Comunicação consciente: estratégias eficazes para comunicação entre diferentes perfis comportamentais DISC.
Nestes 30 anos de atuação profissional na área de Gestão de RH e Comunicação Estratégica, posso afirmar que um dos maiores problemas enfrentados pelas organizações, instituições e grupos ainda é sem dúvida a questão da comunicação.
Mesmo as vezes de forma inconsciente o ser humano ainda apresenta um olhar míope para os aspectos relacionados a sua forma e estratégia de comunicação com diferentes personalidades que transitam em seu cotidiano. Como se não houvesse uma importância com o foco que queremos atingir, e sabemos que profissionalmente citando, vivemos de resultados e isto pode diferenciar o sucesso do fracasso.
Analisando um pouco mais, afirmo que os personagens destas comunicações se mostram mergulhados em seus preceitos, crenças e paradigmas e acabam tendo uma visão extremamente reduzida em relação ao outro e com isto, acabam se utilizando de suas personalidades, carregadas de “efeitos especiais” como expressão facial e corporal, muitas vezes causando sérios prejuízos tanto para os resultados quanto para as relações interpessoais saudáveis.
Este é um convite para uma aventura de ampliação da consciência, onde o participante a partir desta performance, descobrirá que sua comunicação pode ser estratégica se estiver com interesse no foco a ser a alcançado e acreditar que pode adaptar sua comunicação principalmente quando conseguir um olhar para o outro, observando suas dificuldades, facilidades e necessidades.
Observa-se que em tempos de crise mundial, os perfis apresentam uma tendência a exacerbação, como uma necessidade de extravasar emoções e isto ocasiona uma maior dificuldade de interações, onde a comunicação torna-se um desafio, principalmente quando necessitamos da complacência do outro para se atingir metas e objetivos.
Escolhemos como linha base um teste muito comum aplicado por vários profissionais que se dedicam a avaliação comportamental, que é o DISC.
Através do processo de análise de perfil identificaremos dificuldades, facilidades e necessidades afetivas de cada perfil. A partir disto, nos prepararemos para que nossa comunicação seja a mais eficiente possível, não mais plugada em minhas dificuldades e sim nos aspectos e tendência que o outro apresenta.
Quando alcançamos nossa autonomia e autoconhecimento, compreendemos que posso ter a minha comunicação não mais como uma consequência da minha personalidade e sim como ferramenta que me levara a meus objetivos e metas de vida.
Otimização dos resultados através da comunicação consciente estratégica!
Carga horária total: 06 horas.
Metodologia:
Teórico Vivencial, com participação ativa dos participantes se utilizando de preceitos da PNL, Psicodrama, Analise Transacional, CNV, EFT Experiência Afetiva, Coaching Executive, Psicologia positivista, Psicologia Comportamental Cognitiva.
Tópicos a serem abordados:
• O “Eu”: Como me comunico? Teste de auto avaliação - Analise das linhas de Equilíbrio da Comunicação eficaz
• O que entendemos como comunicação e como “falha de comunicação”
• Analisando Necessidades humanas de reconhecimento, aceitação e amor. Reflexos direto nas comunicações.
• A comunicação Inconsciente: Centrada em nossa personalidade – exposição de nossos traços de perfil
• Adaptando a teoria a pratica: Analise dos perfis apresentados pelo Teste Disc – Tendências, dificuldades, facilidades e necessidades de cada perfil.
• Analise concreta e direta: O que pretendo com esta comunicação? Onde quero chegar? Que resultado pretendo? Foco
• Treinando a comunicação centrada no outro: Comunicação estratégica com cada Perfil -
• Analise da combustão que dá certo e a combustão do conflito: Choque de perfis
• Comunicação consciente: Responsabilização das atitudes e foco nos resultados.
• Perfil do comunicador consciente
• Resistências e Elaboração das dificuldades de Relacionamentos e Exposição
• Plano de ação para instauração da mudança comportamental
Diferencial:
• Cada participante obterá um instrumento de autoavaliação para analisar sua Comunicação habitual e realizar uma tomada de consciência acerca dos efeitos a mesma possa lhe proporcionar.
• Trazemos para o participante, uma consciência dos pontos de sua comunicação que necessitam ser aprimorados para que atinja um equilíbrio emocional em suas colocações e expressões.
• O participante poderá analisar as consequências de comunicações ineficazes, para si próprio, para o ambiente e para os personagens do contexto.
• O participante poderá exercitar a pratica de “fazer parte da solução” e não do Problema.
• Compreendera que é protagonista das suas comunicações e que o outro é figurante e não causador ou culpado pelo forma como se comunica. Auto Responsabilidade.
• Obterá a possibilidade de analisar o teste Disc do ponto de Vista da otimização das comunicações entre os diferentes perfis.
• Identificara que aspectos como expressão oral, facial e corporal podem ser armas poderosas para a conquista de resultados.
• Provocara nos participantes uma expansão da consciência em relação ao outro, onde a partir do aumento da observância, percebera sinais e necessidades bem específicos e a partir disto, elabora-se a estratégia de ação comportamental eficaz rumo ao pódio que se deseja.
• O participante obterá chances de elaboração de suas dificuldades de comunicação, ganhando mais autonomia para obter uma vida emocional mais saudável e atingir suas metas e objetivos.
• O encontro provoca resiliência imediata no grupo, facilitando o tramite das informações de forma consciente, ética, madura e profissional.
“Quando utilizamos uma comunicação consciente, tomamos conta do nosso poder de ser protagonista da situação e de nossas vidas, pois adquirimos a liberdade de escolha consciente, analisada, considerando suas necessidades emocionais e o que saudavelmente precisa para “se suprir” e não simplesmente transferir a responsabilidade para o outro. Aprender o auto cuidado em relação a suas emoções, proporciona o “empoderamento” sobre a vida proporcionando um bem estar, tanto para si quanto para as pessoas de seu convívio. Isto é uma Comunicação de Sucesso”. Isla Gonçalves
Quem é a Instrutora Isla Gonçalves?
Prof. Isla Gonçalves – 30 anos de Atuação profissional em Gestão de Pessoas, comercial e Marketing, participando em grandes corporações como Coca Cola, Banco do Brasil, Instituto Roberto Shinyashiki, Tigre Tubos e Conexões, dentre outras. Economista e Psicóloga, mestre em comunicação organizacional, com longa carteira de clientes atendidos nos últimos anos, Professora Universitária para cursos de Graduação e Pôs Graduação, Mentora, consultora, instrutora de Treinamentos, convenções e Palestras. Tem sua carreira influenciada por mestres como Tony Robbins, Peter Drucker, Jack Welch , Paulo Freire, Roberto Shinyashiki, Eric Berne , Pierre Weil, Marshall Rosenberg e Daniel Goleman, formação e instrutora de diversos cursos de ferramentas de facilitação comportamental como Psicodrama, Analise Transacional, EFT, Comunicação não Violenta, Mindfulness, Psicologia Positivista, e cursos técnicos como Formação de Instrutores de Treinamentos, Treinamento e Desenvolvimento, Dinâmicas de Grupos e ferramentas de Gestão em Recursos Humanos. Além de suas performances citadas, se dedica a capacitação de Lideranças e Gestores com projetos adaptados para cada a realidade de seus clientes.