Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Descubra as Abelhas Nativas Sem Ferrão

Carregando recomendações...
Evento encerrado

Descubra as Abelhas Nativas Sem Ferrão

26 nov - 2022 • 14:00 > 26 nov - 2022 • 17:00

 

Descrição do evento

Tudo que você precisa saber para iniciar sua criação de abelhas nativas sem ferrão em uma tarde de sábado. 

Conheça a história das abelhas nativas e o comportamento dos enxames no ninho, fazendo a observação de dez espécies em caixa racionais com visores em um espaço planejado para facilitar essa experiência. Esse curso é realizado desde 2016 nesse formato, ajudando pessoas com os mais diversos perfis a iniciar na meliponicultura.



Gustavo, anfitrião do evento com uma caixa didática da espécie Mirim Preguiça.

Além disso, o curso proporciona a experiência de acompanhar a revisão ao vivo de enxames em caixa racional, extração de própolis e mel. Você também fará a degustação exclusiva dos produtos extraídos. O curso é formatado com explanações teóricas e esclarecimento de dúvidas, pausa breve para um café e demonstrações práticas nas instalações do Meliponário num formato parecido com workshop.


Revisão de colmeia ao vivo.

O curso Descubra as Abelhas Nativas Sem Ferrão pode ser feito por qualquer adulto, em qualquer idade, não exige pré-requisito ou proteção. A atividade inclusive contribui para preservar e ampliar os recursos naturais ao seu redor. Você pode manejar as abelhas nativas no campo ou na cidade e fixar as caixas para manejo próximo da circulação de pessoas e animais, como vai perceber durante o curso.

Venha passar uma tarde com as abelhas nativas sem ferrão!



O Meliponário possuí uma área externa com as caixas de abelhas em postes e uma área interna coberta com os enxames em prateleiras

O curso é divido em dois eixos básicos, detalhados abaixo.

1) Parte teórica

  • História e particularidades do Meliponário;
  • A importância das abelhas;
  • Comportamento das abelhas;
  • Dicas de manejo racional;
  • Como atrair enxames por meio de iscas;
  • Pasto apícola.

Material didático incluso para acompanhar as principais informações no curso e referência para consultas futuras.


2) Parte prática.

  • Apresentação das espécies de abelhas do Meliponário;
  • Apresentação dos modelos de caixas para criação racional;
  • Degustação de extrato de própolis;
  • Degustação de mel extraído ao vivo diretamente dos enxames.

----------------------------------------------------

OBS. Não dispomos de espaço para acompanhantes.

----------------------------------------------------


Dúvidas frequentes

Esse curso é apropriado para quem pretende iniciar a criação de abelhas nativas sem ferrão?
Sim, esse é nosso principal objetivo e temos aperfeiçoado a fórmula desde 2016. Além de exposição teórica e prática será possível ver de perto como criamos as abelhas, observar as espécies ao vivo, tirar dúvidas e adaptar o modo como manejamos as abelhas para a sua realidade. O nosso maior diferencial é ensinar no próprio ambiente em que praticamos, ou seja, não tem simulação, tudo é mostrado na prática.

Como colocar em prática o conteúdo aprendido no curso?
Um modo fácil de atrair abelhas nativas é por meio de plantas melíferas, algumas de cultivo simples e rápido como o Manjericão ou o Cosmos, e outras para espaços maiores e com ciclo mais demorado como o Assa-Peixe e Capixingui. No dia do curso, entregamos um material impresso com um calendário apícola no verso que vai ajudar nessa questão. É possível também atrair colmeias da natureza para ninhos provisórios (iscas) e depois transferir para caixa racional e iniciar o manejo. Esse é o modo mais sustentável de iniciar na meliponicultura e esse conteúdo faz parte da nossa programação de atividades práticas e será explicado em detalhes.

Vocês vendem abelhas?
Alguns dias antes do curso enviamos um e-mail com a oferta de colmeias alocadas em caixa racional que temos disponível para venda. Desse modo, os interessados podem começar a criar abelhas no dia seguinte após o curso.

Quais espécies de abelhas eu posso criar onde moro?
Indicamos criar as espécies que são de ocorrência natural do local de criação. No Meliponário Tapajós, criamos apenas espécies da região Sudeste: Jataí, Mandaçaia, Uruçu-Amarela, Mirim Droriana, Manduri, Marmelada, Mandaguari, Iraí, Marmelada e Euglossa (abelha de orquídea). No dia do curso você vai poder observar o comportamento dessas espécies ao vivo, o que vai contribuir para o entendimento e identificação futura de abelhas na natureza. Além disso, a experiência no Meliponário vai ajudar a escolher qual espécie se adapta a sua realidade pois cada colmeia tem características próprias como defensividade, produção de mel, facilidade de multiplicação, entre outras.

----------------------------------------------------

POLÍTICA DE CANCELAMENTO

1 – Cancelamento ou mudança de data por parte do curso:

- Se houver necessidade de cancelamento ou alteração de data por parte da organização do curso, aluno pode requerer 100% do valor da matrícula de volta ou usar de crédito para um mesmo curso numa data posterior. 

2 – Desistência por parte do aluno:

- Caso o inscrito desista do curso em até 7 dias antes do curso a devolução da inscrição será integral ou poderá usar o crédito para o mesmo curso numa data posterior. Posterior a este período, e/ou na ausência do aluno sem comunicação prévia, não haverá a devolução dos valores pagos.


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Meliponário Tapajós

Tapajós, 444 Morada da Lua

Vinhedo, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

Gustavo

Sou professor universitário e crio dez espécies de abelhas nativas sem ferrão há dez anos. Idealizei a Lei que trata da proteção das abelhas nativas no município de Vinhedo (SP), promulgada em 2017 e o livro infantil “O Elo invisível”, que apresenta às crianças a importância desses seres em nosso ecossistema. Sou associado a AMESAMPA – Associação de Meliponicultores do Estado de São Paulo e participo do conselho da Mata Santa Genebra, maior floresta urbana da região metropolitana de Campinas.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora