De 21 de março de 2026, às 09h00; até 25 de abril de 2026, às 12h00.
De 21 de março de 2026, às 09h00; até 25 de abril de 2026, às 12h00.
Formação Prática: Jogos Cooperativos e Intencionalidade no SUAS
[ SOBRE O CURSO ] Como criar vínculos reais e promover a transformação social em territórios marcados pela vulnerabilidade? Na Assistência Social, muitas vezes a palavra falada não é suficiente para alcançar a complexidade das relações e das vivências dos usuários. É preciso agir, interagir e vivenciar.
Esta formação intensiva convida profissionais do SUAS a repensarem o lúdico. Muito além do passatempo ou da recreação, o jogo cooperativo será abordado como uma poderosa ferramenta de intervenção técnica. Entendendo o espaço lúdico como uma arena de pluralidade e ação humana, o curso explora o encontro dialógico entre os sujeitos, promovendo a alteridade e o reconhecimento do outro.
Os participantes aprenderão a utilizar jogos e dinâmicas para fortalecer laços, facilitar processos de justiça restaurativa, trabalhar a resolução de conflitos e garantir a inclusão nos serviços de Proteção Social Básica (PSB) e Especial (PSE).
[ METODOLOGIA ] Vivencial e Teórica (Aprender Fazendo). Acreditamos que a teoria ganha vida na prática. Cada encontro será uma imersão onde os alunos experimentarão os jogos no próprio corpo para, em seguida, refletirem sobre a intencionalidade técnica, o planejamento e o processamento (debriefing) de cada dinâmica. Todas as aulas oferecerão um novo repertório de jogos aplicáveis à realidade dos CRAS, CREAS, Centros Pop e OSCs.
[ PÚBLICO-ALVO ] Assistentes Sociais, Psicólogos, Pedagogos, Educadores Sociais, Orientadores Sociais, Coordenadores e demais profissionais que atuam na rede socioassistencial e organizações do terceiro setor.
[ CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (6 Módulos de 3h) ]
Módulo 1 (21/03): O Jogo, o Território e a Política Nacional de Assistência Social A diferença entre recreação e ação socioeducativa. Competição vs. Cooperação na construção de comunidade.
Módulo 2 (28/03): O Corpo no Mundo – Expressão, Presença e Alteridade A linguagem não verbal, o corpo como território de vivência e os cuidados éticos no contato físico.
Módulo 3 (04/04): Intencionalidade na Proteção Social Básica (PSB) Jogos para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e PAIF. Intergeracionalidade e pertencimento.
Módulo 4 (11/04): Intencionalidade na Proteção Social Especial (PSE) O jogo como espaço seguro e restaurativo para a ressignificação de vivências. Limites, frustração e reconstrução de projetos de vida.
Módulo 5 (18/04): Inclusão Radical – Jogos para Todos Adaptação de atividades para garantir a participação plena, fomentando a alteridade e o respeito à diversidade e às neurodivergências.
Módulo 6 (25/04): Planejamento, Execução e Processamento Como estruturar o ciclo da atividade (aquecimento, jogo, reflexão). A arte de fazer as perguntas certas no pós-jogo e como registrar a evolução no prontuário.
[ INFORMAÇÕES IMPORTANTES ]
Início: 21 de março de 2026
Dias e Horários: Sábados, das 09h00 às 12h00
Carga Horária Total: 18 horas com emissão de certificado
Vagas: Limitadas para garantir a qualidade das dinâmicas vivenciais.
Recomendação: Venha com roupas confortáveis, pois as aulas terão intensa movimentação prática!
Garanta sua vaga e transforme sua prática no SUAS através do poder do encontro e do brincar!
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Doutor Quirino, 1856 Centro
Campinas, SP

CEI Padre Santi Capriotti
Somos uma organização que a quase quatro décadas procura inovar na metodologia de trabalho para promover a inclusão social e a garantia de direitos das pessoas com deficiência. Temos compromisso com a transparência, com o futuro e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos. Com uma equipe de 86 funcionários contratados CLT, 4 microempreendedores e 15 voluntários, atendemos mais de 600 indivíduos entre pessoas com deficiência, idosos e crianças em situação de vulnerabi
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.