24 out - 2026 • 14:00 > 24 out - 2026 • 17:00
24 out - 2026 • 14:00 > 24 out - 2026 • 17:00
O Dia da Visibilidade Intersexo, celebrado em 26 de outubro, marca internacionalmente uma agenda de conscientização sobre as experiências e os direitos das pessoas intersexo. A data também está relacionada à história do movimento intersexo e à reivindicação por autonomia corporal, integridade física e respeito às diferentes variações das características sexuais.
No Brasil, a discussão envolve questões que atravessam saúde, registro civil, educação, esporte, família e direitos humanos. O Provimento nº 122/2021 do Conselho Nacional de Justiça, por exemplo, estabeleceu procedimentos para o registro civil de crianças cujo campo sexo tenha sido preenchido como "ignorado", reconhecendo uma situação que anteriormente podia produzir obstáculos concretos para o acesso ao registro.
Nesse contexto, o Museu da Diversidade Sexual propõe uma programação especial em parceria com a Associação Brasileira Intersexo (ABRAI), aproximando o público de histórias, conhecimentos e debates relacionados à experiência intersexo. A trajetória de Jacob Cristopher, narrada por sua mãe, Thais Emilia de Campos dos Santos, no livro Jacob(y), "entre os sexos" e cardiopatias: o que o fez anjo?, será um dos fios condutores da atividade. A publicação reúne relatos, fotografias e reflexões sobre saúde, intersexualidade, direitos e autonomia corporal.
A programação pretende criar um espaço de escuta e informação, articulando memória, produção cultural e debate público. Ao longo do dia, o museu receberá uma exposição documental com fotografias, recortes de imprensa e materiais informativos, seguida por uma performance de Chair Dance, incorporando o corpo e o movimento como linguagens artísticas para a programação. O encerramento será realizado por meio de uma roda de conversa com Thais Emilia e outros convidados, abordando diferentes dimensões da experiência intersexo.
DATA
24 de Outubro de 2026, das 14h às 17h
LOCAL
Museu da Diversidade Sexual (Estação República do metrô) - Após passar pelas catracas, siga em direção a saída da rua do arouche. O museu está no mesmo corredor que a bilheteria da estação.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua do Arouche, 24, Mezanino, República
São Paulo, SP

Museu da Diversidade Sexual
Sobre o Museu da Diversidade Sexual O Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, destinada à memória, arte, cultura, acolhimento, valorização da vida, agenciamento e desenvolvimento de pesquisas envolvendo a comunidade LGBTQIA+ - contemplando a diversidade de siglas que constroem hoje o MDS – e seu reconhecimento pela sociedade brasileira. Trata-se de um museu que nasce e vive a partir do diálogo com movimentos sociais LGBTQIA+
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.