Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Chaves de Leitura para o Seminário 1 de Jacques Lacan: "Os Escritos Técnicos de Freud"

Carregando recomendações...

Chaves de Leitura para o Seminário 1 de Jacques Lacan: "Os Escritos Técnicos de Freud"

De 15 de abril de 2023, às 09h00; até 15 de abril de 2023, às 14h00.

Evento encerrado

Chaves de Leitura para o Seminário 1 de Jacques Lacan: "Os Escritos Técnicos de Freud"

De 15 de abril de 2023, às 09h00; até 15 de abril de 2023, às 14h00.

Evento encerrado

Descrição do evento

Estou aqui para comentar os textos de Freud.
O que explico a vocês é estritamente ortodoxo.
Jacques Lacan


Nos anos 50 do século passado, Lacan fez um retorno a Freud, dadas as deturpações que entendeu estarem sendo feitas à obra do vienense. Em vista disso decidiu a cada ano ditar um seminário. Consagrou o Seminário 1 (1953 a 1954) a estudar os Escritos técnicos de Freud, considerando ser importante retomar a essência da prática freudiana por entender que os alunos de Freud haviam pasteurizado a virulência da clínica psicanalítica. Como chaves de leitura desse seminário, escolhemos realçar: a Denegação, as Construções em Análise e a Transferência.

A denegação, em alemão Die Verneinung, é um texto fundamental da clínica freudiana que trata de um fenômeno aparentemente singelo: por que negamos o que desejamos?

“Construções em análise” é um tema tardio em Freud (1937) que responde aos impasses da interpretação. A construção em análise, aos olhos de Lacan, lembra que se trata mais de reconstruir a história do que de lembrar.

A transferência é o engano do amor.

Bom Sábado no IPLA!

O curso ocorrerá nas duas modalidades, a escolher, presencial (com vagas limitadas) e online.


PROGRAMA

Recepção: Café com bolo IPLA | Acesso à sala virtual
9h00 – 9h30

Apresentação do Curso com Elza Macedo
9:30 – 10:00

1ª. Aula: Denegação (Verneinung) – Dorothee Rüdiger
10:00 – 11:00
Diálogo entre Jean Hyppolite e Lacan sobre a Verneinung de Freud. “… o eu nada sabe dos desejos do sujeito …”. “Tudo que destrói a continuação do trabalho é uma resistência.” Quem resiste é o analista. Fort-da presença, ausência, negação do simples apelo, introdução do símbolo.

2ª. Aula: Construções em Análise – Helainy Andrade
11:00 – 12:00
Tomar um caso em sua singularidade. A história não é o passado. O de que se trata é menos lembrar do que reescrever a história. O eu está estruturado como um sintoma. Trauma. Homem dos Lobos – construção da cena traumática. Reconstruções históricas.

Pausa: Café com bolo IPLA
12:00 – 12:30 

3ª. Aula: Transferência – Liége Lise e Teresa Genesini
12:30 – 13:30
“Nunca se disse que o analista não deve ter sentimentos em relação ao seu paciente. Mas deve saber não apenas não ceder a eles, colocá-los no seu devido lugar, mas servir-se deles adequadamente na sua técnica”. A presença do analista. Atualização da neurose na transferência. Função da transferência no manejo da subjetividade do analisando. Caso Clínico.


Sábados no IPLA
CHAVES DE LEITURA PARA O SEMINÁRIO 1 DE JACQUES LACAN
"Os Escritos Técnicos de Freud"

Data: 15 de abril de 2023
Horário: 9h00 – 14h00
Local: IPLA, Alameda Campinas, 1063 – São Paulo & Sala virtual do IPLA

Ingressos presenciais: R$ 280,00* (vagas limitadas)
Ingressos sala virtual zoom: R$ 250,00*
*Alunos do Corpo de Formação do IPLA, IPLA/Manole e IPLA/FAAP têm desconto.


Coordenação: Elza Macedo
Contato: [email protected]

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Instituto da Psicanálise Lacaniana

Alameda Campinas, 1063 Jardim Paulista

São Paulo, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

IPLA - Instituto da Psicanálise Lacaniana

O Instituto da Psicanálise Lacaniana (IPLA), fundado em 2003, é um instituto do Campo Freudiano sediado em São Paulo e que segue a orientação lacaniana da Clínica do Real. Presidido pelo psicanalista Jorge Forbes, o IPLA tem como objetivos fundamentais a pesquisa, a clínica, o ensino e a difusão da psicanálise de orientação lacaniana. Dedica-se, especialmente, à Psicanálise do Século XXI, própria aos novos sintomas e impasses da pós-modernidade. www.ipla.com.br

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.