Fale com o produtor

O evento já encerrou...

AS AVES DA NOITE, de Hilda Hilst - Teatro Alfredo Mesquita

Carregando recomendações...

AS AVES DA NOITE, de Hilda Hilst - Teatro Alfredo Mesquita

24 out - 2025 • 20:00 > 26 out - 2025 • 20:15

Evento encerrado

AS AVES DA NOITE, de Hilda Hilst - Teatro Alfredo Mesquita

24 out - 2025 • 20:00 > 26 out - 2025 • 20:15

Evento encerrado

Descrição do evento

ATENÇÃO: OS INGRESSOS ADQUIRIDOS ANTECIPADAMENTE TERÃO VALIDADE ATÉ 15 MIN ANTES DO INÍCIO DO ESPETÁCULO. APÓS ESSE HORÁRIO, OS LUGARES VAGOS SERÃO DISPONIBILIZADOS NA BILHETERIA FÍSICA DO TEATRO, SUJEITO À LOTAÇÃO DA SALA. OS LUGARES NÃO SÃO NUMERADOS.


O espetáculo As Aves da Noite, drama teatral escrito por Hilda Hilst, há 57 anos, vencedor do Prêmio APCA de Melhor Espetáculo Virtual, em 2022, faz apenas três apresentações em São Paulo, com ingressos gratuitos. A encenação, que se passa em Auschwitz, tem direção de Hugo Coelho e elenco formado por Marco Antônio Pâmio, Marat Descartes, Regina Maria Remencius, Rafael Losso, Walter Breda, Fernando Vítor, Marcos Suchara, Wesley Guindani e Heloisa Rocha.

 

O enredo parte da história real do padre franciscano Maximilian Kolbe que, em um campo de concentração nazista de Auschwitz, apresentou-se voluntariamente para ocupar o lugar de um judeu sorteado para morrer no chamado “porão da fome” em represália à fuga de um prisioneiro. Segundo o diretor, “esta é uma versão contemporânea do texto de Hilda. Não é uma reconstituição de Auschwitz, partimos de Auschwitz. O espetáculo é um grito contra a barbárie, contra o fascismo que usa a violência como instrumento de ação política”.

 

No porão da fome, a autora coloca em conflito os prisioneiros condenados a morrer na cela: o Padre, o Carcereiro, o Poeta, o Estudante e o Joalheiro, que são visitados pelo Oficial da SS, pela Mulher que limpa os fornos e por Hans, o ajudante da SS. Na montagem, eles aparecem isolados, confinados em gaiolas, uma alusão à prisão onde a história se passa. “A primeira coisa que os governos totalitários e ditatoriais fazem ao prender alguém é destituí-lo de sua dignidade e submetê-lo ao sofrimento extremado, e isso os nazistas fizeram com requintes inimagináveis de crueldade”, comenta Hugo. A leitura que a autora faz dos aspectos éticos e humanos passam por questionamentos sobre Deus, sobre o mal e sobre a crueldade.

 

Nos diálogos estão o embate entre a vida e o que lhes resta, os devaneios entre desespero e delírio. O Poeta declama como se morto estivesse, o Estudante sonha com outro tempo, o Joalheiro ainda lembra-se da magnitude das pedras, enquanto a Mulher é humilhada em sua condição inferior. O Carcereiro, mesmo sendo um condenado, ironiza a condição dos demais e os trata com escárnio; o SS os chama de porcos e os agride e menospreza, enquanto o estado de debilidade emerge da vida e da já não existência desses humanos subjugados.

 

O cenário, que traduz o cárcere com gaiolas humanas, foi concebido pelo diretor. O figurino (de Rosângela Ribeiro) faz alusão aos uniformes de presidiários, reforçando a imagem do encarceramento. A iluminação (de Fran Barros) dá foco a cada personagem, reforça o clima denso e claustrofóbico do ambiente, privilegiando o espaço teatral.  A trilha sonora (de Ricardo Severo) traz uma canção original do texto que remete à tradição judaica, cantada pelas personagens, e segue a mesma orientação da iluminação.

 

FICHA TÉCNICA - Texto: Hilda Hilst (1968). Direção: Hugo Coelho. Elenco: Marco Antônio Pâmio (Pe. Maximilian), Marat Descartes (Carcereiro), Regina Maria Remencius (Mulher), Walter Breda (Joalheiro), Rafael Losso (Estudante), Fernando Vítor (Poeta), Marcos Suchara (SS) e Wesley Guindani (Hans) e Heloisa Rocha. Direção de produção: Fábio Hilst. Assistência de direção e de produção: Fernanda Lorenzoni. Cenografia: Hugo Coelho. Figurino e objetos de cena: Rosângela Ribeiro. Desenho de luz: Fran Barros. Música original e desenho de som: Ricardo Severo. Cenotecnia: Wagner José de Almeida. Serralheria: José da Hora. Pintura de arte: Alessandra Siqueira. Assistência de cenotecnia: Matheus Tomé. Confecção de figurino: Vilma Hirata e Natalia Hirata. Fotos/divulgação: Priscila Prade e Heloisa Bortz. Design gráfico: Letícia Andrade. Gerenciamento de mídias sociais: Felipe Pirillo. Assessoria de imprensa: Eliane Verbena. Idealização/produção: Três no Tapa Produções Artísticas. Realização: Fomento CultSP, Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal - União e Reconstrução.

 

Serviço

 

Espetáculo: As Aves da Noite

Duração: 75 min. Gênero: Drama. Classificação: 16 anos.

 

Teatro Alfredo Mesquita

De 24 a 26 de outubro - Sexta e sábado, às 20h; domingo às 19h.

Av. Santos Dumont, 1770 - Santana. São Paulo/SP.

Tel.: (11) 2221-3657. Capacidade: 198 lugares.

OBS: Sessão do dia 26 (domingo) com Audiodescrição, Intérprete de Libras e bate-papo com o público.

Ingressos: Gratuitos - Bilheterias: 1h antes do início do espetáculo. Antecipados: Sympla - www.sympla.com.br (a partir de 13/10/2025).

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Teatro Alfredo Mesquita

Avenida Santos Dumont, 1770 Santana

São Paulo, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

Três no Tapa Produções Artísticas

Produtor teatral há mais de 15 anos no mercado, Fábio Hilst assina a produção de espetáculos de sucesso, como "Forever Young", musical com direção de Jarbas Homem de Mello; os infantis "O Jovem Príncipe e a Verdade", com direção de Regina Galdino, e "O Corcunda Quaquá", com direção de Ricardo Ripa; "O Terraço", comédia dirigida por Alexandre Reinecke, entre outros. A frente da Três no Tapa, realizou o ciclo de leituras "8x Hilda" e a montagem do espetáculo "As Aves da Noite", de Hilda Hilst.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.