De 18 de junho de 2026, às 10h00; até 18 de junho de 2026, às 14h30.
De 18 de junho de 2026, às 10h00; até 18 de junho de 2026, às 14h30.
A Associação Brasileira de Epilepsia — ABE, em conjunto com o Instituto Ética Saúde, realiza dois momentos importantes de mobilização pública: a Audiência Pública sobre Desabastecimento de Medicamentos e o Lançamento da Frente Parlamentar Mista das Pessoas com Epilepsia.
A audiência vai discutir a falta de medicamentos e a necessidade de garantir acesso contínuo ao tratamento das pessoas com epilepsia, de pacientes com outras doenças neurológicas e de pessoas com doenças raras que dependem de medicamentos essenciais.
O objetivo é reunir sociedade civil, associações de pacientes, indústria farmacêutica, Tribunal de Contas da União — TCU, Ministério da Saúde, parlamentares, profissionais de saúde, pacientes e familiares para buscar soluções concretas. Entre os temas estão mais transparência nas compras e na distribuição de medicamentos, prevenção do desabastecimento, respostas rápidas em situações de falta e segurança na continuidade dos tratamentos.
Esse debate é urgente. A falta de medicamentos não é apenas um problema administrativo: ela afeta diretamente a vida, a saúde, a autonomia e a rotina de pacientes e famílias.
Na mesma agenda, será realizado o lançamento da Frente Parlamentar Mista das Pessoas com Epilepsia, criada para fortalecer a defesa dos direitos das pessoas com epilepsia, ampliar o diálogo com o poder público e apoiar ações legislativas voltadas ao acesso ao tratamento, à inclusão, à conscientização e à qualidade de vida.
A ABE também reconhece que essa agenda se conecta a uma luta mais ampla: a defesa dos direitos de pacientes que vivem com doenças neurológicas e doenças raras, muitas vezes afetados pelos mesmos desafios de acesso, continuidade do cuidado e resposta do poder público.
A audiência será híbrida, com participação presencial e online, e aberta ao público. A ABE convida pacientes, familiares, profissionais, associações e instituições a participarem desse momento de diálogo, mobilização e construção de soluções para a saúde no Brasil.
Programação - 18/06/2026
10h - 11h30/11h50: Audiência Pública sobre acesso ao tratamento e desabastecimento de medicamentos.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesBrasília, DF
ABE
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.