Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Debate: Justiça intergeracional e neurodivergência em contextos de desastres

Carregando recomendações...

Debate: Justiça intergeracional e neurodivergência em contextos de desastres

27 mar - 2026 • 19:00 > 27 mar - 2026 • 21:30

Evento encerrado

Debate: Justiça intergeracional e neurodivergência em contextos de desastres

27 mar - 2026 • 19:00 > 27 mar - 2026 • 21:30

Evento encerrado

Descrição do evento

Desastres não são iguais para todos: por que precisamos falar de justiça intergeracional e neurodivergência nas emergências climáticas?

Eventos climáticos extremos têm se tornado cada vez mais frequentes e intensos no Brasil, evidenciando desafios profundos para a proteção social em situações de emergência. No entanto, os desastres não afetam todas as pessoas da mesma forma.

Crianças, adolescentes e pessoas neurodivergentes podem enfrentar barreiras adicionais em contextos de crise e abrigamento — desde dificuldades de comunicação e adaptação sensorial até a ausência de estratégias institucionais preparadas para acolher diferentes formas de percepção, interação e cuidado.

Diante desse cenário, torna-se fundamental ampliar o debate sobre justiça intergeracional e sobre a inclusão da neurodivergência nas políticas de gestão de riscos e desastres, incorporando essas dimensões na preparação, resposta e reconstrução após eventos extremos.

Este encontro propõe um espaço de reflexão e diálogo entre pesquisadores, gestores públicos, profissionais das políticas sociais, organizações da sociedade civil e pessoas interessadas no tema, buscando contribuir para respostas públicas mais inclusivas, sensíveis às diferenças e comprometidas com a garantia de direitos.

O debate dialoga com aprendizados decorrentes do desastre climático ocorrido no Rio Grande do Sul em abril e maio de 2024, a partir de entrevistas e análises realizadas pelo Projeto Guris – Pelo Direito a Abrigos Seguros.

Durante o evento, será também apresentado o e-book “Justiça intergeracional em contextos extremos: perspectivas a partir da situação de abrigamento no desastre de abril/maio de 2024 no Rio Grande do Sul”, que reúne reflexões e evidências produzidas ao longo da pesquisa.

 

Data: 27 de março de 2026
Horário: 19h

Local / formato: Av. João Pessoa, 943. Porto Alegre

 

Inscrição

A participação é gratuita, mediante inscrição na plataforma do evento.
As vagas são limitadas.

Evento gratuito e aberto ao público interessado no tema.

 

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Fundação Ecarta

Avenida João Pessoa, 943

Porto Alegre, RS

Termos e políticas

Sobre o produtor

Projeto Guris

Projeto Guris é uma iniciativa de docentes, pesquisadoras, apoiadas pela Fundação José Egydio Setubal/SP e pelo Grupo de Pesquisa Redução de Risco de Desastre Social – RRDS/UNIFESP, na realização de um diagnóstico situacional sobre o impacto do evento extremo do mês de abril/maio de 2024 nas condições de vida e garantia de direitos de direitos crianças e adolescentes típicos e neurotípicos do RS, visando fortalecer o aprimoramento da legislação brasileira.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.