Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Conversa sobre a experiência coletiva feminina do Keneya Xarabu

Carregando recomendações...
Evento encerrado

Conversa sobre a experiência coletiva feminina do Keneya Xarabu

01 mai - 2024 • 10:00 > 01 mai - 2024 • 12:00

 

Descrição do evento

Na cosmologia Huni Kuin, há um momento em que o povo faz aliança com um jacaré gigante para conseguir atravessar para o outro lado do rio, como uma ponte. Partindo desse princípio, as mulheres que integram o Keneya Xarabu (leia-se kânâiá xarabú) querem criar essa conexão entre as duas culturas (Huni Kuin e não-indígena). Ampliando visões de mundo, potencializando conhecimentos, divulgando seus artesanatos, cantos e tradições, as mulheres do Coletivo percebem ainda mais como sua cultura é valiosa.


Representantes do Coletivo vêm ao Museu das Culturas Indígenas (MCI) para conversar com o público sobre a experiência coletiva em torno das mulheres, a formação do Keneya Xarabu e o caminho experienciado até aqui, a expansão da participação para aldeias vizinhas, a articulação em rede, o aprendizado e a colaboração mútua.


Coletivo Keneya Xarabu

Fundado em 2022 por um pequeno grupo de mulheres artesãs da Aldeia Espelho da Vida, tem o objetivo de desenvolver o empreendedorismo socioambiental, incentivar e fortalecer a cultura, a arte, promover a geração de renda, autonomia, conhecimento, empoderamento e sustentabilidade financeira das mulheres Huni Kuin do Rio Humaitá, município de Feijó (Acre).


O alvo das flechas do Coletivo Keneya Xarabu é o impulsionamento do empreendedorismo das mulheres Huni Kuin, valorizando suas habilidades artesanais e promovendo a comercialização de produtos, enfatizando a importância da preservação cultural e do respeito ao meio ambiente, integrando práticas sustentáveis nas atividades.


Parte das arrecadações com as vendas de artesanatos e apresentações culturais realizadas pelas mulheres do Coletivo ajudarão na construção da Casa de Artes na Aldeia Espelho da Vida, que funcionará como sede institucional do Keneya Xarabu e será utilizada para a realização de oficinas, cursos e treinamentos, abrangendo áreas como liderança, gestão de projetos, comunicação, educação financeira e direitos humanos e indígenas, capacitando mulheres indígenas, fortalecendo suas habilidades e promovendo sua autonomia, individualmente e coletivamente. Além disso, a Casa de Artes também fortalecerá a cultura enraizada no coletivo, valorizando práticas espirituais, rituais e conhecimentos tradicionais que são preservados e transmitidos de geração em geração, sendo oportunidades para reforçar a identidade cultural e fortalecer os laços comunitários.


Data: 01/05/2024

Local: Museu das Culturas Indígenas (R. Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca - São Paulo/SP)

Horário: das 10h às 12h

Vagas: 20 pessoas

Entrada: gratuita, mediante inscrição antecipada

Classificação: Livre

Informações:

(11) 3873-1541 ou [email protected]

Observações:

- a inscrição pelo Sympla permanece disponível até às 17h do dia anterior à atividade ou esgotamento das vagas (o que acontecer primeiro);

- ao adquirir mais de um ingresso, no campo “Informação do participante”, preencha com nome e e-mail correspondentes à pessoa que utilizará o ingresso;

- com exceção de crianças de colo, com até 24 meses incompletos, todas as pessoas necessitam de ingresso, respeitando a quantidade de vagas disponíveis;

- para sua comodidade, aconselhamos chegar com antecedência de 30 minutos do horário da atividade;

- a entrada de crianças com até 11 anos só é permitida se acompanhada de uma pessoa responsável maior de 18 anos, que deverá estar sempre presente;

- é proibida a circulação com bolsas grandes, mochilas ou sacolas nas áreas internas do Museu (3º ao 7º andar). Disponibilizamos guarda-volumes na Recepção, no térreo, com acesso limitado. Bolsas de amamentação ou bolsas com medicação são exceções permitidas.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Museu das Culturas Indígenas

Rua Dona Germaine Burchard, 451 Água Branca

São Paulo, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Museu das Culturas Indígenas

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora