Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

Ciclo de Formações com HoMN| Figurino como elemento da performance

Eventos para você

Ciclo de Formações com HoMN| Figurino como elemento da performance

17 ago - 2024 • 14:00 > 17 ago - 2024 • 16:00

Evento encerrado

Ciclo de Formações com HoMN| Figurino como elemento da performance

17 ago - 2024 • 14:00 > 17 ago - 2024 • 16:00

Evento encerrado

Descrição do evento

ESCOLA DO OLHAR


Ciclo de Formações com House of Mamba Negra  Figurino como elemento da performance
Com Idra Maria e Germanetto



Desde o mês de junho, a Escola do Olhar se uniu à House of Mamba Negra para um ciclo de formações mensais! Ao longo da programação, vamos aprender sobre as linguagens artísticas da ballroom com artistas que são referência na cena.

O encontro de Agosto (17) explorará a importância e a função do figurino na construção e execução da performance. Busca-se uma compreensão aprofundada de como o figurino pode influenciar a narrativa, a estética de uma criação cênica. A oficina de formação busca estabelecer um diálogo entre a performance e a moda, a partir dos elementos performáticos de categorias estéticas da cultura ballroom como Fashion Killa, Labels e Best Dressed, num encontro teórico-prático que mistura técnicas de modelagem e upcycling.



Recomendamos que as pessoas participantes tragam peças de vestuário que possam ser customizadas durante a oficina, elas serão a base para a experimentação prática.



IDRA MARIA
Idra Maria é artista visual, performer, figurinista e artista cênica. Pesquisa práticas dissidentes, a cultura do Ballroom e seu legado de costumes contra- hegemônicos.Em seu processo criativo investiga diferentes linguagens e técnicas, como arte- têxtil, videoarte, performance e instalação. Seu trabalho tensiona diálogos e evoca a exaltação de narrativas e estéticas marginalizadas, a fim de subverter e ampliar as noções do CIStema gênero-sexualidade. Cria da Vila Cruzeiro na Zona Norte do Rio, é formada em Artes Visuais pela EAV Parque Lage, formada como liderança negra pelo Programa Prosseguir (CEERT), graduanda em Artes Cênicas - Indumentária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na cena Ballroom é reconhecida como Statement Mother da House of Mamba Negra, um coletivo interestadual liderado por pessoas trans com sedes no Rio, Brasília, São Paulo e Goiânia. Integrou a exposição “Carta às Intenções” EAV Parque Lage 2022, produziu o projeto “LEVANTE BALLROOM” da House of Mamba Negra 2022, figurinista na exposição-cena de Yhuri Cruz MAR 2023, educadora ballroom no projeto Transportar (Vozes para o Amanhã) Museu do Amanhã 2023 e atualmente em circulação como performer com o espetáculo “ATRAQUE” da House of Mamba Negra.


GERMANETTO

Pessoa não binária atuante em contextos que circunscrevem a arte, a performance, a educação e a cultura. Já atuou como Docente de Artes com ênfase em Dança e Teatro na educação básica, tem mestrado em Estética e Filosofia da Arte (UERJ) e Licenciatura em Dança (UFRJ). Tem artigos e pesquisas desenvolvidas nas áreas da dança, criação e educação. Desde 2017 atua no Festival Panorama, realizando em 2020 a assistência artística da da edição do Festival sediada no Centre National de la Danse (Pantin, França) e desde 2022 a coordenação do programa educativo do festival, realizando em 2023 o Panoraminha nas Escolas, projeto de residência de criação com artistas e 08 escolas municipais do Rio de Janeiro. Responsável pela Produção Executiva e outras funções correlatas em projetos culturais ligados à dança como a trilogia Repertório; ATRAQUE; Vogue Funk e o Festival The Face of Ball. Figurinista em Revenguê, um exposição-cena de Yhuri Cruz (MAR-2023), no audiovisual, assina a Arte de projetos como o curta YÃMÎ YAH-PÁ – FIM DA NOITE (2023); a Série Terceiro Goleiro (2024) e do longa documental Salão de Baile (2024). A materialidade de suas investigações artísticas se debruça sobre a rua e as culturas de baile como contextos de potencialização da experimentação da própria identidade e da concepção e elaboração de vestimentas como um ritual de sobrevivência e continuidade de suas narrativas.



INFORMAÇÕES:

➔ Data: 17 de Agosto de 2024
➔ Horário: 14h às 16h

➔ Local: Sala 2.2 (Escola do Olhar/ Museu de Arte do Rio)

➔ Atividade gratuita
➔ As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição




Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Museu de Arte do Rio

Praça Mauá, 5 Centro

Rio de Janeiro, RJ

Termos e políticas

Sobre o produtor

Escola do Olhar

A integração entre arte, história e educação é o horizonte do Museu de Arte do Rio, que, no trânsito propiciado por essa horizontalidade, concebe, potencializa e mantém públicas todas as suas ações. Para a instituição, é preciso continuamente atravessar a educação para se chegar à arte – é nesse sentido que, simbólica e fisicamente, a circulação do museu inicia-se pela Escola do Olhar.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.