20 set - 2023 • 14:30 > 20 set - 2023 • 16:00
20 set - 2023 • 14:30 > 20 set - 2023 • 16:00
Nessa conversa Rafael Costa , pesquisador sobre Realidade Virtual e suas aplicações, apresenta suas pesquisas e trabalhos com o tema Imersões em 3D: dos documentários em Realidade Virtual ao Metaverso, integrando arte, design e tecnologia.
Na primeira parte de sua fala, ele trará exemplos de documentários em Realidade Virtual que vem pesquisando em seu doutorado no Departamento de Artes e Design da Puc-Rio, como essas experiências imersivas tem contribuído para discussões sobres temas sociais complexos e como a imersão tem afetado/alterado as aplicações.
Na segunda parte serão destacados os principais objetivos do projeto metaverso da UERJ, e como ele tem sido pensado. O MetaUERJ está sendo desenvolvido no Latic UERJ, Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação da UERJ, que cria com alunos e bolsistas produtos educativos em 360°, 3D e de realidade virtual.
Ao final serão mostrados os próximos passos focados na interação, diversão e desafios para o futuro.
Doutorando em Design pela PUC-Rio pesquisando sobre documentários em realidade virtual (RV), é mestre em Ensino pelo PPGEB-Cap UERJ, tendo como objeto da investigação o processo de utilização e desenvolvimento de aplicativos 3D de RV em salas de aula, utilizando metodologias ágeis de desenvolvimento de projetos. Possui pós-graduação em Computação Gráfica e Multimídia pela UERJ, onde também se formou em Artes.
Atualmente é Programador Visual no Laboratório de Tecnologias da Informação e Comunicação da UERJ (LaTIC), docente de Artes Visuais na Secretaria Municipal de Educação do RJ e docente de Design na Escola de Comunicação e Design Digital (ECDD-Infnet). No Latic (UERJ) atua pesquisando e desenvolvendo produtos educativos em realidade virtual e metaverso.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua do Passeio, 80 Centro
Rio de Janeiro, RJ
ESDI/UERJ
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.