Fale com o produtor

Curso ENTRE O HUMOR E O HORROR por Marcelo Janot

01 set - 2026 • 18:00 > 23 set - 2026 • 19:00

Evento Online via Zoom
Parcele em até 12x

Curso ENTRE O HUMOR E O HORROR por Marcelo Janot

01 set - 2026 • 18:00 > 23 set - 2026 • 19:00

Evento Online via Zoom
Parcele em até 12x

Descrição do evento

Curso ENTRE O HUMOR E O HORROR 

por Marcelo Janot

 

Online e ao vivo pelo Zoom (o link é enviado por e-mail no dia da aula)

TURMA 1 - Terças: 1, 8, 15 e 22 de setembro, de 18h às 20h*

TURMA 2 - Quartas: 2, 9, 16 e 23 de setembro, de 19h às 21h*

 

* As aulas serão ao vivo, mas a gravação fica disponível por dois meses para quem estiver matriculado e não conseguiu assistir. É possível trocar de turma quando não puder assistir em sua turma original. 

 

Parte do valor arrecadado será doado à Casa de Apoio à Criança com Câncer São Vicente de Paulo (conheça e colabore: casaapoiocancer.org.br)

 

EMENTA

Até onde é possível rir diante de acontecimentos históricos marcados pela violência e pelo extermínio? Ao abordar filmes que utilizam a comédia, a farsa e a fantasia para tratar de temas como o nazismo e o Holocausto, o curso ENTRE O HUMOR E O HORROR propõe uma reflexão sobre os limites éticos do riso e sua capacidade de desmontar mitos e criar novas formas de olhar para o passado.


Na primeira aula, SER OU NÃO SER (1942), de Ernst Lubitsch, e sua refilmagem SOU OU NÃO SOU (1983), de Alan Johnson, permitem observar como a comédia pode se transformar em instrumento de resistência diante do totalitarismo. A comparação entre os dois filmes revela também como o contexto histórico modifica a percepção do humor, já que aquilo que era uma provocação realizada durante a própria guerra ganha novos sentidos décadas depois. Na segunda aula, em A VIDA É BELA (1997), de Roberto Benigni, e TREM DA VIDA (1998), de Radu Mihaileanu, a rotina no campo de concentração e uma tentativa mirabolante de fuga servem para discutir, pelo viés da fantasia, o instinto de sobrevivência e a representação do trauma.


Na terceira aula, veremos como três filmes tão diferentes como PRIMAVERA PARA HITLER (1967), de Mel Brooks, BASTARDOS INGLÓRIOS (2009), de Quentin Tarantino, e JOJO RABBIT (2019), de Taika Waititi, desconstroem o mito nazista, transformando a tirania em objeto de ridicularização. Por fim, na quarta aula, ELE ESTÁ DE VOLTA (2015), de David Wnendt, e MEU VIZINHO ADOLF (2022), de Leon Prudovsky, nos levam a perceber, pelo viés da comédia, o que acontece quando Hitler deixa de ser apenas uma figura histórica e volta a ocupar o imaginário contemporâneo, alertando para a banalização da imagem do ditador e o recrudescimento de ideias extremistas.

 

PS. Os alunos matriculados receberão um link de acesso aos filmes, com intuito didático, além da gravação da masterclass sobre O GRANDE DITADOR (1940), de Charles Chaplin, ministrada dia 19.8.




Sobre o professor:

Marcelo Janot é crítico de cinema do jornal O Globo desde 2006, editor do website Criticos.com.br, professor de cursos livres de cinema, diretor e roteirista da série "Na Trilha do Som", disponível no Curta On/Prime Video. É autor do livro “Revisão Crítica” (Autografia). Formado em jornalismo pela PUC-Rio, foi repórter e crítico de cinema do Jornal do Brasil por seis anos. Foi presidente, entre 2003 e 2006, da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro. Como membro da FIPRESCI, a federação internacional dos críticos, presidiu o júri da crítica no Festival de Cannes de 2024 e foi jurado também em Veneza, Berlim, Rotterdam, Havana e San Sebastián, entre outros. Na TV, trabalhou por oito anos como crítico e comentarista do canal Telecine Cult e em 2025 apresentou o Cineclube Futura, no canal Futura. Foi colunista do programa Revista do Cinema Brasileiro, na TV Brasil, e apresentador do programa Tela Aberta (MultiRio), exibido na TV Bandeirantes. No rádio, foi colunista de cinema da Rádio Sul America Paradiso e roteirista e apresentador do programa Identidade Brasileira, na Globo FM.

 Contato: [email protected]

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Marcelo Janot Cursos

Marcelo Janot é crítico de cinema do jornal O Globo desde 2006, editor do website Criticos.com.br e professor de cursos livres de cinema. Informa;cões completas na descrição do evento. Contato: [email protected]

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.