22 out - 2019 • 19:40 > 14 nov - 2019 • 22:00
22 out - 2019 • 19:40 > 14 nov - 2019 • 22:00
Aprenda através de exercícios práticos a criar projeções mapeadas para dança e performances, ações de marketing e eventos corporativos com o software mais utilizado da área: o Resolume Arena.
Terças e Quintas-feiras de 10/09 a 03/10 das 19:40 às 22:00.
No Espaço Pândega - Rua Barão de Campinas 699 (Campos Elíseos, São Paulo - SP)
Inscrições até 22/10
Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=fDOZ7H0phxU&feature=youtu.be
As projeções mapeadas – videomapping no termo original – surgiram nos anos de 1980 a partir de um panorama midiático de evolução exponencial de tecnologias de projeção de vídeo. Suas aplicações na indústria do entretenimento e no mercado de eventos corporativos se popularizaram na virada do milênio, período no qual os primeiros softwares dedicados a operação ao vivo de projeções começaram seu desenvolvimento, superando em poucos anos os métodos analógicos ou semi-digitais empregados anteriormente. O Resolume chegou ao mercado em sua primeira versão (Resolume Avenue) em finais dos anos 2000, com funcionalidades para operação de vídeo ao vivo visando VJs e DJs de clubes noturnos, shows e festas – muitos dos quais se utilizavam de projeções e telas de Led em suas composições de palco. Poucos anos depois, o Resolume Arena foi lançado para permitir funcionalidades avançadas em manipulação de imagens em movimento ao vivo, visando também a operação e o mapeamento de multitelas, telas de conferências e eventos corporativos, projeções sobre fachadas de prédios, domos, planetários, ambientes de imersão 360 graus, etc. Em 2018 o Resolume Arena chega a sua sexta versão como o software mais utilizado no mercado brasileiro em projeções corporativas e VJing. Sua interface amigável e sua comunidade on-line numerosa e ativa o levaram a quase onipresença entre empresas especializadas. Cursos de capacitação, no entanto, ainda são raros e dificilmente se fundamentam nas práticas correntes desse mercado. O curso de Videomapping com Resolume Arena extraiu sua metodologia a partir dessa percepção. Ao longo dos oito encontros serão propostos oito pequenos projetos de Video Mapping executados como exercício prático. Dessa maneira, os alunos são convidados a compreenderem a plataforma a partir da ação e da resolução de problemas reais enfrentados no mercado. Entre os exercícios propostos, projeção em telas de formato irregular, telas tridimensionais, telas formadas por mais de um projetor, blend de dois projetores, projeção mapeada com input de vídeo ao vivo, operação com controladores midi e joysticks, projeção em película de vidro e retro-projeção e operação de efeitos ao vivo, contemplando nas aulas todas as etapas de um video mapping, da montagem dos projetores e conectores ao resultado final. O curso é indicado tanto a VJs com interesse em aprimorar suas performances quanto para profissionais do mercado corporativo e de eventos.
AULA I – PROJEÇÕES EM TELAS IRREGULARES (2H)
Uma das funcionalidades do Resolume Arena é a de criar máscaras capazes de direcionar a projeção a preencher uma tela de formato irregular: um fundo de palco triangular ou uma superfície em formato de logomarca, por exemplo. Através da manipulação das ferramentas do software, um projetor que usualmente gera apenas imagens retangulares pode ser utilizado para projetar sobre superfícies de qualquer formato com total precisão, adequando a projeção às dimensões desejadas sem deixar sobras.
AULA II – PROJEÇÕES EM TELAS TRIDIMENSIONAIS (2H)
A principal diferença entre o Resolume Arena e seu predecessor, o Resolume Avenue, é a capacidade de operar mais de um output simultâneo, gerando imagens compostas por diversos projetores. Dessa maneira é possível manipular projeções em telas volumétricas, como domos, cicloramas, panoramas, planetários, ambientes imersivos, fundos de palco ou até mesmo fachadas de prédios e esculturas.
AULA III – BLEND: CRIANDO TELAS COM MAIS DE UM PROJETOR (2H)
Uma das principais fucnionalidades do Resolume Arena é a criação e manipulação de áreas de transição entre as imagens de um projetor e de outro, gerando a ilusão de continuidade, sem divisórias, efeito conhecido como Edge Blending. O bom gerenciamento de áreas de blend é fator decisivo no acabamento de uma projeção mapeada, diferenciando um trabalho amador do profissional.
AULA IV – PROJEÇÃO MAPEADA COM INPUT DE VÍDEO & CONTROLADORES (2H)
O Resolume Arena não apenas gera Outputs mas também recebe Inputs de vídeo através de placas de captura. Eles permitem ao software a gerência e projeção de imagens de uma câmera, de uma mesa de corte de vídeo, do notebook de um palestrante ou de um equipamento de videoconferência, por exemplo. Em projeções para eventos corporativos, é comum que o fundo do palco seja composto por múltiplos projetores, de modo que as telas se alternem entre a imagem de um cenário virtual e as imagens de vídeo ao vivo geradas no auditório. A composição entre o cenário virtual e imagens ao vivo é realizada pelo sistema de Inputs do Resolume Arena. Para facilitar operações complexas, são utilizados frequentemente controlodaores (MIDI ou OSC) adaptados para disparar vídeos e efeitos.
AULA V – EFEITOS AO VIVO (2H)
O Resolume Arena oferece uma biblioteca de efeitos de manipulação de imagem que podem ser controlados durante a operação: no caso de uma tela de fundo de palco, por exemplo, a paleta de cores do cenário virtual pode ser alterada ao vivo a partir do uso de efeitos como o Color Correction. No caso de uma projeção em show ou festa, o efeito de Strobe Light pode sobrepor aos vídeos uma aparência de luz de casa noturna, podendo-se sincronizar a frequência do strobo à velocidade da música tocada no ambiente. Além da biblioteca embutida ao software, novos efeitos criados pela comunidade global de usuários do Resolume são lançados diáriamente, podendo ser incorporados ao programa de acordo com a necessidade do VJ.
AULA VI – PROJEÇÃO EM VIDRO, RETRO-PROJEÇÃO E TELAS ALTERNATIVAS (2H)
Entre as aplicações de vanguarda do Resolume Arena estão os campos da Video Art e da New Media Art, nos quais projeções em superfícies pouco usuais como árvores, ruínas de construções ou dunas areia criam ilusões espectrais, problematizando as relações do homem e sua tecnologia com a natureza. No campo do Marketing Direto, vitrines interativas, com projeções sobre películas de vidro, transformam o visual e as funcionalidades do varejo nos grandes centros de compras. Em festas e shows imagens lançadas sobre a fumaça artificial aludem a formas holográficas a partir dos raios de um projetor. O Cinema ao Vivo e o Cinema Expandido transfiguram as ruas da cidade em uma grande tela. Para todos esses efeitos, o Resolume Arena oferece uma solução em operação.
AULA VII – REVISÃO – INTERFACE DO USUÁRIO (2H)
As últimas duas aulas do curso oferecem uma revisão de um dos principais aspectos abordados nos exercícios, a Interface de Usuário do Resolume Arena, ou seja, seus menús, abas, workflow, timelines, opções de salvamento, importação e exportação de diversos formatos de vídeo, organização de codecs, efeitos, ferramentas, etc. O domínio dessa interface traz segurança ao profissional no momento da operação ao vivo.
AULA VIII – REVISÃO – INTERFACE DO USUÁRIO II (2H)
Uma revisão essencial: a técnica de Edge Blending, a mais compexa das operações do Resolume Arena e principal diferencial no mercado. O domínio sobre a área de Blend para telas compostas por mais de um projetor exige técnica e prática. Por isso a última aula do curso visa fixar a técnica e aprimorar a prática anteriormente apresentadas na Aula III, sanando quaisquer possíveis dúvidas e possibilitando ao aluno um maior contato com os problemas usuais – e suas respectivas soluções – na aplicação dos Blends.
Carga Horária Total: 16h
Não é obrigatório o uso de notebooks por parte dos alunos. Todos os materiais para os exercícios serão forncecidos pelo Espaço Pândega.
Não é necessária experiência prévia em videomapping.
Dúvidas (whatsapp): 11 97530-2541
Rua Barão de Campinas, 699 Campos Elíseos
São Paulo, SP
Ivan Soares
O Orientador: Ivan Soares Ivan Soares é formado em Cinema pela Universidade Estadual do Paraná. Iniciou sua carreira no mercado de computação gráfica e vídeo-projeções em 2009, em Curitiba, através de trabalhos em parceria com a empresa Tween Design. Em 2012 assumiu a direção de vídeo do Teat(r)o Oficina, considerado pelo jornal britânico The Guardian como melhor teatro do mundo, onde implantou premiado sistema de projeções mapeadas. Cases em: https://www.youtube.com/watch?v=oM6KdRBxHYo
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.