Junto ao seu parceiro de cena, o violonista Rudnei Pontes Monteiro, Rita Assemany passeia pelas ruas da Bahia, CONTANDO E CANTANDO HISTÓRIAS através dos versos de alguns dos mais geniais artistas baianos. E se tem Assis Valente, Gordurinha e Dorival Caymmi; tem também Roberto Mendes e Capinam; tem Tom Zé, Moraes Moreira e Caetano e tem também Ivete. Nas palavras da atriz, o espetáculo teatral "vai de Massemba a Macetando!”
Em cena, a dupla costura casos a textos e músicas, com MEMÓRIAS de uma Bahia invadida no século dezesseis pelos portugueses, e que hoje, mais de quinhentos anos depois, ainda trava as mesmas lutas pela resistência e sobrevivência dos seus. Bahia de tantas belezas e muitas injustiças; de todas as cores e dores, encenada com a alegria e a delicadeza da alma da sua gente.
Sem saudosismo, mas com a bonita nostalgia que ainda nos enche de esperança, vocês verão no palco um ESPETÁCULO DE CELEBRAÇÃO às nossas IDENTIDADES: muitas e tão única. Com nossas COMIDAS, nossos SONS, nossa FÉ e nossas infinitas possibilidades de acreditar... sobre o jeito de ser e de se fazer baiano, é sobre isso, Chiquita com Dendê, que através da Sinfônica e do Rap das Quebradas, do Axé da metrópole e do samba-chula do Recôncavo, passeia pelas ondas sonoras da Costa do Descobrimento e pela cadência do Sertão, demarcando e congregando territórios simbólicos de invasões, fugas e permanências; redescobrindo-nos continuamente como diversas e plurais culturas, a mistura de povos e UM ESTADO DE ESPÍRITO CHAMADO BAHIA!
CHIQUITA COM DENDÊ é um recital satírico, um tratado íntimo, sensível e bem humorado, sobre a Bahia, para falar das dores e delícias de ser baiano e viver nesta terra apaixonante, que embora todas as mazelas que sofre, não é capaz de nos fazer desencantar. Afinal, a BAHIA TÁ VIVA AINDA CÁ! Sim..., apesar de tantas constatações absurdas que o texto propõe refletir, Chiquita traz à nossa lembrança histórias que nos encantam outra vez...
.
.
.
_chiquita com dendê: um pequeno musical de bolso para a Bahia
TEATRO DE BOLSO VILLAS BOULERVARD
24 e 31 de maio (sábados)
às 20 horas
ingressos a partir de R$ 35