Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Com.Verso | Quem somos na era da IA?

Carregando recomendações...

Com.Verso | Quem somos na era da IA?

03 out - 2026 • 15:30 > 03 out - 2026 • 18:30

Evento presencial em Conexa Spot, São Paulo - SP
Evento encerrado

Com.Verso | Quem somos na era da IA?

03 out - 2026 • 15:30 > 03 out - 2026 • 18:30

Evento presencial em Conexa Spot, São Paulo - SP
Evento encerrado

Descrição do evento

Descrição

O tema da próxima edição do com.verso é "Quem somos na era da IA?".

Uma conversa sobre desejo, vínculos, solidão, trabalho, identidade e a inquietante tentativa de transformar uma experiência profundamente humana em interação simulada.

Vivemos em uma época em que nunca se falou tanto sobre inteligência artificial.
Aplicativos prometem companhia.
Assistentes escrevem, resumem e respondem por nós.
Empresas medem produtividade por automação.
Redes sociais transformam presença em conteúdo gerado.
E a indústria da IA movimenta trilhões de dólares vendendo caminhos para uma vida mais fácil.

Mas será que escutar, desejar e se vincular são coisas que podem ser programadas, mensuradas ou otimizadas?
Ou será que, ao tentar transformar o encontro em interface, acabamos nos afastando justamente dele?

Há décadas, a ciência busca reproduzir aquilo que chamamos de inteligência. Linguagem, memória, raciocínio, aprendizado, criatividade e até empatia aparecem de forma recorrente nessa tentativa.
Mas a psicanálise nos convida a fazer outra pergunta.
E se aquilo que nos torna humanos estiver justamente naquilo que não se automatiza: o desejo, o inconsciente, o corpo, a falta e o mal-entendido que habita toda relação?

Ao longo do encontro, vamos discutir questões como:
– O que a inteligência artificial revela sobre o que entendemos por humano?
– Uma máquina pode escutar? Pode desejar?
– Por que é tão fácil se vincular a algo que não sente nada?
– A companhia artificial alivia ou aprofunda a solidão contemporânea?
– O que se perde quando o encontro deixa de ter risco, atrito e mal-entendido?
– Delegar decisões à máquina nos livra da angústia ou nos afasta da nossa própria autoria?
– Estamos ensinando as máquinas a nos imitar ou aprendendo a nos comportar como elas?

Partindo dessas perguntas, vamos refletir sobre como nossos ideais de conexão também são construídos socialmente:
pelas redes sociais, pelo mercado da tecnologia, pelas expectativas de disponibilidade permanente, eficiência e resposta imediata.

Mas também vamos pensar naquilo que escapa a qualquer algoritmo:
o desejo, a falta, os limites da condição humana e a possibilidade de construir uma relação mais livre com aquilo que chamamos de inteligência artificial.

Inspirado por autores como Sherry Turkle, Byung-Chul Han, Éric Sadin, Shoshana Zuboff, Freud e Lacan, este encontro propõe pensar a IA para além de entusiasmos, pânicos ou promessas de futuro. Afinal, talvez a pergunta mais importante não seja o que as máquinas podem fazer, mas o que estamos chamando de humano.

Quem conduz

Os encontros do com.verso são organizados e conduzidos por Gabriela Birger, psicanalista, formada em Direito e Filosofia pela Universidade de São Paulo.

Para esta edição, contamos com a presença de Paulo Beer, psicanalista, psicólogo pela PUC-SP, mestre e doutor em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP, com estágios de pesquisa na Université de Rennes 2 e no Birkbeck College (University of London). É professor e orientador colaborador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do IPUSP e autor de Psicanálise e ciência: um debate necessário e Verdade e sofrimento.

Programação

– 15h30 – Recepção
Taça de vinho de boas-vindas e bebidas leves

– 16h00 – Talk
Conversa com a convidada, mediada por Gabriela

– 16h45 – Dinâmica em grupo

– 17h00 – Roda de conversa
Discussão aberta com todos os participantes

– 17h45 – Espaço livre
Trocas informais entre os participantes

– 18h30 – Encerramento da casa

O que está incluído

– Taça de vinho de boas-vindas
– Bebidas não alcoólicas e petiscos leves
– Curadoria de livros da Livraria Mandarina
– Um ambiente íntimo, pensado para boas conversas

Informações adicionais

Os ingressos são limitados para garantir conforto e proximidade entre os participantes.

Esperamos você!

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Conexa Spot

Rua Professor José Benedito Camargo, 148

São Paulo, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

Gabriela Birger

Gabriela é psicanalista, formada em Filosofia e em Direito pela USP e pela Université Paris 1. É idealizadora do com.verso, um espaço de reflexão que integra psicanálise, filosofia e bons vinhos.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.