SERGIO MARSHALLMaestro - Coreógrafo - Ensaiador
Nasceu em Porto Alegre/RS/Brasil, iniciando seuus estudos de Ballet Clássico com Dona Marina Fedossejeva, aluna e discipula direta da grande pedagoga do Ballet Clássico Agrippina Vaganova, tendo posteriormente, ainda em sua cidade natal, estudado com Walter Arias e Tony Petzhold.
Após 2 anos de estudos, ingressou ao Balé Teatro Guaíra de Curitiba, a través de audição, como bailarino estagiário, período em que estudou e trabalhou diretamente com Carlos Trincheiras, Jair Moraes e Isabel Santa Rosa.
Nessa mesma época, participou do Primeiro Concurso de Ballet e Coreografia do Brasil, organizado pelo CBDD – Conselho Brasileiro da Dança - em 1982, onde ganhou os seguintes prêmios:
1º Lugar Masculino Categoria Solo Clássico; Destaque do Concurso;
Bailarino Revelação - Troféu Tadheu Morozovsky;
Troféu Projeto Aquarius oferecido pelo Jornal O Globo como Destaque da Dança naquele ano.
A partir de então é convidado integrar o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, participando de todas as montagens do repertório da companhia, e dançando os Primeiros Papeis de Destaque nas seguintes obras:
Don Quijote;
Gabriela;
La Fille Mal Gardée; Coppelia;
O Quebra Nozes;
Floresta Amazônica;
Giselle.
Nas montagens de Coppelia e La Fille Mal Gardée, revezava os papeis principais com a estrela Julio Bocca, que actuava como bailarino convidado. Permaneceu na companhia carioca por 3 anos, período no qual teve a oportunidade de trabalhar com nomes como Tatiana Leskova, Aldo Lotufo, Desmond Doyle, Dalal Achcar, Jorge Siqueira, Jane Blauth, Sir Peter Wright, Eugenia Feodorova, Richard Cragun, Marcia Haydèe entre outros.
Nesse período esteve também aprimorando sua formação técnica e artística la Ecole-Atelier Mudra, escola dirigida pelo coreógrafo Maurice Béjart na cidade de Bruxelas, Bélgica. Passado esse período, optou por deixar o Rio de Janeiro, partindo para São Paulo para integrar o icônico Ballet Stagium.
Nessa companhia, teve a oportunidade de vivenciar intensamente a rotina de viagens e espetáculos por todo o Brasil e Latino América, realizando cerca de 200 performances anuais de um grande e diversificado repertório desenvolvido pelo coreógrafo Décio Otero, e dirigido pela grande Dama da dança brasileira, Marika Gidali.
Depois de outros 3 anos com o grupo, partiu para Suíça, para mais um período de aperfeiçoamento na Ballettschule Opernhaus Züerich, em Zurique.
Retornando a Brasil, atua durante um ano novamente no Balé Teatro Guaíra, agora como Primer Solista, trabalhando ainda sob a direção de Carlos Trincheiras, gançando obras de Milko Sparemblek, John Butler, Jair Moraes, entre outros.
De aí passa a integrar a Cisne Negro Cia de Dança em São Paulo, por convite de Hulda Bittencourt, bailando todo o repertório da companhia e iniciando então seu trabalho como Maïtre de Ballet, ao mesmo tempo em que seguia atuando com a função de bailarino. Paralelamente a esse projeto, toma parte da Lina Penteado Companhia de Dança, de Campinas, como bailarino e professor.
No ano de 1993 parte para Salvador para atuar no Balé do Teatro Castro Alves, sob a direção de Antônio Carlos Cardoso, viajando com o grupo em tournées por Brasil, Estados Unidos e Europa.
Regressando a São Paulo, volta a Cisne Negro Cia de Dança para coreografar sua versão do ballet Don Quixote, também atuando como Figura Principal nessa montagem como partner da bailarina Daniela Severian.
Regressa ao Rio de Janeiro após atuar em grandes companhias de dança contemporânea, para trabalhar intensamente como bailarino clássico no Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sob a direção do Étoile Jean-Yves Lormeau, onde teve a oportunidade de finalizar sua carreira como bailarino, atuando ainda por 5 anos mais sob a tutela de grandes maestros como Gilbert Mayer, Jorge García, David Wall, Elisabeth Platel, Pierre Lacotte, entre outros, solidificando assim sua formação acadêmica. Nesta oportunidade atuou em grandes obras como:
Coppelia;
O Lago dos Cisnes;
Giselle;
A Bela Adormecida;
O Quebra Nozes;
Carnaval dos Animais;
La Sylphide, versão de Pierre Lacotte;
La Sacre de Printemps, versão original de Vaslav Nijinsky; Raymonda;
Suite en Blanc; Les Noces;
Les Pressages, de Leonide Massine; Paquita;
Magnificat, de Oscar Arraiz; Shogun, de Ivonice Satie;
Grand Pas Classique, como partner de Ana Botafogo; Concerto Six Twenty Two, de Lars Lubovich;
La Fille Mal Gardée.
Nessa ocasião, bailando La Fille Mal Gardée na versão de Sir Frederick Ashton, foi nomeado ao Prêmio Mambembe, o mais importante do teatro brasileiro, por sua performance como Alain.
Ao longo de sua carreira de bailarino, também atuou em trabalhos de pesquisa coreográfica com jovens coreógrafos y grupos experimentais, unindo dessa maneira seus compromissos nas companhias profissionais com una busca por novas linguagens de movimento, proporcionada por coreógrafos inovadores.
Após sua última passagem pelo BTMRJ, começa então a focar sua carreira na atuação como Maïtre de Ballet Clássico, Ensador, Remontador e Coreógrafo. A partir de então, passa a atuar nesses cargos, como Residente ou Convidado, nas seguintes companhias:
Ballet do Teatro Trianon – RJ;
Cia de Dança Deborah Colker – RJ; Grupo Corpo – MG;
Cisne Negro Companhia de Dança – SP; Ballet da Cidade de São Paulo – SP;
Cie Gallindo – França;
Corpo de Baile da Cidade de Salto – SP; São Paulo Companhia de Dança – SP; Quasar Cia de Dança – GO;
Ballet da Cidade de Niterói – RJ;
Escola e Companhia Jovem do Ballet Bolshoi do Brasil – SC; Theatro Municipal do Rio de Janeiro – RJ.
No Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, atuou como Maïtre, Ensador y Diretor Artístico de seu Corpo de Baile.
Atualmente dedica-se majoritariamente a formação acadêmica de jovens Estudiantes. Participou, junto com Carolina Cox, sua esposa, da criação do Núcleo de Dança/RJ. É convidado de vários festivais, entre os quais, Festival de Dança de Joinville, como Professor de Ballet Clássico y Professor e Jurado de diversos festivais no Brasil e exterior.
Integra desde 2016 o corpo docente de Ballet Clássico da Academia de Ballet de Moscow del Parque del Conocimiento, em Posadas/Argentina, onde também atua como coreógrafo y Ensaiador do Ballet Juvenil de la Academia, assim como Professor Convidado do Ballet del Parque del Conocimiento.