Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

Dia das Crianças no MCI: Oficina de Criação de Petecas, com Jaxuká Mirim

Eventos para você

Dia das Crianças no MCI: Oficina de Criação de Petecas, com Jaxuká Mirim

12 out - 2024 • 10:00 > 12 out - 2024 • 12:00

Evento encerrado

Dia das Crianças no MCI: Oficina de Criação de Petecas, com Jaxuká Mirim

12 out - 2024 • 10:00 > 12 out - 2024 • 12:00

Evento encerrado

Descrição do evento

Inscrições de 5 a 12 de outubro ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro).

Em atividade para o público infantil celebrar o Dia das Crianças, Jaxuká Mirim ensinará os participantes a criarem petecas a partir de técnicas e materiais utilizados pelos Guarani. Podem ser constituídas de fibras naturais, como cascas de bananeira e palhas de milho, penas e podem ou não apresentar enchimentos.

Com variações na forma do brincar, a peteca está presente em diversas culturas de povos originários da América Latina e desempenha um papel importante na sociabilidade. A peteca até hoje gera curiosidade e a experimentação no jogo, além de criar situações lúdicas que a tornaram muito apreciada na cultura brasileira.

Sobre Jaxuká Mirim
Mulher indígena do povo Guarani Nhandeva, é membro do Conselho Aty Mirim, representando a Tekoa Yvy Porã - Terra Indígena do Jaraguá. Participou da oficina conduzida por Tamikuã Txihi, que resultou na exposição “Mymba’i - pedindo licença aos espíritos, dialogando com a Mata Atlântica”, atualmente em cartaz no Museu. Já esteve presente em nossa programação em rodas de conversa sobre saberes da cosmologia Guarani, como ministrante de oficina de artesanato, e, na abertura da exposição “Hendu Porã’rã”, representando sua cultura por meio da culinária tradicional.

Data: 12/10/2024
Local: Museu das Culturas Indígenas (R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca - São Paulo/SP)
Horário: das 10h às 12h
Vagas: 20 (vinte)
Entrada: gratuita
Classificação: Livre
Informações: (11) 3873-1541 ou contato@museudasculturasindigenas.org.br

Observações:
- as inscrições serão realizadas de 5 a 12 de outubro ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro);
- ao adquirir mais de um ingresso, no campo “Informação do participante”, preencha com nome e e-mail correspondentes à pessoa que utilizará o ingresso;
- com exceção de crianças de colo, com até 24 meses incompletos, todas as pessoas necessitam de ingresso, respeitando a quantidade de vagas disponíveis;
- para sua comodidade, aconselhamos chegar com antecedência de 30 minutos do horário da atividade;
- a entrada de crianças com até 11 anos só é permitida se acompanhada de uma pessoa responsável maior de 18 anos, que deverá estar sempre presente;
- é proibida a circulação com bolsas grandes, mochilas ou sacolas nas áreas internas do Museu (3º ao 7º andar). Disponibilizamos guarda-volumes na Recepção, no térreo, com acesso limitado. Bolsas de amamentação ou bolsas com medicação são exceções permitidas.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Museu das Culturas Indígenas

Rua Dona Germaine Burchard, 451 Água Branca

São Paulo, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Museu das Culturas Indígenas

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.