02 ago - 2026 • 19:00 > 02 ago - 2026 • 20:30
02 ago - 2026 • 19:00 > 02 ago - 2026 • 20:30
O próximo concerto da série Domingo Clássico Petrobras, da Orquestra de Câmara da Ulbra, será dedicado ao Barroco, com obras de três dos principais compositores do período: Johann Sebastian Bach, Arcangelo Corelli e Francesco Geminiani, com regência de Tiago Flores.
O concerto inicia com os Concertos de Brandenburgo nº 3 e nº 5, de Johann Sebastian Bach. Grandes expoentes do período Barroco, os Concertos de Brandenburgo são uma coleção de seis peças musicais compostas entre 1718 e 1721, dedicados e apresentados ao nobre Christian Ludwig de Brandenburgo. Os trabalhos foram esquecidos na biblioteca do marquês até sua morte, em 1734, quando foram vendidos por poucos centavos. Os concertos foram descobertos em arquivos de Brandenburgo no século XIX, sendo publicados em 1850. Hoje, estão entre as obras mais populares de Bach. O Concerto nº 5 contará com a participação dos solistas Giovani dos Santos (violino), Henrique Amado (flauta) e Fernando Cordella (cravo).
Na segunda parte do programa, a Orquestra executa os Concertos Grossos Op. 6 nº 1 e nº 9, de Arcangelo Corelli. Característico do período, o Concerto Grosso é um gênero estritamente instrumental, na qual um grupo de solistas — geralmente dois violinos e um violoncelo — dialoga com o resto da orquestra. Corelli foi um dos grandes responsáveis pela expansão desse gênero, contribuindo fortemente para o enobrecimento do violino, devido ao tratamento técnico que deu ao instrumento, que conquistou definitivamente a corte.
Encerrando a noite, a Orquestra interpreta La Folia, de Francesco Geminiani. A obra é uma adaptação de outra de mesmo nome, composta por Corelli, que foi professor de Geminiani. Trata-se de uma sequência de variações sobre um padrão harmônico que chama atenção pelos desafios técnicos que demandam do violinista. A partitura de Geminiani segue exatamente a sequência de variações escrita por Corelli, contudo ele elabora algumas das variações de seu mestre ao explorar novas texturas, acrescentar contrapontos imitativos e redescobrir vozes entre os instrumentos da orquestra.
Sobre a Petrobras
A Petrobras é uma das principais empresas do país. Atua de forma integrada e especializada na indústria de óleo, gás natural e energia, tendo como compromisso o desenvolvimento sustentável para uma transição energética justa e inclusiva.
A Cultura é também uma energia na qual a companhia investe, patrocinando há mais de 40 anos projetos que contribuem para a cultura brasileira e se fazem presentes em todos os Estados brasileiros.
Lei de Incentivo a Cultura, promoção da Associação dos Amigos de Orquestra de Câmara, apoio ULBRA e Associação Leopoldina Juvenil, patrocínio da Petrobras. A realização é do Ministério da Cultura
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Marquês do Herval, 280 Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS
Associação dos Amigos de Orquestras de Câmara
A Associação dos Amigos de Orquestras de Câmara representa a Orquestra de Câmara da ULBRA, que existe há 27 anos, desenvolvendo projetos de música em variadas vertentes, do erudito ao popular. Anualmente são realizados em torno de 25 concertos/shows.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.