Fale com o produtor

Espetáculo Ventriloka Pinótica

15 ago - 2026 • 15:00 > 15 ago - 2026 • 16:00

Espetáculo Ventriloka Pinótica

15 ago - 2026 • 15:00 > 15 ago - 2026 • 16:00

Descrição do evento

A Monarca Produções Culturais apresenta o espetáculo Ventriloka Pinótica, criação da artista Fernanda Giacomini, em circulação gratuita por diferentes regiões de Florianópolis durante o mês de agosto.

A obra propõe uma experiência cênica em espaços públicos que combina palhaçaria, ventriloquia e bufonaria, embalada por rock n´roll, punk e humor torto. O espetáculo acompanha a trajetória de Pina Blue Cherry Bomb, uma palhaça que percorre a cidade como quem atravessa universos, a bordo de sua Indirigível — um dirigível fantástico que voa por dentro e navega rente ao chão.

Em seus pousos efêmeros, transforma a praça em um mundo dentro de um mundo. O real e o imaginado se misturam: objetos, bonecos e memórias ganham presença, criando uma narrativa cômica, poética e absurda. Nesse universo pinótico, Pina se aventura pela ventriloquia como uma palhaça, entre falhas, bocas descontroladas, vozes que escapam e coisas que insistem em falar.

Com cerca de 60 minutos de duração e acessibilidade em Libras, Ventriloka Pinótica propõe uma abordagem contemporânea da ventriloquia a partir de uma perspectiva feminina, ocupando o espaço urbano como território de arte e encontro. A criação desloca uma linguagem historicamente marcada por muitas vozes masculinas e a coloca no corpo de uma mulher, palhaça, rockeira, surrealista e crítica. 

O espetáculo é aberto a todos os públicos: crianças, jovens, adultos, famílias, estudantes, educadores e pessoas que passam, chegam, ficam e embarcam na praça. 

Projeto contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB, por meio do Edital nº 041.000/SMLCP/2024, com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e do Sistema Nacional de Cultura. Edital executado no Município de Florianópolis/SC, pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

O processo de criação conta com orientação artística de Márcia Gonzaga, formação em ventriloquia com Hugo Moraes e estrutura cenográfica da Indirigível de Carlos Velazquez

As apresentações gratuitas acontecem em diferentes espaços públicos de Florianópolis:

01/08 – Sábado -  Praça XV de Novembro (Centro) 10h30 

Praça XV de Novembro, s/n – Centro – Florianópolis/SC – CEP 88010-400

11/08 –Terça - feira - Praça Clara Eulina de Abreu (Rio Vermelho) 10h30
Praça Clara Eulina de Abreu Soares – Rodovia João Gualberto Soares, altura do nº 6809 – São João do Rio Vermelho – Florianópolis/SC

13/08 –Quinta - feira -  Parque Linear João Manoel Gomes (Ingleses) 14h 

Rodovia Armando Calil Bulos (SC-403), Ingleses do Rio Vermelho – Florianópolis/SC

15/08 –  Sábado - Praça da Paz (Vargem do Bom Jesus) 15h
Rua Gustavo Zimmer com Rua Fabriciano Inácio Monteiro – Vargem do Bom Jesus – Florianópolis/SC – CEP 88058-020

O projeto integra uma proposta de circulação artística em espaços públicos, fortalecendo o acesso democrático à cultura e a ocupação das praças como território pinótico de convivência e criação. Mais informações e agendamentos podem ser feitos junto à produção.

Por se tratar de uma apresentação em espaço público e aberto, em caso de chuva, tempestade ou ventos fortes, o espetáculo poderá ser remarcado. As atualizações serão divulgadas no instagram  @palhacapinablue

DURAÇÃO: 1 hora

Classificação Livre

ACESSIBILIDADE: interpretação em Libras

IG @palhacapinablue


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Rua Gustavo Zimmer com Rua Fabriciano Inácio Monteiro – Vargem do Bom Jesus – Florianópolis/SC – CEP

Rua Gustavo Zimmer

Florianópolis, SC

Termos e políticas

Sobre o produtor

MONARCA PRODUÇÕES CULTURAIS

A Monarca Produções Culturais é uma produtora sediada em Porto Alegre (RS), dedicada à criação, produção e circulação de projetos nas áreas de teatro, literatura, formação artística e mediação cultural. Desde 2012, desenvolve espetáculos, oficinas, ações educativas e projetos culturais voltados à democratização do acesso à cultura, além de oferecer consultoria em elaboração de projetos, gestão cultural e captação de recursos. Acreditamos na arte como ferramenta de transformação social, promovend

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.