OBJETIVOS
Preparar o participante para a organização da documentação empresarial, com metodologia de organização, que atenda as necessidades de localização rápida dos documentos arquivados, destacando a diferença de “arrumar o arquivo” limitam-se os resultados e “organizar o arquivo” os resultados são garantidos e satisfatórios.
PÚBLICO ALVO
Recomendamos este curso para os profissionais, que tem a responsabilidade de organização de documentos, e, os que ainda não tenham participado de cursos nesta área.
INSTRUTOR
Juan Cacio Peixoto
Bibliotecário pela Universidade Federal do Espírito Santo / UFES.
Especialização em Organização de Arquivos / USP.
Experiência em Arquivologia, Biblioteconomia e Documentação.
Cursando Mestrado em Estudos do Patrimônio na Universidade Aberta de Portugal | UAB
Tem desenvolvido importantes projetos nessas áreas para empresas de diferentes portes, na organização de Arquivo.
PROGRAMA
1- Introdução aos estudos de Arquivo
A Informação, o Documento e o Arquivo;
O Arquivo, a Biblioteca e o Museu: objetivos e finalidades;
Fases do Arquivo: Ativo/Corrente, Intermediário, Inativo e Histórico;
Profissão de Arquivista e funções do Auxiliar de Arquivo.
2 – Metodologia de organização
2.1– Metodologia de organização
Situação atual da documentação;
Avaliação em acervos acumulados;
Volume de documentos;
Métodos de arquivamento.
2.2- Elaboração de Tabela de Temporalidade Documental/TTD
Critérios de elaboração da TTD;
Prazo de guarda dos documentos;
Eliminação de documentos;
Atualização da Tabela.
2.3- Critérios de organização dos documentos
Seleção e avaliação de documentos;
Classificação e Ordenação: metodologia;
Recuperação da Informação: Índice de Arquivo;
Seleção do assunto.
3- Novas tecnologias a serviço do Arquivo
A informática como ferramenta de trabalho;
Microfilmagem: Conceitos e utilização;
Digitalização de documentos.
4- Metodologia e recursos
Aulas Expositivas – participativas;
Apresentação de exemplos;
Estudo de caso.