"Ahimsa não é meramente não-machucar o outro. É algo ativo, positivo, assim como o amor.
É o desenvolvimento de uma atitude mental na qual o ódio é substituído pelo amor.
Ahimsa é verdadeiro sacrifício, é perdão. Ahimsa é poder, verdadeira força." Sivananda
O que é Ahimsa/Não-Violência?
Não-Violência, ao meu ver, é sinônimo de interdependência. É como dar um passo além e perceber que não há felicidade apenas para mim. É mais do que precisar do outro, é poder conviver. Tudo se torna muito mais abundante quando aprendemos a enxergar o conflito como meio de crescimento, na prática. Assim, poderemos então praticar verdadeira vulnerabilidade e confiança nas nossas relações. Não-Violência é o oposto de passividade. Como nos diz Gandhi, ahimsa é também o oposto de submissão ao medo. É agir por inteiro e incluir a minha vontade e os meus valores naquilo que escolho fazer.
A Comunicação Não-Violenta, trazida ao mundo pelo psicólogo estadunidense Marshall Rosemberg, é um caminho pelo qual ahimsa pode se manifestar nas minhas relações, através da observação dos sentimentos, do reconhecimento das necessidades e da criação de novas formas, mais compassivas e empáticas - e também fortes -, para atendê-las.
Como será?
Um dia dinâmico, profundo, humano e prático, onde aprenderemos juntos sobre Comunicação Não-Violenta. Experimentaremos o poder da conexão, da escuta profunda e do reconhecimento das nossas verdadeiras necessidades, a partir de vivências individuais e coletivas. Usaremos a teoria apresentada por Marshall para guiar nossas atividades e para concretizar nossos aprendizados. A intenção deste encontro é te oferecer mais conhecimento e vivências sobre o tema, para que a CNV possa se tornar cada vez mais uma prática que apoia e sustenta o seu processo de autodesenvolvimento.
Como NÃO será?
Aula com conteúdo expositivo, palestra sobre uma técnica que vai transformar sua vida em 5 dias, vivência sem base teórica, momento superficial de relaxamento ou terapia.
Tenho feito muitas críticas à metodologias que valorizam apenas um tipo de aprendizagem, por isto, procurei integrar vivências práticas ao conhecimento teórico, permitindo, também, que o potencial do campo criado pelos participantes seja aproveitado em nosso benefício. Isso tudo com a intenção de te oferecer um dia mais completo, tanto emocional quanto racionalmente e, portanto, inesquecível e útil!
Sobre o pagamento:
Ofereci 3 possibilidades distintas de pagamento com a intenção de tornar o evento o mais inclusivo possível. Isso significa que você poderá escolher o valor que mais fizer sentido para as tuas condições. Dinheiro, como acredito, não é muralha, mas ponte.
Se você puder e quiser contribuir para o fortalecimento do trabalho, poderá escolher a inscrição 'Plena' ou 'Intenção'. Se puder apenas contribuir com o mínimo para garantir os custos do evento, escolha a opção 'Básica'.
Sobre bolsas:
Se você não pode pagar nenhum dos 3 valores, mas mesmo assim deseja verdadeiramente participar do encontro, envie um e-mail para justo.celo@gmail.com, com o assunto: Bolsa CNV. No e-mail, você precisará me informar o seu nome completo, o seu nº de celular, o teu e-mail e uma breve descrição da sua intenção com o workshop - que usarei para avaliar o preenchimento das 5 vagas disponíveis para bolsistas. Responderei com a confirmação da inscrição até o dia 02 de Outubro.
Até lá,