Bailarinos de Brasília apresentam espetáculo gratuito em Planaltina e Sobradinho.
Companhia leva ao público obras de balé clássico e neoclássico em sessões com entrada franca e classificação livre.
Após o sucesso das apresentações do lançamento da Companhia Bailarinos de Brasília, o público de duas regiões administrativas do DF terão a oportunidade de conferir, de graça, o trabalho desenvolvido pelo projeto Escola de Formação de Bailarinos e Corpo de Baile de Brasília. Planaltina e Sobradinho terão apresentações gratuitas de balé, com entrada livre para todas as idades.
A iniciativa é uma realização da Companhia Bailarinos de Brasília em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do DF e Governo do Distrito Federal. As apresentações acontecem no Complexo Cultural de Planaltina, no dia 18 de maio, a partir das 17h; e no Teatro de Sobradinho, no dia 29 de maio, às 20h, ambas com entrada gratuita e classificação livre.
O programa da noite traz dois momentos distintos: A primeira é a Gala de Grand Pas de Deux. Um desfile de virtuosismo técnico e elegância com trechos consagrados do repertório clássico. E a segunda é Bênçãos por Debaixo dos Chapéus, do coreógrafo Lucas Pierre, o balé neoclássico presta homenagem à força e à espiritualidade dos trabalhadores do campo. Em cena, os corpos dançantes evocam o ciclo da terra — cavar, plantar, colher — como um ritual ancestral de resistência e gratidão.
O espetáculo mergulha o público em uma experiência sensorial marcada por sons da natureza, ritmos percussivos e movimentos que flertam com o instinto animal. A vibração da cuíca, o sussurro do pau de chuva e o canto dos pássaros se entrelaçam com a fisicalidade dos bailarinos, criando um ambiente onde arte e natureza se fundem.
Inspirada pela estética do tropicalismo, a apresentação transforma cada gesto em oferenda e cada passo em prece. É uma celebração da vida que brota do chão, daqueles que, sob sol e sombra, em silêncio, sustentam o mundo com as mãos.
Serviço:
Apresentação Companhia Bailarinos de Brasília
18 de maio (domingo), às 17h, no Complexo Cultural de Planaltina
29 de maio (quinta-feira), às 20h, no Teatro de Sobradinho
Entrada: gratuita, mediante retirada no Sympla. Um link de acesso para cada cidade.
Classificação livre