Fale com o produtor

O evento já encerrou...

ARAR - Cultura Digital na Preservação do Patrimônio Cultural

Carregando recomendações...
Evento encerrado

ARAR - Cultura Digital na Preservação do Patrimônio Cultural

02 mai - 2024 • 19:00 > 18 mai - 2024 • 21:00

 

Descrição do evento

Exposição une arte e tecnologia para comemorar centenário de Arapiraca e recria espaços históricos da cidade

Mostra ‘Cultura Digital na Preservação do Patrimônio Cultural’ revela ao público espaços já inexistentes e que fizeram parte da história da localidade

 

A união de arte com tecnologia para a preservação da história é o lema da exposição “Cultura Digital na Preservação do Patrimônio Cultural”, proposta para comemorar o centenário de Arapiraca. Idealizada pelo artista visual Antonio Albério e realizada pela Phi Criativo, a mostra promete uma experiência interativa e imersiva ao retratar espaços históricos da localidade com o uso de realidade aumentada (RA) e realidade virtual (RV).

A abertura acontece no dia 2 de maio, às 19h, na sede da Phi Criativo, no bairro Baixão, em Arapiraca e prossegue até 18 de maio. Por meio da tecnologia, os visitantes poderão conferir locais históricos da cidade, já inexistentes, como os saudosos Bar do Paulo e o Clube dos Fumicultores de Arapiraca, entre outros que ainda se encontram pela cidade. No período de realização da mostra, o público poderá conferir a exposição gratuitamente a partir de onde estiver, através do sítio phicriativo.com.br.

A iniciativa visa emocionar e educar os visitantes sobre a importância desses locais na história local. O projeto busca resgatar e preservar a história da cidade, permitindo que as gerações atuais e futuras se conectem com suas raízes culturais. Disponíveis gratuitamente no site da Phi Criativo, as maquetes em RA e RV oferecem uma experiência envolvente, recriando digitalmente edificações e monumentos do passado. A exposição terá como público principal os alunos do ensino médio com abordagem inovadora, que os conectam com a herança cultural de Arapiraca, preservando, compartilhando e celebrando o patrimônio cultural do município”, pontua Antonio Albério.

De acordo com ele, todo o material em realidade aumentada e virtual ficará disponível gratuitamente para todo o público, mesmo depois da exposição, no site da Phi Criativo (phicriativo.com.br ), criando um local de livre acesso e de ampliação de acervo.

“A abordagem interativa da exposição também é especialmente atrativa para o público-alvo diversificado. Alunos de escolas públicas e particulares podem expandir seu conhecimento de maneira envolvente, vivenciando a história em vez de apenas lê-la. A comunidade local tem a chance de se orgulhar de sua herança cultural e entender como ela se encaixa no contexto global. Entusiastas da história e turistas, por sua vez, têm a oportunidade de se aprofundar na rica narrativa de Arapiraca, ampliando sua compreensão da região”, acrescenta a arquiteta e urbanista Rosângela Carvalho, integrante e consultora da exposição.

Segundo os realizadores, escolas do município podem agendar visitações, de terça-feira a sábado, sempre a partir das 14h, no local da mostra.

A exposição “Cultura Digital na Preservação do Patrimônio Cultural” ajudará a preservar visualmente a história da cidade, permitindo que as futuras gerações tenham acesso a essas representações realistas e detalhadas. Essas novas tecnologias oferecem a oportunidade de um aprendizado imersivo, permitindo que as pessoas explorem virtualmente os locais históricos. Todos poderão ter acesso a esses espaços sem a necessidade de estar fisicamente presentes na cidade. Isso amplia o alcance da história de Arapiraca e permite que pessoas de diferentes partes do mundo se conectem com a herança cultural do município”, reforça o idealizador.

O projeto da Phi Criativo é realizado com recurso da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.

Marcelo Amorim.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Ateliê de Arte Albério Carvalho

Rua Antônio Marroquim, 673 Baixão

Arapiraca, AL

Termos e políticas

Sobre o produtor

Phi Criativo Ateliê de Arte

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora