Primeiro Curso Técnico em Dança de Pernambuco realiza sua primeira produção artística.
Espetáculo Mosaico reúne 11 intérpretes-criadores em uma obra de 40 minutos, sob a direção artística do docente Fábio Albuquerque
O Curso Técnico em Dança do Aria Social, iniciativa desenvolvida como um dos braços do Projeto Aria Social e coordenado por Maria Inez Lima, realiza sua primeira produção artística no dia 27 de novembro, às 19h, no Teatro Souci, localizado na sede do Projeto Aria Social. O espetáculo, intitulado Mosaico, marca um importante momento para o curso — o primeiro técnico em dança de Pernambuco reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
O espetáculo Mosaico nasce como um desdobramento do processo criativo desenvolvido na disciplina “Dança Criativa”, reconhecendo o potencial de criação de cada estudante. Inspirado nos princípios do sistema Laban/Bartenieff e em experimentações coletivas, o trabalho revela o gesto como matéria-prima de uma construção artesanal, em que cada bailarino é peça única e indispensável na composição do todo.
A escassez se transforma em potência criativa: assim como o artista que quebra a cerâmica para multiplicar possibilidades, os intérpretes reinventam o corpo e o espaço, redesenhando realidades por meio da dança. Cada cena é um fragmento que, ao se conectar, revela a força coletiva que habita na diversidade.
Mosaico é um convite a olhar o inacabado, o imperfeito, o que se recompõe. É o movimento que costura diferenças, o gesto que preenche vazios, o corpo que se faz suporte e rejunte. Uma obra viva e pulsante, que reorganiza o que foi quebrado e celebra o nascimento da arte a partir do que resta — e do que resiste.
O que é o Curso Técnico em Dança do Aria Social?
Com uma carga horária híbrida, o Curso Técnico em Dança do Aria Social oferece aos estudantes uma formação ampla e interdisciplinar, integrando fundamentos teóricos, práticos e pedagógicos. O curso busca formar profissionais conscientes da importância de sua atuação na cena artística e educacional, valorizando a pesquisa, a experimentação e o pensamento crítico.
Mais do que preparar novos artistas, o curso reafirma o compromisso com uma visão plural da dança, reconhecendo a arte como um campo de transformação e autonomia.
Serviço
Espetáculo: Mosaico
Realização: Curso Técnico em Dança do Aria Social
Presidente do Aria Social: Cecilia Brennand
Coordenação Pedagógica: Ana Célia Miranda
Coordenação do Curso Técnico em Dança: Maria Inez Lima
Direção artística: Fábio Albuquerque
Intérpretes-criadores: Breno Santos, Camila Maia, Carlos Santos, Jamile Rodrigues, Joana D'arc, Kayk Wallis, Max Gomes, Eloiza Leal, Milena Garcia, Priscila Nunes e Yuri Barbosa.
Montagem Musical: Kayk Wallis
Design Gráfico: Fábio Albuquerque
Comunicação do Aria Social: Luzii Santos, Crystal Ribeiro e Two Ideas
Assessoria de Imprensa: Coreto Assessoria