De 13 de novembro de 2025, às 13h30; até 13 de novembro de 2025, às 17h00.
De 13 de novembro de 2025, às 13h30; até 13 de novembro de 2025, às 17h00.
Evento | Diálogos Climáticos
Amazônia, Cidadania e Clima: como a educação, a participação social e a sociobioeconomia podem transformar a justiça climática.
Onde: Belém (PA) – Espaço Teia da Gente - Auditório do Edifício Cristal Corporate - Avenida Paulo Frota, 1500, Val-de-Cães - Belém (PA)
Quando: 13 de Novembro/2025, das 13h30 às 17h30
A COP30, a ser realizada em Belém do Pará, representa um marco histórico ao colocar a Amazônia no centro das negociações climáticas globais. Mais do que um território simbólico, a região se apresenta como laboratório de soluções que combinam saberes tradicionais, ciência, políticas públicas e inovação social. É nesse contexto que se insere o evento “Amazônia, Cidadania e Clima: como a educação, a participação social e a sociobioeconomia podem transformar a justiça climática”, organizado pelo Instituto Terroá em parceria com atores estratégicos nacionais e internacionais.
A proposta parte da convicção de que não há enfrentamento da crise climática sem democracia participativa, sem educação crítica e sem sistemas alimentares justos e sustentáveis.
A programação reúne lideranças extrativistas, representantes do governo federal, juventudes amazônicas, pesquisadores e gestores públicos para debater como educação, participação social e sociobioeconomia podem transformar os territórios em vetores ativos de justiça climática. As contribuições abordam tanto experiências locais quanto marcos políticos e científicos nacionais e internacionais, valorizando a diversidade de vozes que emergem da Amazônia e de suas redes de resistência e criação.
A escolha desses temas responde diretamente aos eixos da COP30 e aos Objetivos Estratégicos da Agenda de Ação, em especial aqueles ligados à educação e empregos para enfrentar a mudança do clima, governança multinível, bioeconomia, agricultura sustentável e justiça climática.
Além dos debates, o encontro será marcado por entregas concretas: o lançamento do livro “Trilhas da Cidadania: estratégias de participação ativa” (Editora Senac), a exposição do Hamburg Climate Futures Outlook 2024, e uma mostra de vídeos produzidos por estudantes de escolas rurais e agroextrativistas da Amazônia. O encerramento será cultural e simbólico, com um coquetel amazônico produzido por uma cozinha comunitária periférica.
Como legado, será produzido um documento-síntese bilíngue (português e inglês) com recomendações integradas a partir das falas do evento — uma contribuição concreta às agendas da COP30, voltada a governos, sociedade civil, academia e setor privado.
Este é um encontro que busca tecer pontes entre territórios e o mundo, entre ciência e saberes tradicionais, entre políticas públicas e experiências comunitárias. Um chamado à ação coletiva, coerente com o espírito da COP30 e com o desafio civilizatório que temos diante de nós: garantir um futuro climático justo, sustentável e democrático.
O evento integra a celebração dos 10 anos do Instituto Terroá.
Programação
Local: Belém (PA) – Auditório IEB
Data: Novembro/2025 – Durante a COP 30
Mostra paralela: vídeos de escolas rurais e agroextrativistas da Amazônia (Projeto IKI)
Joaquim Correa de Souza Belo - Enviado especial da COP30 | CNS
Enviado Especial da COP30, liderança histórica do movimento extrativista, Secretário de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), educador na Escola Família do Carvão (Mazagão/AP).
Tema: “Saberes tradicionais e justiça climática: a voz da Amazônia como sujeito político”
Márcia Muchagata - Ministério do Desenvolvimento Social - MDS
Gerente de Projeto da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional / MDS
Tema: o Marco de Políticas Públicas sobre Sistemas Alimentares e Clima: a importância dos caminhos da Governança democrática multinível e da transição para sistemas saudáveis e sustentáveis.
Mila Dezan - Secretaria-Geral da Presidência da República
Assessora do G20 Social e COP30 – Secretaria-Geral da Presidência da República.
Tema: Participação social e COP30: a força da sociedade civil frente ao Estado e à diplomacia climática global”
Larissa Teles Saldanha - Estudante
Escola Estadual Osvaldina Ferreira da Silva
Tema: “A perspectiva da juventude frente à emergência climática e as soluções que nascem dos territórios”.
Eduardo Gonçalves Gresse - Universidade de Hamburgo (Alemanha)
Professor de Sociologia, Universidade de Hamburgo (Alemanha); especialista em dinâmicas sociais da transformação ecológica, coeditor e coautor do Hamburg Climate Futures Outlook 2024.
Tema: “Futuros Climáticos e Caminhos para a Resiliência Territorial”
Luís Fernando Iozzi Beitum
Cofundador e Diretor de Projetos do Instituto Terroá
Apresentação do livro, com destaque ao papel da participação social na agenda climática dos territórios.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRodovia Desembargador Paulo Frota, 1500 Val-de-Cans
Belém, PA
Instituto Terroá
O Instituto Terroá é uma organização sem fins lucrativos dedicada a apoiar e facilitar processos participativos que promovam soluções integradas para o desenvolvimento sustentável. Atuamos em parceria com comunidades, empresas, governos e universidades, valorizando o protagonismo local e fortalecendo territórios em todo o Brasil.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.