Fale com o produtor

O evento já encerrou...

CHIQUITA COM DENDÊ - Rio Vermelho

Carregando recomendações...

CHIQUITA COM DENDÊ - Rio Vermelho

11 abr - 2025 • 21:15 > 11 abr - 2025 • 23:00

Evento encerrado

CHIQUITA COM DENDÊ - Rio Vermelho

11 abr - 2025 • 21:15 > 11 abr - 2025 • 23:00

Evento encerrado

Descrição do evento

Com Rita Assemany, CHIQUITA COM DENDÊ é um “pequeno musical de bolso” cheio de poesia e humor!

Junto ao seu parceiro de cena, o violonista Rudnei Pontes Monteiro, Rita passeia pelas ruas da Bahia, CONTANDO E CANTANDO HISTÓRIAS através dos versos de alguns dos mais geniais artistas baianos. E se tem Assis Valente, Gordurinha e Dorival Caymmi; tem também Roberto Mendes e Capinam; tem Tom Zé, Moraes Moreira e Caetano e tem também Ivete. Nas palavras da atriz, o espetáculo teatral "vai de Massemba a Macetando!”

Em cena, a dupla costura casos a textos e músicas, com MEMÓRIAS de uma Bahia invadida no séculos dezesseis pelos portugueses, e que hoje, mais de quinhentos anos depois, ainda trava as mesmas lutas pela resistência e sobrevivência dos seus. Bahia de tantas belezas e muitas injustiças; de todas as cores e dores, encenada com a alegria e a delicadeza da alma da sua gente.

Sem saudosismo... mas com a bonita nostalgia que ainda nos enche de esperança, vocês verão no palco um ESPETÁCULO DE CELEBRAÇÃO às nossas IDENTIDADES: muitas e tão única. Com nossas COMIDAS, nossos SONS, nossa FÉ e nossas infinitas possibilidades de acreditar... sobre o jeito de ser e de se fazer baiano, é sobre isso, Chiquita com Dendê, que através da Sinfônica e do Rap das Quebradas, do Axé da metrópole e do samba-chula do Recôncavo, passeia pelas ondas sonoras da Costa do Descobrimento e pela cadência do Sertão, demarcando e congregando territórios simbólicos de invasões, fugas e permanências; redescobrindo-nos continuamente como diversas e plurais culturas, a mistura de povos e UM ESTADO DE ESPÍRITO CHAMADO BAHIA!

CHIQUITA COM DENDÊ é um recital satírico, um tratado íntimo, sensível e bem humorado, sobre a Bahia, para falar das dores e delícias de ser baiano e viver nesta terra apaixonante, que embora todas as mazelas que sofre, não é capaz de nos fazer desencantar. Afinal, a BAHIA TÁ VIVA AINDA CÁ! SIM! Apesar de tantas constatações absurdas que o texto propõe refletir e denunciar – a exemplo do caos da segurança pública e a contraditória fome na terra onde se plantando tudo dá;  Chiquita traz à nossa lembrança histórias que nos encantam outra vez...

_chiquita com dendê
VARANDA do SESI RIO VERMELHO
11 de abril, sexta-feira
às 21:15 horas
couvert R$ 50,00

_quem faz
texto: Aninha Franco
interpretação e direção: Rita Assemany
violão: Rudnei Monteiro
encenação: Rita Assemany
figurino: Ana Bittencourt
op. de luz: Cauê Borges
direção de produção e produção executiva: Levina Ferraz

_

RITA ASSEMANY é atriz e diretora teatral baiana, residente em Salvador.  Com uma carreira de 45 anos, premiada no teatro e no cinema, tem entre seus principais trabalhos: Abril Despedaçado e Central do Brasil, do diretor Walter Sales; Pixaim; Hétero, a comédia e Pau Brasil, do diretor baiano Fernando Bellens; Três Histórias da Bahia; Eu me Lembro  de Edgard Navarro; O último cine drive-in, dirigido por Iberê Carvalho; Entre Irmãs, por Breno Silveira; Depois do Universo (Netflix), de Diego Freitas e  Ode  de Diego Lisboa. Este ano está no elenco das séries Justiça 2, na Globoplay; Máscaras de Oxigênio (não) Cairão Automaticamente e Cidade De Deus - 2ª Temporada, com estreias previstas para 2025, na HBO MAX.


Com o espetáculo teatral Dendê e Dengo, fez temporada mundial, incluindo Marrocos e Zurique, representando a Bahia em vários festivais internacionais. Na Alemanha, fez temporada com a tragedia Medeia , encenada pelo diretor alemão Hans Ülli Becker.


 Ficou 12 anos em cartaz com o espetáculo Oficina Condensada, circulando pelo Brasil; inclusive, Rio de Janeiro, São Paulo, onde recebeu comentários elogiosos de respeitados críticos.


Atualmente, está em cartaz com os monólogos “Surf No Caos” e “Chiquita com Dendê”, que tiveram os ensaios abertos interrompidos pela pandemia e que retornaram aos palcos a partir de 2023, em vários teatros e espaços culturais de Salvador. 

Além dos 4 prêmios de melhor atriz pelas interpretações nos espetáculos Toda Nudez Será Castigada; Oficina Condensada; Medeia e A Casa da Minha Alma; recebeu também outras premiações pelo filme Pixaim, incluindo o do Festival de Brasília; além do prêmio Nota 10 do Jornal O Globo, por seu trabalho em Justiça 2 (indicação da jornalista Ana  Luiza Santiago). Mais recentemente, ganhou o prêmio de melhor intérprete por seu trabalho em ODE, com Harildo Déda, na Mostra Nacional na  16° SMVC .

Como diretora artística e gestora cultural, esteve à frente da Cia. Axé do XVIII durante seis anos.  Grupo formado por jovens em situação  de risco, egressos do Projeto Axé. Além de ter sido a curadora artística do Teatro XVIII e da República AF.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

VARANDA do SESI RIO VERMELHO

Rua Borges dos Reis, 9 Rio Vermelho

Salvador, BA

Termos e políticas

Sobre o produtor

Levina Ferraz

Produção República_AF

Carregando recomendações...

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.