Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Diálogo de Tambores: pelo reconhecimento, justiça e desenvolvimento das pessoas afrodescendentes.

Carregando recomendações...
Evento encerrado

Diálogo de Tambores: pelo reconhecimento, justiça e desenvolvimento das pessoas afrodescendentes.

08 mai - 2024 • 19:00 > 08 mai - 2024 • 21:00

 

Descrição do evento

O "Diálogo de Tambores: pelo reconhecimento, justiça e desenvolvimento dos afrodescendentes" é um evento cultural que visa reconhecer e dar visibilidade às expressões artísticas da população afrodescendente, promover o reconhecimento de seus direitos humanos e lutar contra o racismo e a discriminação racial. Este ano será realizado em Salvador, Bahia, Brasil, em maio de 2024 tem como objetivo geral de promover reconhecimento e respeito pela diversidade do legado, da cultura e da contribuição das pessoas afrodescendentes e de examinar os avanços e desafios em vista do encerramento da primeira Década Internacional dos Afrodescendentes e da comemoração do 30º aniversário da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD).

Trata-se da terceira edição deste evento, sendo que a primeira foi realizada em Nova Iorque, em 2019, e a segunda em San José da Costa Rica, em 2021. Realizado sob a coordenação geral do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a organização do evento congrega múltiplos parceiros: o Ministério da Igualdade Racial, o Ministério da Cultura, a Fundação Cultural Palmares e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, bem como o Governo da Bahia. 

Este evento emblemático ampliará a agenda dos afrodescendentes, dará a devida atenção à sua cultura e herança e destacará suas inestimáveis contribuições para as sociedades e o desenvolvimento. Esse diálogo ganha um simbolismo mais significativo, pois será realizado na cidade de Salvador Bahia, Brasil, uma cidade rica em cultura, história e tradições afrodescendentes. Portanto, seus costumes e tradições estão inseridos em um valioso passado africano que se manifesta em diversas representações artísticas e culturais e na luta pelo cumprimento de seus direitos humanos. 

O "Diálogo de Tambores" reunirá artistas africanos e afrodescendentes para mostrar seus trabalhos e refletir sobre diversas questões que afetam as comunidades negras no Brasil e no mundo, falando sob a perspectiva da igualdade e inclusão dos afrodescendentes. Por meio da música, do canto, da dança e das tradições ancestrais, a encenação sensibilizará a comunidade brasileira e mundial sobre os direitos, a igualdade e a visibilidade dos afrodescendentes e o alcance dos compromissos internacionais com a população afrodescendente.

  • 14:00 às 15:00 - Abertura Painel “Reconhecimento das contribuições e a preservação do patrimônio cultural das comunidades afrodescendentes”

Luana Silva, Oficial de Gênero, Raça e Etnia, do UNFPA

Olívia Santana, Parlamentar brasileira

Nivaldo Millet, Coordenador Estadual das Políticas para a Juventude

Mestre Paulão Kikongo, Doutorando em Memorial Social pelo PPGMS/UNIRIO;

Daniele Costa, SEPROMI

Beatriz Santana, Atriz, influenciadora, licenciada em Teatro, Arte Educadora do CRIA e Novos Arteiros)


  • 15:00 às 16:00 - Painel “Existência histórica e resistência ancestral: visibilidade estatística sobre a população afrodescendente no Brasil”

Pedro Pinheiro, Analista de Dados, do UNFPA Brasil

Marta de Oliveira Antunes, “Identificação étnico-racial no Censo Demográfico 2022”, Coordenadora do Grupo de Trabalho de Povos e Comunidades Tradicionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

José Acácio de Almeida Ferreira, Presidente da ANIPES - Associação Nacional dos Institutos de Pesquisa, Planejamento e Estatística, e Diretor Geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais do Estado da Bahia

Tereza de Jesus da Silva, Representante da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq)

Marina Duarte, Presidenta da UNEGRO

  • 16:00 às 17:00 - A Arte da Gastronomia: Coffee Break com comida afro-brasileira e apresentação cultural: Erê na Praça
  • 17:00 às 18:00 - Painel de Alto Nível “Avançando nos Direitos da População Afrodescendente: 10 Anos da Década Internacional das Pessoas Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento e 30 Anos da CIPD”

Sra. Atina Batista, Diretora Geral da Periferia do Futuro Sra. Andreia Coutinho, Diretora do Centro Brasileiro de Justiça Climática

Sra. Ivete Sacramento, Secretária de Reparação de Social do Município de Salvador (SEMUR)

Sr. João Jorge, Presidente da Fundação Cultural Palmares

Sra. Ieda Leal, Secretária do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Sra. Angela Guimarães, Secretária da SEPROMI

Dra. Natalia Kanem, Diretora Executiva do UNFPA

Sr. Luis Eduardo Batista, Chefe da Assessoria de Equidade Racial, Ministério da Saúde

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia - FMB/UFBA

Largo Terreiro de Jesus, s/n Pelourinho

Salvador, BA

Termos e políticas

Sobre o produtor

Instituto Afrolatinas

O Instituto Afrolatinas é uma organização de mulheres negras que desenvolve ações transversais a partir da educação, das artes, da cultura e da comunicação. Atuamos para articular e fortalecer diferentes saberes: nas artes, na academia, na rua, em casa, na escola, no chão de fábrica, na comunicação, nos movimentos sociais. Acreditamos no papel cidadão, político, econômico, inclusivo e inventivo da educação, das artes e da cultura, diante das transformações que o mundo necessita.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora