Descrição do evento

Há um ruído que antecede o desastre, mas é o silêncio que vem depois que diz a verdade. Não o silêncio da paz, mas o dos espaços esvaziados, onde a identidade de uma vida inteira se reduz a um amontoado de objetos cobertos pela lama. Na noite entre 20 e 21 de outubro de 2024, o córrego Ravone, um fantasma de água que corria invisível sob os pés dos moradores de Bolonha, reivindicou sua existência, arrastando casas, seguranças e memórias.

Giuliana Fantoni não escolheu a crônica estridente, mas a lentidão necessária da elaboração. Seu docufilme Ravone é uma investigação visual sobre feridas ainda abertas: das mães que temeram por seus filhos aos comerciantes que viram o trabalho de uma vida escorrer em poucos minutos. Por meio de uma direção que privilegia o pudor e a observação, o filme se transforma em instrumento de memória coletiva, um 'retrato ambiental' em que a água não é apenas um elemento, mas um severo alerta diante de uma urbanização que perdeu o senso do limite.

A obra, que conta com o patrocínio da Prefeitura de Bolonha e já foi selecionada para a edição de 2025 do Visioni Italiane, nasce da sinergia entre a RoziFilms, o Comitato Ravone Sicuro e os documentaristas da DER e da Domvs Films. Trata-se de um relato que ultrapassa o registro factual para se tornar reflexão política e humana: um chamado ao cuidado com um território sufocado pelo cimento e um convite a reencontrar a sobriedade necessária para proteger nosso capital natural. Em última instância, é a única barreira que ainda nos resta diante da vulnerabilidade de um modelo de desenvolvimento que esqueceu a fragilidade da terra.

Ao fim da sessão, a jornalista Beatriz Santomauro entrevistará a diretora Giuliana Fantoni, aprofundando as motivações de uma obra que transforma uma emergência local em uma reflexão universal sobre o luto material e a resistência do caráter humano.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro

Avenida Presidente Antônio Carlos, 40, 4º andar, Centro

Rio de Janeiro, RJ

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

IICRio

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.