Fale com o produtor

O evento já encerrou...

EVENTO: SEMANA DO MEIO AMBIENTE DO IEP

Carregando recomendações...

EVENTO: SEMANA DO MEIO AMBIENTE DO IEP

04 jun - 2025 • 19:30 > 05 jun - 2025 • 19:30

Evento encerrado

EVENTO: SEMANA DO MEIO AMBIENTE DO IEP

04 jun - 2025 • 19:30 > 05 jun - 2025 • 19:30

Evento encerrado

Descrição do evento


EVENTO: SEMANA DO MEIO AMBIENTE DO IEP


O Instituto de Engenharia do Paraná através da Câmara Técnica de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento promove a Semana do Meio Ambiente do IEP, nos dias 03, 04 e 05 de junho com palestrantes feras no assunto. O evento será presencial com transmissão pelo canal do YouTube.


PROGRAMAÇÃO:


03/06 - PRIMEIRO DIA – PALESTRA NO CENTRO DE EVENTOS

19h30: Abertura com autoridades

19h45: Palestra: “Curitiba - Verde, Azul e Sustentável”, com o Superintendente de Controle Ambiental, Engenheiro Florestal Ibson Gabriel Martins de Campos.

20h30: Palestra: "Sustentabilidade e economia circular da Renault", com os engenheiros da Renault, Andrei Kuhnen e Thiago Yamabuchi.

21h15: Perguntas


04/06 – SEGUNDO DIA - VISITA TÉCNICA

07h00 – Visita Técnica ao Centro de Estudos do Mar da UFPR - inscrições: https://bit.ly/3HsApxX


05/06 – TERCEIRO DIA – PALESTRAS NO AUDITÓRIO

19h30: Palestra: "Recursos Hídricos e Saneamento - Olhar da Gestão Municipal" com o Diretor de Recursos Hídricos e Saneamento da SMMA de Curitiba, Eng. Antônio Carlos Gerardi.

20h10: Palestra: “Entre a cidade e o oceano: reflexões sobre o lixo que nos conecta” com a Bióloga Pesquisadora do Centro de Estudos Marinhos CEM/UFPR, Dra. Mariana Lacerda.

20h50: Perguntas

21h00: Encerramento


PALESTRANTES:


Ibson Gabriel Martins de Campos: Engenheiro Florestal pela UFPR, atualmente é Superintendente de Controle Ambiental de Curitiba.  Sua experiência profissional é vasta: Superintendente de Controle Ambiental Prefeitura Municipal de Curitiba 1997 – 2000; Secretário Municipal do Meio Ambiente Prefeitura Municipal de Curitiba 2001 – 2003; Secretário Municipal do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Prefeitura Municipal de Guaratuba 2007 – 2008; Presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba Prefeitura Municipal de Curitiba 2010 – 2012; Diretor do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento Prefeitura Municipal de Curitiba 2017 – 2020; Superintendente de Controle Ambiental Prefeitura Municipal de Curitiba 2020 – 2021; Diretor do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento Prefeitura Municipal de Curitiba 2021 – 2022; Superintendente de Controle Ambiental Prefeitura Municipal de Curitiba 2022 – 2024; Secretário Municipal do Meio Ambiente Prefeitura Municipal de Curitiba Junho/2024 - Agosto/2024. 

Andrei Kuhnen da Silva é formado em engenharia mecânica pela UFSC e MBA em Gestão de projeto pela FGV. Pai da Marina 16 anos e Gabriel 12 anos. Possui 25 anos de experiência na engenharia automobilística Nacional e internacional. Teve 6 anos de experiência na Renault França em desenvolvimento de motores, 3 anos na Argentina como responsável da engenharia Renault no país e membro do comitê de direção da Renault Argentina. Atualmente é membro do comitê executivo da Engenharia Renault na América do Sul como responsável pelo desenvolvimento de Plataformas, Software, Sistemas e Inovação.

Thiago Yamabuchi: Mestre em Inovação Tecnológica pela Universidade Federal de São Paulo, com certificação em Intraempreendedorismo pelo MIT, Pós-Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP, Psicanálise  pela FAAP e Publicitário pela UMESP. Atuou como Líder do Ecossistema de Startups e da Cultura de Inovação da Embraer, Head de Inovação e de Novos Negócios do Grupo UOL (UOL, PagSeguro, Uol EdTech) e hoje é responsavel pela Estrategia Digital, Dados e Inovação Industrial na Renault para todas as plantas LATAM. Empreendedor, Professor titular de Pós-Graduação e MBA nos cursos de Gestão Estratégica de Negócios, Liderança em Tecnologia e Gestão Ágil de Projetos de Inovação.

Antônio Carlos Gerardi: Especialista em Gestão Ambiental – UEPG – 2003; Aperfeiçoamento em Obras Hidráulicas – PUC/Curitiba-PR – 1985; Graduação em Engenharia Civil - PUC/Curitiba-PR – 1984; Atualmente é Diretor do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba; Membro titular do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES - Seção PR; Membro do Comitê de Bacia do Alto Iguaçu e Afluentes do Ribeira – Coaliar; Membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Paraná; Presidente do Conselho Participativo da Microrregião de Água e Esgoto Centro-Litoral – MRAE1.

Mariana Baptista Lacerda: bióloga, mestre e doutora em Zoologia. Atua como pós-doutoranda no Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR, desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão sobre lixo no mar, ciência cidadã e a Década da Ciência Oceânica. Tem experiência com educação ambiental, docência no ensino médio e superior, além de atuar como consultora em programas de monitoramento ligados a licenciamentos ambientais. Integra a Coalizão Paraná pela Década do Oceano — uma rede colaborativa que articula ciência, educação e gestão no estado.


DATA: 03/06

HORÁRIO: 19h30

LOCAL: Centro de Eventos / YouTube


DATA: 04/06

HORÁRIO: 07H00

LOCAL:  Visita Técnica ao Centro de Estudos do Mar da UFPR


DATA: 05/06

HORÁRIO: 19h30

LOCAL: Auditório 2° andar / YouTube


Inscreva-se, traga sua doação e participe.

Ingresso: 1kg de alimento não perecível.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Instituto de Engenharia do Paraná - IEP

Rua Emiliano Perneta, 174 Centro

Curitiba, PR

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

IEP

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.