Sem conexão com a internet
Login
O evento já encerrou...
Ciclo de debates Modernismos, Arte e Cultura Popular - Primeiro encontro
Carregando recomendações...
Ciclo de debates Modernismos, Arte e Cultura Popular - Primeiro encontro

Descrição do evento

ATENÇÃO: a partir das 17h de 18 de maio, todos os ingressos emitidos entrarão numa lista de espera. A confirmação dessas inscrições será feita até 18h de sexta-feira, dia 20.


Em meio às comemorações dos 100 anos da Semana de Arte Moderna (1922-2022), o Museu do Pontal propõe dois encontros presenciais para debater sobre “modernismos, arte e cultura popular”.  O ato de comemorar implica não só lembrar e memorar algum evento, como também uma oportunidade de repensar seus significados, limites e transformações.   


Este evento busca colocar em destaque as relações entre modernismos e cultura popular brasileira e, ao mesmo tempo, rever, pensar, entender melhor as conexões que podem ser feitas a partir de um museu de arte popular 


Entre as principais questões, iremos discutir as narrativas dos intelectuais e artistas considerados modernistas em torno da cultura popular. Quem eram esses intelectuais e artistas?  É possível considerar que realizaram, no campo da literatura, artes plásticas e música, algum tipo de descobrimento do Brasil popular e negro? Como articularam modernismos e populares? Que relações podemos estabelecer entre a ideia de antropofagia e de apropriação cultural? 

 

1º ENCONTRO  

21 de maio de 2022 

 

10h – Abertura: Lucas Van de Beuque, Angela Mascelani, diretores do Museu do Pontal, e Martha Abreu, historiadora

 

10h30 às 12h Disputas de memória: Por que debater a semana de arte moderna de 1922? 

Palestrantes: Durval Albuquerque Junior e Angela Castro Gomes   

Mediação: Juliana Pereira 


14h às 15h30 - Qual o papel da cultura popular e de seus agentes nos rumos do modernismo?  

Palestrantes: Maria Laura Cavalcanti e Martha Abreu


OBSERVAÇÃO: será oferecido transporte gratuito saindo do Centro, Zona Sul e de Santa Cruz. Mais informações em breve. SOBRE OS CONVIDADOS Angela de Castro Gomes Mestra e doutora em Ciência Política, professora titular de História do Brasil da Universidade Federal Fluminense, professora emérita da Fundação Getúlio Vargas. Autora de artigos e livros como: “A invenção do trabalhismo” e “Essa gente do Rio... Modernismo e nacionalismo”. Angela Mascelani Diretora e curadora do Museu do Pontal. Doutora em Antropologia e Mestre em Artes Visuais pela UFRJ. Autora dos livros “O mundo da arte popular brasileira” e "Caminhos da Arte Popular: o Vale do Jequitinhonha". Curadora de dezenas de exposições no Brasil e no exterior (SESC SP, Museo del Barro, Assunção, Paraguai, LX Factory, Lisboa, entre outras).

Durval Muniz de Albuquerque Júnior Graduado em História pela Universidade Estadual da Paraíba e doutor pela Universidade Estadual de Campinas, atualmente é professor nas federais de Pernambuco e Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História. Juliana Pereira Doutora e Mestre em História pela UFF; Integrante do Podcast Atlântico Negro; da Rede de Historiadorxs Negrxs e do Grupo de Estudo e Pesquisa Cultura Negra no Atlântico (CULTNA). Lucas Van de Beuque Diretor executivo Museu do Pontal. Formado em economia pela UFRJ, possui Mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, com pesquisa na área de museus. É professor do curso de MBA da Candido Mendes de Gestão de Museus. Tem mais de 20 anos de experiência na gestão de projetos culturais. Fotógrafo e diretor de cinema, co-dirigiu os filmes "Juazeiro do Norte, Ceará: arte, fé e festa” (2014) e “Artistas Cazumbas” (2019). Maria Laura Cavalcanti Professora titular de antropologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora das festas populares e da história da antropologia, escreveu e organizou diversos livros sobre esses temas. Os mais recentes são: “Drama, ritual e performance. A antropologia de Victor Turner”, livro autoral publicado em 2020, e as coletâneas “Carnaval sem fronteiras. As escolas de samba e suas artes mundo afora” (2020) e “A falta que a festa faz. Celebrações populares e antropologia na pandemia” (2021), ambos organizados com Renata Gonçalves. Martha Abreu Professora de História do Programa de Pós-Graduação em História e do Mestrado Profissional em Ensino de História da UFF. Pesquisadora do CNPq. Autora de diversos trabalhos sobre cultura popular e música negra.

Local

Museu do Pontal

Avenida Célia Ribeiro da Silva Mendes, 3300, Ao lado do Condomínio Alphaville, Barra da Tijuca

Rio de Janeiro, RJ

Termos e políticas

Sobre o organizador

Museu do Pontal

Situado no Rio de Janeiro, o Museu do Pontal é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Seu acervo - resultado de 45 anos de pesquisas e viagens por todo país do designer francês Jacques Van de Beuque - é composto por cerca de 9.000 peças de mais de 300 artistas brasileiros. Em 2021, o Museu irá ganhar uma nova sede, na Barra da Tijuca, construída especialmente para abrigar o acervo com mais segurança e proporcionar maior conforto ao público.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o organizador.