08 jun - 2022 • 19:30 > 08 jun - 2022 • 22:30
08 jun - 2022 • 19:30 > 08 jun - 2022 • 22:30
Era uma vez o CABRUUUM!. Aquele “blog bem redondinho sobre quadrinhos”, que criei em novembro de 2005 como atividade final do Laboratório de Jornalismo Cultural do programa Rumos do Itaú Cultural, foi atualizado por mim com faceirice e periodicidade por anos a fio. Quando os blogs começaram a virar peça de museu, o CABRUUUM! foi deixado pra lá e, em 2012, abandonei-o de vez em prol de outras atividades profissionais. Hoje o desafortunado jaz no cemitério da internet, com parte de seu rico acervo ainda disponível (que gostosura lembrar do primeiro post.)
A inspiração:
Tenho sentido muita saudade do CABRUUUM!: com eles fiz muitos amigos, conheci gente talentosa por todos os cantos do Brasil e dei meus primeiros passos na profissão de jornalista de quadrinhos. Agora, depois de oito anos fora do país, decidi voltar para minha terra natal e quero prestar um tributo ao falecido: darei seu nome a um encontro de quadrinhos inspirado nas “Stammtische” da Renate, uma biblioteca de quadrinhos criada nos anos 1990 em um prédio ocupado logo após a queda do Muro de Berlim.
Venho coordenando esses encontros mensais da Renate nos últimos anos, no início de forma presencial, desde a pandemia de forma online. A cada encontro, convido artistas experientes para atuar como mentores e mentoras, apresentando detalhes do seu processo de trabalho e de sua trajetória. Também é uma chance de conhecer outros artistas participantes, oriundos de diferentes regiões do país, com as mais variadas experiências com quadrinhos, exercendo estilos diversos. Em suma: trata-se de um espaço de troca, para apresentar seu trabalho e receber feedbacks, conhecer o trabalho de outros artistas e aprender sobre temas relacionados ao processo de fazer quadrinhos.
O mentor:
Na primeira edição da versão brasileira dos encontros da Renate, o mentor convidado é Pablito Aguiar. Nascido em 1988, ele vive e trabalha em Alvorada, no Rio Grande do Sul, a cidade onde em 2016 começou a entrevistar moradores e contar suas histórias no formato de entrevistas em HQ. Depois do sucesso do livro “Alvorada em Quadrinhos”, Pablito deu seguimento ao formato em Porto Alegre publicando suas “Conversas em Quadrinhos” no Instagram e no site da revista Parêntese, através do projeto “Fala que eu Desenho”. Em 2021, uma de suas histórias – sobre vizinhos que se conheceram na pandemia através de acenos e presentes – foi parar no programa Fantástico. Recentemente, Pablito foi convidado pela editora Arquipélago para ir até Altamira, no Pará, entrevistar a célebre jornalista Eliane Brum. A respectiva HQ será publicada em breve. Outras informações sobre vida e obra do Pablito você encontra aqui: pablitoaguiar.com.br
Como vai funcionar:
O CABRUUUM!, um encontro bem redondinho sobre quadrinhos com Pablito Aguiar, terá duração de 2 a 3 horas. Não será gravado nem transmitido. Você não precisa ligar a câmera nem o microfone se não quiser, também não precisa apresentar nada se não se sentir à vontade. Quem participa como ouvinte também aprende muito. É como você estivesse na sala de estar com amigos. Claro que quanto mais interação melhor para o sucesso do encontro.
Com forma de incentivo para a organização e para o próprio Pablito, pedimos uma contribuição de 35 reais. Para não excluir ninguém, faremos assim: a cada cinco inscrições, liberaremos uma bolsa (quem precisar de uma, basta me escrever: augusto ponto paim arroba gmail.com).
Aguardo você lá. Digo, aqui. Digo, onde você estiver.
Augusto Paim
Jornalista, roteirista e tradutor
PhD em jornalismo em quadrinhos pela universidade Bauhaus da Alemanha
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEste evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.
Augusto Paim
Augusto Paim é jornalista formado pela UFSM e mestre em Letras/Escrita Criativa pela PUCRS. Em 2019, concluiu o doutorado com bolsa DAAD/CAPES na universidade Bauhaus em Weimar, Alemanha, com uma tese sobre reportagem em quadrinhos. Foi curador do projeto Osmose de intercâmbio de quadrinistas e organizador do I e do II Encontro Internacional de Jornalismo em Quadrinhos. É coordenador dos encontros mensais da biblioteca de quadrinhos RENATE, fundada há 30 anos em Berlim.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.