Dabliu Canta Milton: cantor curitibano faz homenagem a ícone da MPB, no Paiol
O músico volta aos palcos para encarar o maior desafio de sua carreira até aqui: interpretar Milton Nascimento, um dos maiores cantores da história do Brasil.
O cantor e compositor curitibano Dabliu fará uma apresentação inédita no Teatro Paiol, no dia 1º de novembro. O músico vai apresentar o espetáculo Dabliu Canta Milton: Tudo Será Como Antes, onde vai apresentar um repertório de interpretações das músicas que marcaram a carreira de Milton Nascimento.
Com direção musical de Lucas Abreu (vozes, percussão eletrônica e programações) e acompanhado dos músicos Bogdan Skorupa (vozes e trompete) e William Claro (vozes, violão e guitarra), Dabliu comanda a locomotiva do caminho de ferro chamado Brasil.
“Sei que nada será como antes, amanhã...” cantou Milton Nascimento em seu aclamado Clube da Esquina em 1972, cheio de esperança e inspirado pelo poder do amor e da amizade. Ninguém seria capaz de imaginar que o Brasil de 50 anos depois carregaria tantas marcas da colonização, da liberdade castrada, do preconceito social e racial e da desigualdade. É abraçado por essa história tão real quanto desanimadora que Dabliu – que também é doutor em Economia e professor universitário - traz ao palco o espetáculo.
O ponto de partida é 1942: ano em que Milton nasceu, no Rio de Janeiro, e o Brasil entrou oficialmente na Segunda Guerra Mundial. O apito inicial do trem traz não apenas a história de um menino que viria a se tornar um dos maiores compositores da música brasileira, mas também de um país que vivia tensões políticas, desigualdade social e transformações profundas.
O percurso segue pelas décadas, passando por estações marcadas por golpes, pela resistência artística contra a censura, pela redemocratização e pelas lutas por liberdade e justiça social. Fatos que poderiam se referir há 50 anos, mas que, infelizmente, são também bastante atuais. Em cada parada, músicas como “Travessia”, “Maria, Maria”, e “Nada Será Como Antes” se tornam relatos sonoros da nossa história.
Além do passeio pelo repertório de toda a carreira de Milton Nascimento, Dabliu mistura as canções de seus três álbuns, “Sobre os Ombros de Gigantes”, “Ilha Desconhecida” e “Ares” às clássicas e inesquecíveis “Ponta de Areia” e “Canção da América”, que contam a história do Brasil entre moças, flores, janelas e quintais, mostrando que precisa ser de todos nós essa estranha mania de ter fé na vida.
Dabliu, professor do tempo
O artista de Curitiba carrega em sua trajetória uma mistura de arte e ciência. Palestrante, Dabliu lançou em 2024 o espetáculo Meus Sentidos da Vida, onde encantou o público com uma apresentação única que misturou seu conhecimento acadêmico com música.
Segundo sua pesquisa, as pessoas possuem apenas 21,7% do tempo de vida para gastar com o que quiser, pois o restante do tempo é investido em dormir, comer, trabalhar e estudar. O evento lotou a mesma casa que agora abrigará o show Dabliu Canta Milton: Tudo Será Como Antes e foi um sucesso de crítica na imprensa local.
O músico também é escritor, com mais de cinco obras literárias, entre contos, romances e economia. Dabliu lançou em 2025 o livro Mill Sentidos Da Vida, pela editora Alta Books, reconhecida como uma das maiores do segmento.
Dabliu Canta Milton: Tudo Será Como Antes
O espetáculo de novembro promete reunir um grande público no Teatro Paiol. A obra inédita marca um novo momento na carreira de Dabliu, que, pela primeira vez, vai fazer uma apresentação inteira inspirada no trabalho de outro artista.
“Desde muito pequeno eu escuto Milton Nascimento, em especial o Clube da Esquina. Suas letras profundas com seu olhar único sobre a realidade do Brasil, em especial das pessoas pretas e periféricas, sempre foi uma inspiração para mim”, conta o cantor.
“Os ensaios já estão acontecendo desde maio e tem sido um desafio tremendo mergulhar no repertório do iceberg Milton Nascimento. Suas músicas possuem uma riqueza e uma profundidade que, quanto mais você se aproxima, ficam ainda maiores. É uma responsabilidade tremenda homenagear esse artista e estou me entregando de corpo e alma para isso”, declara Dabliu.
Quando questionado sobre o motivo do nome, o cantor conta que a inspiração veio da música “Nada será como antes”, lançada em 1972. “Sei que nada será como está, amanhã ou depois de amanhã, resistindo na boca da noite um gosto de sol”, diz a música. E é nesse ímpeto que o show se dá, com representações das notícias que tomaram os jornais da época. Mas, para Dabliu, ao contrário do que diz a letra original, tudo tende a se repetir, como um ciclo histórico e, de certa forma, inevitável.
SERVIÇO:
Dabliu Canta Milton: Tudo Será Como Antes
Quando: 01 de novembro de 2025
Horário: 19h
Local: Teatro Paiol – R. Cel. Zacarias, 51 – Prado Velho, Curitiba-PR