17 ago - 2024 • 14:00 > 17 ago - 2024 • 16:00
17 ago - 2024 • 14:00 > 17 ago - 2024 • 16:00
ESCOLA DO OLHAR
Ciclo de Formações com House of Mamba Negra
Figurino como elemento da performance
Com Idra Maria e Germanetto
Desde o mês de junho, a Escola do Olhar se uniu à House of Mamba Negra para um ciclo de formações mensais! Ao longo da programação, vamos aprender sobre as linguagens artísticas da ballroom com artistas que são referência na cena.
O encontro de Agosto (17) explorará a importância e a função do figurino na construção e execução da performance. Busca-se uma compreensão aprofundada de como o figurino pode influenciar a narrativa, a estética de uma criação cênica. A oficina de formação busca estabelecer um diálogo entre a performance e a moda, a partir dos elementos performáticos de categorias estéticas da cultura ballroom como Fashion Killa, Labels e Best Dressed, num encontro teórico-prático que mistura técnicas de modelagem e upcycling.
Recomendamos que as pessoas participantes tragam peças de vestuário que possam ser customizadas durante a oficina, elas serão a base para a experimentação prática.
IDRA MARIA
Idra Maria é artista visual, performer, figurinista e artista cênica. Pesquisa práticas dissidentes, a cultura do Ballroom e seu legado de costumes contra- hegemônicos.Em seu processo criativo investiga diferentes linguagens e técnicas, como arte- têxtil, videoarte, performance e instalação. Seu trabalho tensiona diálogos e evoca a exaltação de narrativas e estéticas marginalizadas, a fim de subverter e ampliar as noções do CIStema gênero-sexualidade. Cria da Vila Cruzeiro na Zona Norte do Rio, é formada em Artes Visuais pela EAV Parque Lage, formada como liderança negra pelo Programa Prosseguir (CEERT), graduanda em Artes Cênicas - Indumentária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na cena Ballroom é reconhecida como Statement Mother da House of Mamba Negra, um coletivo interestadual liderado por pessoas trans com sedes no Rio, Brasília, São Paulo e Goiânia. Integrou a exposição “Carta às Intenções” EAV Parque Lage 2022, produziu o projeto “LEVANTE BALLROOM” da House of Mamba Negra 2022, figurinista na exposição-cena de Yhuri Cruz MAR 2023, educadora ballroom no projeto Transportar (Vozes para o Amanhã) Museu do Amanhã 2023 e atualmente em circulação como performer com o espetáculo “ATRAQUE” da House of Mamba Negra.
GERMANETTO
Pessoa não binária atuante em contextos que circunscrevem a arte, a performance, a educação e a cultura. Já atuou como Docente de Artes com ênfase em Dança e Teatro na educação básica, tem mestrado em Estética e Filosofia da Arte (UERJ) e Licenciatura em Dança (UFRJ). Tem artigos e pesquisas desenvolvidas nas áreas da dança, criação e educação. Desde 2017 atua no Festival Panorama, realizando em 2020 a assistência artística da da edição do Festival sediada no Centre National de la Danse (Pantin, França) e desde 2022 a coordenação do programa educativo do festival, realizando em 2023 o Panoraminha nas Escolas, projeto de residência de criação com artistas e 08 escolas municipais do Rio de Janeiro. Responsável pela Produção Executiva e outras funções correlatas em projetos culturais ligados à dança como a trilogia Repertório; ATRAQUE; Vogue Funk e o Festival The Face of Ball. Figurinista em Revenguê, um exposição-cena de Yhuri Cruz (MAR-2023), no audiovisual, assina a Arte de projetos como o curta YÃMÎ YAH-PÁ – FIM DA NOITE (2023); a Série Terceiro Goleiro (2024) e do longa documental Salão de Baile (2024). A materialidade de suas investigações artísticas se debruça sobre a rua e as culturas de baile como contextos de potencialização da experimentação da própria identidade e da concepção e elaboração de vestimentas como um ritual de sobrevivência e continuidade de suas narrativas.
INFORMAÇÕES:
➔ Data: 17 de Agosto de 2024
➔ Horário: 14h às 16h
➔ Local: Sala 2.2 (Escola do Olhar/ Museu de Arte do Rio)
➔ Atividade gratuita
➔ As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesPraça Mauá, 5 Centro
Rio de Janeiro, RJ
Escola do Olhar
A integração entre arte, história e educação é o horizonte do Museu de Arte do Rio, que, no trânsito propiciado por essa horizontalidade, concebe, potencializa e mantém públicas todas as suas ações. Para a instituição, é preciso continuamente atravessar a educação para se chegar à arte – é nesse sentido que, simbólica e fisicamente, a circulação do museu inicia-se pela Escola do Olhar.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.