Fale com o produtor

O evento já encerrou...

CINEMA CIENTÍFICO | Gravidade (2013)

Carregando recomendações...

CINEMA CIENTÍFICO | Gravidade (2013)

29 mai - 2026 • 19:00 > 29 mai - 2026 • 22:00

Evento encerrado

CINEMA CIENTÍFICO | Gravidade (2013)

29 mai - 2026 • 19:00 > 29 mai - 2026 • 22:00

Evento encerrado

Descrição do evento

No Cinema Científico de maio, mês onde se comemora o dia do Físico (19/05), tratemos o físico e astrônomo Ramachrisna Teixeira para discutir o filme Gravidade (2013) que narra uma missão, onde astronautas são enviados para realizar reparos no telescópio espacial Hubble. Venha assistir um filme incrível estrelado por grandes nomes como Sandra Bullock e George Clooney e depois bater um papo sobre missões espaciais e grandes telescópios.


Sinopse do filme:

Matt Kowalski (George Clooney) é um astronauta experiente que está em missão de conserto ao telescópio Hubble juntamente com a doutora Ryan Stone (Sandra Bullock). Ambos são surpreendidos por uma chuva de destroços decorrente da destruição de um satélite por um míssil russo, que faz com que sejam jogados no espaço sideral. Sem qualquer apoio da base terrestre da NASA, eles precisam encontrar um meio de sobreviver em meio a um ambiente completamente inóspito para a vida humana.


Sobre o(a) convidado:

É graduado e mestre em astronomia pela USP, doutor em astronomia pela Université de Bordeaux e atualmente professor associado do IAG-USP.Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrometria, atuando principalmente nos seguintes temas: astrometria, astronomia fundamental, observações astrométricas e fotométricas, redução global, vizinhança solar, distância e cinemática estelar, formação estelar, confirmação de novas lentes gravitacionais e missão espacial Gaia.Intensa atividade de ensino, formação de professores e divulgação da Astronomia. Criador e coordenador do projeto de observação noturna no Observatório Abrahão de Moraes do IAG-USP "Noite com as Estrelas" desde 2008 e do projeto de elaboração do boletim de divulgação científica "Dia e noite com as Estrelas" desde 2020. 


Serviço:

Evento: Cinema Científico

Filme: Gravidade (2013)

Gênero: Aventura / Suspense

Classificação indicativa: 12 anos

Duração: 1h30

Horário:

• 19h - Exibição do filme

• 21h - Bate-papo com convidado (presencial + online)

Local: Domo Digital do Instituto Principia


_______________________________________

O que é o Cinema Científico?
O Cinema Científico é um projeto que une cinema e ciência, convidando o público a refletir sobre como o conhecimento científico é representado nos filmes. A cada edição, exibimos um longa-metragem seguido de um bate-papo com um pesquisador convidado, cuja área de atuação se relaciona diretamente com a temática do filme. Durante a conversa, discutimos as ideias científicas presentes na narrativa, o que é ficção, o que se aproxima do que a ciência conhece hoje e quais conceitos são exagerados ou distorcidos para fins cinematográficos. O público é incentivado a participar ativamente, trazendo perguntas, curiosidades e interpretações. Além de aproximar a ciência do cotidiano, o Cinema Científico também é uma oportunidade de conhecer cientistas brasileiros de diferentes áreas e entender seus caminhos na pesquisa, suas motivações e desafios.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Planetário Digital do Instituto Principia

Rua Pamplona, 145 Jardim Paulista

São Paulo, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

INSTITUTO PRINCIPIA

Criado em 2017 como centro de produção e difusão do conhecimento científico e de conexão da ciência com a sociedade, o Instituto Principia tem três frentes de atividades: um centro internacional de pesquisa, uma escola de talentos e um domo digital. A mantenedora do Instituto Principia é a Fundação Instituto de Física Teórica, criada em 1951, como entidade de direito privado sem fins lucrativos.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.