21 jan - 2026 • 11:15 > 07 fev - 2026 • 23:45
21 jan - 2026 • 11:15 > 07 fev - 2026 • 23:45
Olá! Seja bem vinda(o) a Programação Pública da exposição Bença a Benza.
Toda a programação apresentada aqui é gratuita e você deve retirar o seu ingresso para a atividade que desejar.
O Centro de Atendimento ao Turista - Sesc Mercado das Flores apresenta a exposição Bença a Benza que reúne os registros fotográficos de cinco benzedeiras de Belo Horizonte e região metropolitana: Rainha Evelina, Mãe Josi, Ekedi Maria José, Mãe Neli e Rainha Belinha. Essas mulheres guardam a sabedoria ancestral das ervas. gestos e palavras que curam corpo e espírito.
Esse projeto, promovido pelo Sesc em Minas, busca registrar e valorizar as benzedeiras que seguem atuando em seus territórios, destacando sua importância para a formação cultural e espiritual brasileira.
Confira a programação:
Ato I: Linguagem | Palavra e Identidade
Qual a linguagem do benzimento? Como ela atravessa o tempo, os corpos e as memórias?
26/10 (domingo), 10h: Apresentação musical do coletivo Negras Autoras (Entrada livre);
08/11 (sábado), 14h: Exibição de documentário + roda de conversa com Profª Carla Ferretti e Ekedi Maria José (Entrada Livre);
29/11 (sábado), 14h: Contação de história infantil com Magna Oliveira (Entrada Livre).
Ato II: Cura | Plantas & Saúde
O saber das plantas é antigo e sagrado. Ele vem dos povos originários, saberes católicos e de África, que cultivam o cuidado com o corpo e o espírito.
13/12 (Sábado), 10h: Oficina de Aquarela Botânica com Nath Falagan (Inscrição pela Sympla);
10/01 (Sábado), 10h: Caminhada no Parque Municipal + conversa com Mãe Josi (Entrada Livre);
24/01 (Sábado), 10h e 14h: Oficina infantil com Âmyà: caminhada e modelagem em argila (Inscrições pela Sympla).
Ato III: Fé | Cuidado e Comunidade
Benzer é mais do que um gesto, é ação de fé e partilha. Neste ato, o cuidado com o outro se revela como princípio.
31/01 (Sábado), 11h: Formação sobre Memória Coletiva e Comunidades Tradicionais com Letícia Reis (Inscrição pela Sympla);
07/02 (Sábado), 09h30: Visita mediada com Pedro Piuco e Victoria Brandão (Inscrição pela Sympla);
07/02 (Sábado), 10h: Oficina de Stencil com Isa Mariah (Inscrições pela Sympla).
Todas as atividades acontecerão ou terão inicio no Sesc Mercado das Flores.
"Entrada Livre" são atividades que não necessitam de retirada de ingressos, basta chegar no horário e local indicado.
Registro, edição, conceito e projeto audiovisual: Vitú de Souza.
Sesc Mercado das Flores, Avenida Afonso Pena, 1055, Centro, Belo Horizonte/MG.
·
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesAvenida Afonso Pena, 1055 Centro
Belo Horizonte, MG
Sesc em Minas
Há mais de 70 anos, o Sesc cumpre sua missão de promover o encontro das pessoas com o bem-estar e a qualidade de vida. São encontros diários com a saúde, a educação, o turismo, o lazer, o esporte, a cultura e com as oportunidades. Se você é trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes, tem acesso a descontos especiais nos produtos e serviços do Sesc. Saiba mais em sescmg.com.br.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.