Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Clínica do autismo: psicanálise, política e fazeres (im)possíveis

Carregando recomendações...
Evento encerrado

Clínica do autismo: psicanálise, política e fazeres (im)possíveis

06 mai - 2024 • 18:00 > 06 mai - 2024 • 22:00

 

Descrição do evento


Vivemos uma epidemia de autismo! Mais do que o aumento do número de diagnósticos, vemos também um crescente número de abordagens e procedimentos destinados aos autistas. Esse movimento mercadológico coloca o autista como portador de um déficit a ser educado, civilizado, sem que se leve em conta sua posição de sujeito. Especificamente em relação ao aspecto político, muitos retrocessos aparecem, como o parecer CNE 50/2023 que pretende instituir “orientações específicas para o atendimento de estudantes autistas” a partir de manuais médicos, fazendo crer na necessidade de aval da medicina para encaminhamento pedagógico e educacional, adotando o uso de protocolos cientificamente validados e, até, tendendo a privilegiar determinada abordagem de análise do comportamento, favorecendo uma ação terapêutica do campo da saúde no campo da educação.

Diante destas e de outras questões atuais, psicanalistas se recusam a reduzir ou fazer equivaler a enfermidade mental a um desequilíbrio químico, como nos coloca Cristina Drummond (2014). Assim, sustenta-se um fazer ético que privilegia o singular ao universal, as invenções aos protocolos. Vivemos, então, a batalha do autismo, “…a batalha pela diversidade de abordagens. Apenas nessa variedade o trabalho do sujeito pode ter lugar efetivo. Essa é a luta da psicanálise. A batalha do autismo é uma proposição de respeito à forma de ser de cada um.” (VIEIRA; SILVA, 2014, p.11)

É por apostar nessa diversidade e sustentar que pessoas no espectro autista sejam considerados a partir de suas subjetividades que analistas, estudantes e interessados se reúnem para fazer essa discussão. É um convite à comunidade para colocarmos em debate as contribuições da psicanálise para o tratamento do sujeito autista, de modo a fazer vacilar o discurso capitalista em questão.



Convidamos: PAULA PIMENTA 

É psicóloga, mestre e Doutora em Psicologia (UFMG, 2012), com pesquisa voltada para o tema do autismo. Professora de curso de pós-graduação da PUC Minas. Psicóloga colaboradora do CEPAI / FHEMIG, atendendo crianças e adolescentes autistas na instituição, no período de 2008-2014. Psicanalista membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise. Membro da equipe responsável pelo Núcleo de Pesquisa em Psicanálise com Crianças e pelo Núcleo de Pesquisa em Psicanálise e Psicose, do Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais (IPSM-MG). Membro fundador do Movimento "Psicanálise, Autismo e Saúde Pública" (MPASP), de âmbito nacional. Membro do Observatório de Políticas do Autismo, da Federação Americana de Psicanálise de Orientação Lacaniana (FAPOL). Atende crianças, adolescentes e adultos em consultório particular.

Mais informações no instagram: @lapsi.unifipmoc
Em breve divulgaremos a programação completa do evento!

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

UNIFIPMoc - Centro Universitário FIPMoc

Avenida Professora Aida Mainartina Paraiso, 80 Ibituruna

Montes Claros, MG

Termos e políticas

Sobre o produtor

LAPSI - Liga Acadêmica de Psicanálise da UNIFIPMOC

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora