Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Esse homem é meu! - Temprana Cia. no Teatro Dulcina

Carregando recomendações...
Evento encerrado

Esse homem é meu! - Temprana Cia. no Teatro Dulcina

22 jul - 2022 • 19:00 > 22 jul - 2022 • 20:30

 

Descrição do evento

TEMPRANA CIA na COMÉDIA "ESSE HOMEM É MEU!"

Anos 50. AS irmãs Deolinda, Glorinda e Lucinda vivem na bucólica cidade de Vila Serena. A tranquilidade do lar é abalada pela chegada da prima Celeste, que leva pessoalmente o convite para seu casamento. A prima leva também o noivo, Custódio, um advogado de futuro promissor na capital. Esse reencontro familiar suscita uma série de imprevistos e quiproquós que viram a vida de todos pelo avesso.

Esse é o mote de Esse homem é meu!, montagem da Temprana Cia, que, desde a sua estreia, em 2017, cumpriu temporadas no Rio e em Niterói, sempre com lotação esgotada. Pois o público terá nova chance de rir dos imbróglios apresentados na comédia, escrita por Jean Cândido Brasileiro, que divide a direção com João Corrêa. A montagem volta novamente ao Rio, desta vez ao Teatro Dulcina, no Centro da cidade, onde pode ser assistida de 01 a 24 de julho, de sexta a domingo, às 19h, com ingressos a R$ 40. 

A principal inspiração é a comédia brasileira de costumes, que tem em Arthur Azevedo (1855-1908) e Martins Pena (1815-1848) seus principais representantes. Outras influências são o vaudeville, o kitsch (especialmente o dos filmes de Almodóvar) e o terrir de Álex de La Iglesias. A trama acaba por revelar nas três irmãs uma característica em comum: a perfídia. A chegada de Celeste salienta as gritantes diferenças entre a vida no interior e a da capital. Em razão do modo de vida “jeca” daquelas mulheres – que ainda têm no rádio seu entretenimento –, Celeste mostra-se pernóstica, o que ofende (e muito) as primas. E o troco vem com um plano, arquitetado de forma a fazer troça da visitante “deslumbrada”. Acontece que os rumos saem de controle, e o tal plano tem consequências inesperadas – e tragicômicas. 

Temprana Cia

A Temprana é formada por atores egressos da Universidade do Rio de Janeiro (UniRio) e da escola de teatro Martins Pena. E a montagem de “Esse homem é meu!” surge de uma pesquisa sobre o melodrama, levada aos demais pelos atores vindos da universidade. Essa linguagem fica evidenciada já na primeira cena, na qual Lucinda passa roupa ao som da rádio-novela “Esse homem é meu”, num exemplo claro de metalinguagem. A estética vintage é evidenciada pelo visagismo de Christina Gall, maquiadora atuante no Brasil e no exterior. 

E outras são as influências nas quais os autores, o diretor e os atores bebem (e se lambuzam). A mais evidente delas talvez seja a da estética Kitsch, presente nos primeiros filmes do espanhol Pedro Almodóvar. E essa pista é dada ao público de cara, nas cores vibrantes do cenário e nos figurinos criados pelo diretor João Corrêa, que se inspirou em nomes da década de 50, como Chanel e Dior.


Ficha Técnica

Espetáculo de Jean Cândido Brasileiro e João Corrêa

Texto: Jean Cândido Brasileiro

Colaboração de Dramaturgia: Helena Hamam

Supervisão de Dramaturgia: Felipe Barenco

Direção de Movimento e Assistência de Direção de Cena: Daniel Leuback

Figurinos: João Corrêa / Atelier João Corrêa

Cenário: Alex Sander dos Santos / João Corrêa

Desenho de Luz: Tadeu Freire / Ednei Paiva

Comunicação: Christovam de Chevalier

Direção de produção: Jean Cândido Brasileiro e Fernanda Esteves

Assistência de produção: Thiago Piquet e Raphael Pompeu

Produtores Associados: Atelier João Corrêa / Edições Cândido / Fernanda Esteves


*CUIDADOS PELA PREVENÇÃO DA COVID-19: CONFORME DECRETO No 50308 DA PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO, DE 07 DE MARÇO DE 2022, NÃO É  OBRIGATÓRIA A APRESENTAÇÃO DO PASSAPORTE DE VACINA, CASO O MUNICÍPIO TENHA ATINGIDO 70% DA POPULAÇÃO ACIMA DE 18 ANOS COM A DOSE DE REFORÇO DA VACINA. O USO DA MÁSCARA NÃO É OBRIGATÓRIO.

A PRODUÇÃO DO ESPETÁCULO SUGERE A UTILIZAÇÃO DAS MÁSCARAS DURANTE O ESPETÁCULO.

Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Teatro Dulcina

Rua Alcindo Guanabara, 17 Centro

Rio de Janeiro, RJ

Termos e políticas

Sobre o produtor

Temprana Cia de Teatro

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora