06 set - 2022 • 19:00 > 27 set - 2022 • 19:00
06 set - 2022 • 19:00 > 27 set - 2022 • 19:00
O aparelho e as imagens técnicas na comunicologia de Vilém Flusser
com Rodrigo Maltez Novaes
6, 13, 20 e 27 de setembro (novas datas)
terças, das 19h às 21h presencial
4 aulas, R$ 120
45 vagas
SINOPSE
O curso propõe um olhar mais aprofundado sobre a questão da imagem técnica e do aparelho na obra de Vilém Flusser. Para isso, investiga as três principais fases de sua produção filosófica, visando trazer à tona as vertentes fundamentais de seu pensamento, e com isso fazer uma análise, ao final dos encontros, de nossa situação atual em relação aos principais meios de comunicação e às possíveis (r)evoluções culturais de hoje. Os encontros serão guiados por leituras em classe de trechos dos textos de Vilém Flusser, seguidos de debate.
Este curso não exige conhecimento prévio acerca dos temas que serão abordados. Estudantes, professores e maiores de 60 anos tem 50% de desconto em todos os cursos, mediante apresentação de documento comprobatório no dia do evento.
Evento com interpretação em Libras de acordo com a necessidade dos participantes.
PROGRAMA
1. Abstrato vs concreto
- Epistemologia como processo de adequação, a partir de Tomás de Aquino – veritas adaequatio intellectus ad rem.
- Modelos: transcendente vs imanente – do medieval ao moderno ao pós-moderno.
- Do intelecto divino ao intelecto humano.
2. Símbolo
- Signo vs sintoma: signos que fingem ser sintomas.
- Relação casual vs causal – significados aleatórios (cultura) vs significados fixos (natureza).
- Imagens técnicas, crise da verdade e do real.
3. Pós-história
- A emergência do aparelho como modelo neotranscendente (não mais o humano como modelo imanente).
- Quando o abstrato se torna mais concreto do que o concreto – fenômenos ao mesmo tempo concretos e abstratos.
- Imagens que geram história ao invés de registrar história – inversão dos vetores de significado.
4. (R)evoluções culturais
- Estamos presenciando uma (r)evolução de modelos?
- A emergência de uma era neotranscendente?
- Transcendência através da tecnologia digital?
PROFESSOR
Rodrigo Maltez Novaes é artista plástico, tradutor e editor. Trabalhou na reorganização geral do Arquivo Flusser de Berlim, onde foi pesquisador residente (2009-2014), e é um dos responsáveis por sua digitalização integral, projeto feito em parceria com a PUC-SP e a Fapesp. Traduziu e editou diversas obras de Flusser do português para o inglês, para editoras como a Stanford University Press e University of Minnesota Press. Atualmente edita e co-organiza a coleção Biblioteca Vilém Flusser para a editora É Realizações. Vive e trabalha em São Paulo.
Imagem de divulgação do curso: Vilém Flusser ministra aula no Prédio 1 da FAAP em 1974. © Acervo Rubens Fernandes Junior/Annual Report FAAP. [SOBRE CLÁSSICOS] Esta série de cursos visa ao estudo da obra de fotógrafos ou críticos que tiveram importância vital na história da fotografia.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesAvenida Paulista, 2424 Bela Vista
São Paulo, SP

Instituto Moreira Salles
O Instituto Moreira Salles está presente em Poços de Caldas, Rio de Janeiro e São Paulo. Seu importante acervo está distribuído em quatro áreas: Fotografia, Música, Iconografia e Literatura. O IMS organiza e recebe em seus centros culturais exposições, promove mostras de cinema e espetáculos musicais, publica catálogos de exposições, livros de fotografia, literatura e música e duas revistas, ZUM e serrote. O acesso aos centros culturais e a várias de suas atividades é gratuito.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.